quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A vitamina do sol na prevenção de doenças

A revista Scientific American publicou no mês passado a pesquisa realizada na McGill University, nos Estados Unidos, sobre as atividades moleculares da vitamina D nas células humanas.
Os pesquisadores Luz Tavera Mendoza e John White desvendaram aspectos do papel desta vitamina na prevenção do câncer e, junto com seus colaboradores, descobriram que a vitamina D regula certos genes envolvidos nas respostas da célula a micróbios invasores.
Os dois pesquisadores após testemunharem a ação protetora da vitamina D em laboratório, passaram a tomar suplementos em certos períodos do ano, quando os raios solares são muito fracos nas cidades ao norte, onde moram, a fim de produzir a quantidade adequada na pele.
A vitamina D está presente naturalmente em alguns alimentos como: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, cavala, salmão, cogumelo shitake. Além disso, a vitamina D é adicionada a certos produtos “fortificados”.
A concentração saudável de vitamina D pode ser sintetizada pela pele com uma exposição solar que produza um leve rosado sobre ela , isso corresponde a 15 minutos de banho de sol.

Nenhum comentário: