sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Nutrição dos novos tempos

Se eu conhecer exatamente o alimento que preciso consumir para "nutrir" o meu DNA e prevenir doenças? se eu tomar  um polivitamínico específico para as minhas deficiências programadas pelo meu patrimônio genético? E se eu souber que preciso comer couve e não agrião para melhorar meu sistema antioxidante?

A  nutrigenômica e a nutrigenética podem  oferecer as respostas. Elas  são áreas científicas estudadas quando o assunto é a relação entre alimentação, genética e genoma .
O conhecimento da comunicação entre os genes e os compostos dos alimentos, como os nutrientes e os compostos bioativos possibilitou o surgimento destas duas novas ciências. Portanto, o entendimento sobre como os nutrientes afetam o balanço entre a saúde e  a doença pela alteração da expressão e/ou da estrutura do mapa genético individual, torna-se indispensável .
 O termo nutrigenômica ou genômica nutricional se refere ao estudo de como tais compostos presentes nos alimentos atuam na modulação da expressão gênica, enquanto o propósito da nutrigenética  é criar uma recomendação que possa apresentar os riscos e os benefícios do consumo de dietas específicas ou componentes dietéticos para cada indivíduo
O sequenciamento do genoma humano e outros mapeamentos posteriores mostraram que somos cerca de 0,5% diferentes uns dos outros do ponto de vista genético. Não é difícil  observar que os benefícios e malefícios da ingestão de alimentos não são iguais para todos. É a singularidade biológica que faz com que as substâncias tenham efeitos variados em cada pessoa. É o caso de indivíduos que fazem  a mesma dieta, que funciona muito bem para alguns e não apresenta os mesmos resultados  para   outros.
Os hábitos alimentares podem desencadear alterações químicas que afetam a expressão do DNA, podendo até silenciar os genes ou ativá-los. Essas mudanças não alteram apenas o sequenciamento genético, mas em muitos casos podem ser transmitidas às gerações seguintes.
Num  futuro próximo, quando você consultar um profissional da área nutricional, deverá apresentar o seu mapa genético. Imagine, então, o quanto precisos e eficazes serão os diagnósticos e os tratamentos propostos por esses especialistas, depois de ter checado, nesse documento, como o seu metabolismo e todo o seu organismo respondem, exatamente, a cada nutriente ingerido.Munidos desses dados, eles poderão prescrever uma dieta exclusiva, para você adequar o peso, ser mais ativo nas tarefas do dia a dia e ainda, levando em consideração a prevenção de desenvolver certas doenças.

Resumindo,  a alimentação é muito além das calorias e lembrando Hipocrates há 2500 anos  “Que o alimento seja seu remédio, e o remédio sua comida”.

Nenhum comentário: