sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alerta no dia Mundial da Saúde

O McDonald's anunciou o recall de 12 milhões de copos de vidro temáticos --do filme Shrek nos Estados Unidos e Canadá, depois que a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor (CSPC) e o Ministério da Saúde do Canadá alertaram sobre o uso dos copos que contêm cádmio, um metal tóxico. O cádmio estava na tinta usada nos copos, que eram vendidos a 2 dólares.
A Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor informou que havia "uma pequena quantidade" de cádmio na tinta usada para desenhar os personagens do filme no copo, e que a "exposição de longo prazo pode causar efeitos adversos à saúde".
O cádmio é um elemento cancerígeno que, de acordo com pesquisas, pode causar enfraquecimento dos ossos e problemas renais graves. Ele se acumula no corpo e substitui o zinco, mineral essencial nos ossos, no fígado e rins.
Níveis elevados de cádmio podem levar a hipertensão arterial, anemia, hiper acidez gástrica, dores articulares,pele escamosa, perda de peso, queda de cabelo, alterações no olfato e enfraquecimento do sistema imunológico por redução da produção de células T.
O cádmio pode estar presente em refrigerantes, café, chás industrializados,
cigarro e na fumaça do mesmo, plásticos coloridos, brinquedos com pinturas, copos e pratos pintados, baterias ,fertilizantes, fungicidas ,pesticidas no solo, fumaça de indústrias, etc.
Atenção na hora de comprar brinquedos e utensílios de cozinha como pratos, copos, panelas, vasilhas e outros. Prefira aqueles de vidro sem pinturas, porcelana branca e se escolher plástico deve ser transparente e sem pintura.
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE6530JF20100604

Nenhum comentário: