sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sabor Umami e Glutamato Monossódico

Umami é a derivação da palavra japonesa umami, cujos ideogramas significam: umai (gostoso) e mi (sabor).Este novo gosto descreve a sensação provocada pelo glutamato, substância decorrente do aminoácido ácido glutâmico e os receptores da língua.
O primeiro contato que temos com o umami é ao nascer, através do leite materno. Várias pesquisas revelam que o bebê nasce com papilas gustativas apenas para o doce e para o umami, os demais gostos são percebidos conforme a criança se desenvolve.
 Algumas pessoas chamam isso do quinto sabor, pois não é distintamente doce, azedo , amargo, salgado.É um sabor único independente e parece melhorar o sabor dos alimentos, tornando outros sabores mais ricos e mais intensos.
O sabor umami aparece naturalmente em alimentos como tomates, carne de porco, camarão, cogumelos, queijos, milho, brócolis, aspargos e outros.
A descoberta do umami foi inicialmente em 1908 pelo  pesquisador Kikunae Ikeda da Universidade Imperial de Tóquio. Ikeda estava pesquisando o sabor único do caldo de algas quando  isolou um composto distinto que ele identificou como meio-salgado, uma vez que não se encaixava com os outros quatro gostos básicos conhecidos. Em última análise, ele conseguiu separar um pó branco como uma estrutura cristalina, o que veio a ser conhecido como  glutamato monossódico . A indústria aproveitou esta descoberta para incorporá-lo nos produtos alimentícios  e aguçar o paladar do consumidor.

O glutamato monossódico é um dos aditivos mais usados atualmente.Este composto trata-se do sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido não–essencial amplamente encontrado na natureza e utilizado como realçador de sabor, capaz de oferecer um gosto diferenciado aos alimentos.

O glutamato é considerado uma excitotoxina, pois ele superestimula as células nervosas, e, é fisiologicamente utilizado como neurotransmissor. O consumo diário ou frequente desta substância encontrada cada dia mais facilmente, tem sido associado à certas doenças como dificuldade de aprendizado, hiperatividade, enxaquecas, alergias, alteração no peso e problemas digestivos mais graves.
Cuidado com alimentos prontos congelados,caldos e temperos  industrializados, sopas  e massas instantâneas, embutidos,biscoitos recheados, salgadinhos, bebidas em embalagem tetra pak , etc.
Também preste atenção pois o glutamato monossódico muitas vezes é encontrado nas embalagens sob outra denominação : ácido glutâmico, proteína vegetal hidrolisada, proteína hidrolisada, extrato de proteína vegetal, caseinato de sódio, caseinato de cálcio, extrato de levedura, proteína texturizada e muitas outras.
 Por isso, vale a pena criar o hábito de ler o rótulo dos produtos, assim poderemos identificar e passar a conhecer não só este aditivo, propiciando ao consumidot fazer escolhas mais saudáveis.

Use e abuse dos temperos naturais encontrados  na horta  e alimentos orgânicos.

Nenhum comentário: