sexta-feira, 6 de março de 2015

Micotoxinas: o perigo oculto nos alimentos

No panorama atual mundial é crescente a preocupação  com a segurança alimentar,o uso de agrotóxicos, conservantes e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa.
Os alimentos são frequentemente sujeitos à contaminação por microorganismos  e suas toxinas em todas as fases de seu processamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as toxinas têm se caracterizado como uma das principais causas de doenças de origem alimentar.
As toxinas ou  micotoxinas são metabolitos tóxicos  produzidos por alguns fungos filamentosos que podem surgir a partir de fatores biológicos ou ambientais, na colheita, armazenagem e distribuição dos alimentos, dependendo das condições de umidade, temperatura e da presença de oxigênio.
As toxinas  mais relevantes para a segurança sanitária de alimentos são as aflatoxinas, a ocratoxina A, a zearalenona , a patulina, dentre outras.
As aflatoxinas são encontradas como contaminantes em:
– Amendoim, Nozes, Castanhas,Amêndoas,Milho, Centeio, Cevada, Sorgo, Trigo, Aveia, Arroz,Feijão, Frutas secas e no Leite.
As ocratoxinas são encontradas em alimentos como:
– Milho, Cevada, Centeio, Trigo, Aveia, Suco  de uvas e Vinhos, Carne suína e embutidos.
A zearalenona  pode estar presente em:
- Milho, cevada  , malte.  Centeio, Aveia, Arroz Banana, nozes, Soja e na Cerveja.
É fundamental ressaltar que a ação do cozimento, mesmo em altas temperaturas, não destrói as toxinas já presentes nos alimentos.

Toxicidade
A exposição crônica em baixas doses poderá levar a anorexia, retardo do crescimento, imunotoxicidade,reprodução prejudicada e baixo desenvolvimento resultante de toxicidade materna.
Também ocorrem alterações na resposta imune inata e na microbiota(flora intestinal).
Casos mais graves de exposição as micotoxinas, como câncer de fígado e  câncer mamário,  estão relatados na revista Nature, vol516 de 04/12/2014.

Cuidados
É  preciso tomar cuidado ao comprar alimentos principalmente os que não são submetidos à fiscalização sanitária.
Dê preferência aos alimentos da época, provenientes de pequenos produtores, pois tem menor tempo de estocagem evitando assim  o desenvolvimento de fungos e toxinas.
Na sua casa, guarde os alimentos em lugar seco,limpo, evite a estocagem de grandes quantidades e sempre observe o tempo de validade de cada produto.
Também é importante consumir alimentos com  selo de qualidade como o fornecido pela ABICAB( Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Derivados).

 Regulação brasileira
Os alimentos comercializados no Brasil devem respeitar um limite máximo para a presença de micotoxinas, de acordo com a Resolução RDC 07/2011, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A norma da agência estabelece limite para 14 categorias de alimentos, como leite e produtos lácteos, sucos de maçã e uva, dentre outros. 

A resolução, no entanto, terá sua implementação plena em 2016 .  Confira na integra a resolução RDC 07/2011 - www.anvisa.com.br

Fontes:

Universidade Federal de Lavras
Food Control (2013) -87-92
Micotoxinas em Alimentos- Scussel, Vlides Maria
Anvisa

Nenhum comentário: