sábado, 11 de maio de 2013

O horário e a composição da refeição podem auxiliar na perda de peso


Para perder peso não é necessário regular apenas o que você come, mas também o horário e a composição  da refeição. Segundo um novo estudo, publicado em janeiro de 2013 , no International Journal of Obesity, o horário da refeição  é determinante para emagrecer.
Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, e da Universidade de Murcia, na Espanha analisaram 420 pessoas com sobrepeso e obesidade que seguiram um programa de 20 semanas para perder peso.
A equipe dividiu os participantes em dois grupos: os que almoçavam em horários mais cedo e os que comiam mais tarde. A refeição proposta tinha 40% do total de calorias diárias. O estudo descobriu que as pessoas que se alimentavam antes das 15h perderam 30% mais peso do que aqueles que almoçavam mais tarde.
Além de perder menos peso, e de forma mais lenta, as pessoas com hábito de almoçar mais tarde apresentaram menor sensibilidade à insulina, um fator de risco para o diabetes. O estudo também verificou que essas pessoas consumiam  menos calorias no café da manhã e costumavam não almoçar corretamente.
Os pesquisadores  ainda não sabem por que a perda de peso foi maior no grupo que almoçava antes das 15 horas , mas uma hipótese é que a glicose é processada de forma diferente dependendo da hora do dia. Outra teoria é que os horários das refeições podem afetar o sistema circadiano (relógio biológico do corpo), o que pode perturbar o bom funcionamento das células do fígado.
A coautora do estudo Marta Garaulet, salienta que  as  novas estratégias terapêuticas devem levar em conta, não só a ingestão de calorias e a distribuição de nutrientes, como é classicamente realizado, mas também o horário em que a alimentação é realizada.  Ela diz  ainda, que pode haver alguma verdade no velho ditado: "Tome café da manhã como rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo".

International Journal of Obesity (2013) 37, 604–611; doi:10.1038/ijo.2012.229; published online 29 January 2013


Nenhum comentário: