quinta-feira, 17 de julho de 2014

A batata yacon na alimentação

A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma raiz tuberosa originária da Cordilheira dos Andes, consumida pelos incas há milhares de anos.Ela apresenta elevado teor de água, reduzido valor energético e costuma ser comparada a frutas como maçã e pêra, devido ao gosto doce e polpa crocante.
 O yacon tem como principal carboidrato de reserva o frutooligossacarídeo (FOS), um frutano do tipo inulina, com ligações do tipo  β, considerado como fibra solúvel devido a sua estrutura química ser um polímero de frutose com uma glicose em sua extremidade.
O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E não possui grande quantidade de lipídios (gordura).
Os benefícios deste tubérculo estão na regulação do intestino , pelo aumento no crescimento e na atividade das bactérias intestinais, prevenindo várias doenças intestinais e reduzindo a absorção de glicose pelo organismo, controlando assim a glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção do diabetes.
Por aumentar a sensação de saciedade, pode ser utilizada por pessoas que possuem objetivo de emagrecimento. Pouco calórica, possui fibras que fazem com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome novamente.
A batata yacon deve ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos, salada de frutas e outras receitas. Também encontramos  o yacon em pó, que pode ser usado para adoçar bebidas em geral, sucos, leite, bolos, chá e salada de frutas, etc.

Nenhum comentário: