quarta-feira, 19 de maio de 2010

Estudo de Harvard mostra que carne processada é risco real à saúde

Um estudo norte-americano publicado na última segunda-feira (17/05) mostra os riscos cardíacos associados ao consumo de carnes processadas e embutidos.
A pesquisa da Faculdade de Medicina de Harvard foi publicada na revista "Circulation" e se baseia na análise de 1.600 estudos que observaram 1,218 milhão de pessoas em uma dezena de países. Pela primeira vez os cientistas fizeram um estudo comparando os efeitos no organismo da carne que nós preparamos em casa - como picanha, fraldinha, filet migon - daquela processada - como linguiça, salsicha, salame, bacon, etc.
Os resultados mostraram que um consumo diário de 50 g de embutidos , o equivalente a uma salsicha, rodelas de mortadela ou de bacon defumado - está associado a um risco 42% maior de desenvolver uma doença cardiovascular, assim como 19% mais chances de ter diabetes tipo 2.
As carnes frescas e processadas contêm quantidades parecidas de gordura saturada e colesterol,no entanto, os pesquisadores descobriram que a carne processada contém, em média, quatro vezes mais sódio e 50% mais conservantes a base de nitratos.

O nitrato de sódio (NaNO3), é um conservante encontrado em muitos alimentos como salame, salsicha, lingüiça, pepperoni, mortadela bologna, presunto, queijos e carnes em conserva.
A adição do nitrato de sódio é para preservar a cor da carne. Você pode verificar isso nas carnes e salsichas que permanecem bem vermelhas, mesmo depois de serem cozidas. Este conservante também é usado para inibir o crescimento da bactéria clostridium botulium responsável pelo botulismo.
Além disso, os nitratos podem ser reduzidos a nitritos durante a estocagem e no estômago serem convertidos em nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas, sem falar no sódio, responsável pelo aumento da pressão arterial.
Concluindo, para uma vida saudável, redução dos riscos cardíacos e casos de diabetes, é recomendado limitar/moderar carnes processadas como bacon, embutidos em geral, cachorro quente e receitas que os contenham como ingrediente principal.

Nenhum comentário: