sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O consumo de grãos integrais diminui a gordura visceral

Pesquisadores da Harvard Medical School avaliaram a relação entre o consumo de grãos integrais e de grãos refinados, com o tecido adiposo abdominal subcutâneo e o tecido adiposo visceral (a gordura entre os órgãos ).
A pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition 2010, mostrou que o aumento do consumo de grãos integrais (arroz, trigo, centeio, aveia, cevadinha e outros) está associado com a redução da gordura visceral nos adultos, enquanto que o consumo mais elevado de grãos refinados (arroz polido, pão branco e demais preparações com farinha de trigo branca) está associado com o aumento da gordura visceral.

O que é gordura visceral

Gordura visceral é aquela que se acumula no abdômen, praticamente envolvendo vísceras como pâncreas, intestinos e fígado. No passado, o acúmulo de gordura visceral era mais comum a partir da idade adulta e atualmente, devido ao aparecimento dos fast-foods, também as crianças já o exibem.
O problema ocorre em homens e mulheres, principalmente a partir do início da menopausa, quando há perda da proteção do hormônio estrogênio.
As conseqüências são as seguintes. A gordura abdominal passa a funcionar como uma barreira para a circulação de sangue na região e as células gordurosas favorecem a inflamação das artérias, que distribuem o sangue oxigenado a partir do coração para todas as porções orgânicas. Está aberto, então,o caminho para a formação da aterosclerose, ou seja, deposição contínua de gordura nas paredes arteriais e a formação de uma espécie de "placa" endurecida.
A gordura abdominal triplica o risco de infartos ou derrames , aumenta em cinco vezes a probabilidade de diabetes, oferece 30% a mais de risco de casos de câncer, em especial os de mama, útero e cólon .E ainda pode reduzir o colesterol bom (HDL), aumentar a taxa de triglicérides, elevar a pressão arterial, causar infertilidade em mulheres e facilitar a apnéia do sono
A avaliação precisa do acúmulo de gordura visceral só é possível com exames de tomografia computadorizada. Os custos, porém, são proibitivos para um rastreamento populacional. Por isso, os pesquisadores precisaram recorrer a uma opção mais simples e barata: a medida de circunferência da cintura que serve de parâmetro para verificar se uma pessoa está ou não sob ameaça da gordura visceral. Na América Latina, os valores de referência são 80 centímetros para as mulheres e 94 para os homens.
 
Grãos integrais x Grãos refinados

Os cereais integrais contêm nutrientes tais como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Além das vitaminas e minerais, estes grãos fornecem também proteínas, hidratos de carbono complexos e substâncias funcionais , tais como as lignanas que apresentam propriedades comprovadamente benéficas para o funcionamento intestinal, contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer .
A moagem e o refinamento dos grãos resultam em perdas significativas de nutrientes e outras substâncias protetoras, presentes em grandes quantidades no farelo e no gérmen.
Os grãos refinados fornecem muito amido, contribuem para o aumento de peso e oferecem pouca saciedade.






Nenhum comentário: