segunda-feira, 23 de março de 2015

O futuro é de velhos, gordos, inférteis e doentes

O biólogo francês Jean-François Bouvet está chamando a atenção internacional com um livro recém-lançado na França, Mutants: à quoi ressembleronsnous demain? (Mutantes: como seremos amanhã?).
Nele, o professor da Universidade Claude Bernard, Lyon, após dez anos de pesquisa em neurobiologia, retoma a tese de que as modificações ambientais produzidas pelo homem, desde a Revolução Industrial, estão causando uma transformação inédita na espécie maior que a seleção natural . “O homem provocou um Big Bang químico que agora age sobre ele”.
 Velho, gordo, mais alto , infértil e doente - esse é o retrato do ser humano atual e do seu futuro.
 De acordo com a pesquisa, a altura dos franceses aumentou quase cinco centímetros nos últimos 30 anos, mas, em compensação, mais de 15% da população adulta se tornou obesa. Ao mesmo tempo, atualmente uma entre quatro meninas afroamericanas entra na puberdade por volta dos 7 anos. E, em meio século, a concentração de espermatozoides diminuiu 40% nos homens de todo o planeta, sendo acompanhada por uma diminuição das taxas de testosterona( hormônio da sexualidade masculina).
A flora intestinal também vem se modificando devido à ingestão de novos alimentos, nos tornando inaptos a assimilar os alimentos antigos, o que gera inúmeras alergias.
Outra estatística alarmante é o número de casos de Alzheimer.Só na França a previsão é de que haverá 2 milhões de doentes até 2020.
Pouco otimista, Bouvet acredita que O Homo sapiens (Homem sábio) estaria virando Homo perturbatus (Homem perturbado). Nesse sentido, não  parece ilegítimo falar de “retroevolução”, porque se trata de uma evolução para trás, um tipo de feedback.

Mutação química
Há um fenômeno global em que o homem inventa novas moléculas e faz isso tão rapidamente que não há tempo para estudos sérios sobre seu impacto. Elas são logo colocadas no mercado e, só depois, percebemos que são perigosas. Estamos falando de coisas como herbicidas, pesticidas ,fungicidas, os parabenos , os ftalatos e Bisfenol A que jogamos no ambiente sem parar. Uma pesquisa de 2012 com cerca de 4000 americanos mostra  que mais de 95% dos adultos apresentam o Bisfenol A na  urina e um terço das mulheres e 30% dos homens são obesos.
 Essa substância está presente principalmente em embalagens de plástico feito de policarbonato e no revestimento interno de latas de alumínio, como as de refrigerante, por exemplo. Uma vez no organismo, o Bisfenol A (BPA) imita a ação do estrogênio, um hormônio sexual feminino, interferindo diretamente no funcionamento de algumas glândulas endócrinas, podendo também aumentar ou diminuir a ação de vários hormônios. O bisfenol A vem sendo associado a alguns tipos de câncer, como o de mama, além de problemas de reprodução, obesidade, puberdade precoce e doenças cardíacas. 
O Ministério da Saúde registrou 8 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil em 2011. Entre os trabalhadores rurais, os dados apontam que um número cada vez maior de mulheres estão sendo afetadas pelo produto, embora existam mais notificações sobre a intoxicação de homens.
Sempre que possível, escolha alimentos orgânicos, beba muito liquido e faça desintoxicação do organismo.
Podemos reduzir a ingestão do Bisfenol A evitando brinquedos plásticos, mamadeiras, embalagens de plástico para alimentos e bebidas que tenham o símbolo ‘PC’, que significa policarbonato, ou cujo símbolo de reciclagem leve os números 3 ou 7, que indicam a presença do BPA.


Nenhum comentário: