quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Efeito Sanfona - entenda o mecanismo

Emagrecer e engordar. Emagrecer e engordar pode causar muitos danos à saúde e também provoca celulite, estrias e envelhecimento da pele. Este tema foi abordado na matéria www.g1.com.br de 16/11/2010.

A oscilação de peso igual ou maior a quatro quilos é chamado de efeito sanfona.
O mecanismo acontece da seguinte forma: as células gordurosas produzem a leptina, hormônio que informa ao cérebro a situação dos estoques de gordura. Quando há uma perda de peso significativa os níveis de leptina diminuem e o cérebro entende que é preciso comer mais para repor a quantidade de gordura no organismo. Nas dietas muito radicais o estômago também produz mais grelina, o hormônio que estimula a fome.

EXPLICANDO A AÇÃO DA LEPTINA E DA GRELINA

A leptina é um hormônio protéico que age no cérebro inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia. Esse hormônio, que é produzido pela gordura, tem a função de dizer ao cérebro como andam as reservas de energia. Se estão baixas, sente-se fome. Se altas, levam à sensação de saciedade.

Nas pessoas cujo organismo oferece resistência à ação da leptina, a mensagem de saciedade não chega corretamente ao cérebro e a pessoa continua comendo, estocando gordura, o açúcar no sangue se eleva induzindo à resistência a insulina, a pressão aumenta e abrem-se espaços para doença cardíaca e envelhecimento acelerado.

Os níveis de leptina podem ser identificadas por um simples exame de sangue.
 
A grelina é o mais novo hormônio descoberto envolvido na energia de homeostase. Ela tem efeitos opostos aos produzidos pela leptina.

A grelina estimula a ingestão alimentar, aumenta a utilização de carboidratos, reduz o gasto de gordura, aumenta a motilidade gástrica e a secreção ácida .

No organismo humano a concentração de grelina plasmática é alta antes das refeições e em dietas severas para perda de peso corporal, mas cai de forma aguda após a alimentação. Fica evidente que a grelina é um importante regulador de ingestão alimentar e da saciedade em humanos.

Em conclusão, é possível afirmar que a alta concentração de leptina provoca diminuição da ingestão alimentar e promoção do gasto energético, enquanto a alta concentração de grelina estimula o consumo de alimentos e a fome.

Alguns estudos mostram que a relação entre o exercício físico e a concentração plasmática desses peptídeos ( leptina e grelina), ainda não está clara. Mais estudos são necessários para determinar o que realmente poderá regular o equilíbrio destes hormônios.

Sendo assim, é fundamental evitar o efeito sanfona, o qual desencadeia o desequilíbrio metabólico-hormonal e a luta constante com a balança.

Uma pesquisa com duas mil mulheres do Reino Unido mostrou que quatro em cada dez ganharam dois quilos a mais depois de dietas radicais com menos de 800 calorias ou com restrição severa a alimentos, é o efeito rebote.

O organismo precisa de um tempo para se acostumar com o novo peso, em média um mês para cada quilo perdido, por isto, as recomendações são para não abandonar os cuidados com alimentação logo que alcançar o peso ideal.

A pele sofre muito com o efeito sanfona, porque esta distensão e a recuperação daquela forma esticada vai causando estrias, dificuldades de circulação e o aspecto da pele piora causando envelhecimento precoce.

A alimentação regrada é fator decisivo no controle e na manutenção do peso desejado.









Nenhum comentário: