quinta-feira, 22 de março de 2012

Restrição de sono e a saúde


Retorno  ao trabalho,aos estudos, aos cursos e demais compromissos. Cuidado! não deixe de incluir na sua rotina diária as horas de sono  necessárias ao bom funcionamento  do organismo.
 O sono é tão importante para o ser humano quanto a sua alimentação e hidratação. Cada indivíduo tem seu tempo de sono. Uns precisam de mais e outros de menos tempo de sono para se sentirem descansados e prontos a enfrentar um novo dia. Atualmente acredita-se que a grande maioria necessite dormir entre 7 horas e meia e 8horas. A falta de sono ou restrição de sono poderá influenciar em diversos aspectos relacionados ao equilíbrio nutricional e metabólico do nosso corpo. 
A privação de sono tem sido relacionada ao aumento de peso, às alterações metabólicas ( aumento do colesterol e triglicérides) e ao desenvolvimento da diabetes tipo II.
Um estudo do Centro de Medicina do Sono do Baylor College, no Texas, acompanhou  as horas de sono, o peso e a altura de 255 adolescentes. O grupo de  meninos que dormia menos de 7 horas diárias comparados com o grupo que dormia mais horas,apresentou  indice de massa corporal (IMC) 3,8% maior. Entre as meninas, a diferença foi de 4,7%.
Na infância e na adolescência, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de terem problemas no seu desenvolvimento físico. 
O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas ele evita a flacidez muscular e garante o vigor físico.
O Mayo Clinic em Minnesota também provou a relação entre o sono e a obesidade. Os pesquisadores estudaram homens e mulheres jovens saudáveis. Metade dormia o tempo considerado saudável (7-8 horas) enquanto a outra metade apenas dois terços disso. O grupo privado de sono consumiu em média 549 calorias a mais todos os dias.
Durante o sono, acontecem alguns processos hormonais e dentre eles está o equilíbrio do apetite.São dois hormônios que regulam as sensações de fome e de saciedade: a grelina e a leptina.
A leptina é o  hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina, levando  o corpo sentir maior necessidade de ingerir carboidratos.Enquanto isso, os níveis de grelina aumentam na privação do sono , estimulando ainda mais o apetite.
A importância de uma boa noite de sono, mais uma vez, é essencial para uma boa qualidade de vida.

Nenhum comentário: