sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Os benefícios da Beterraba

A beterraba é uma raiz vegetal, cientificamente conhecida como Beta vulgaris. É também conhecida como beterraba vermelha, beterraba jardim ousimplesmente beterraba. Estas raízes  são uma grande fonte de fibra, ácido fólico (vitamina B9), potássio, ferro e vitamina C.
A beterraba crua e o suco de beterraba estão associados a vários benefícios à saúde, incluindo a melhora do fluxo sanguíneo, dos níveis de pressão arterial e  no desempenho durante o exercício físico. Muitos destes benefícios para a saúde são devidos ao alto teor de nitratos inorgânicos.
Existem  diferentes espécies de beterraba, muitos dos quais se distinguem pela sua cor- amarelo, branco, rosa ou roxo escuro. As beterrabas apresentam principalmente  água (87%) , carboidrato (8 %) e fibra (2-3 %).

Carboidratos
As beterrabas são constituídas por cerca de 60% a 70 % de carboidratos . Os açúcares simples , como glicose e frutose , compõem 70% dos carboidratos em beterrabas cruas, e 80% em beterrabas cozidas. 
A carga de glicemia da beterraba( medida para saber a velocidade se os níveis de açúcar se elevam no sangue após uma refeição) é baixa. Isto significa que não ocasiona um grande efeito sobre os níveis de açúcar sanguíneos.

Fibras
As beterrabas são ricas em fibras,  correspondem por 17% a 25 % do seu peso seco. A fibra dietética é importante no funcionamento intestinal e tem associação com a diminuição do risco de várias outras doenças.

Vitaminas e Minerais
As beterrabas são uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais:
Acido fólico (vitamina B9): uma das vitaminas do complexo B, importante para o crescimento dos tecidos e função das células. É particularmente importante para as gestantes.
Potássio: uma dieta rica em potássio pode reduzir o nível da pressão arterial e tem efeitos positivos na saúde cardiovascular.
Ferro: mineral essencial necessário no transporte de oxigênio para os glóbulos vermelhos.
Vitamina C: é um  antioxidante importante para a função imunológica e na saúde da pele.

Fito nutrientes
Os fito nutrientes são substâncias naturais das plantas com efeitos benéficos em seres humanos. Abaixo estão os principais fito nutrientes das beterrabas:
- Betanina:  é o pigmento mais comum em beterrabas, responsável por sua cor vermelha intensa, importante para a pele.
- Nitrato Inorgânico: Encontrado em quantidades generosas em vegetais de folhas verdes, beterraba crua e suco de beterraba. No corpo, pode transformar-se em óxido nítrico, fundamental na flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Os nitratos dietéticos da beterraba, podem ser convertidos num mensageiro, uma molécula biológica chamada óxido nítrico, que viaja através das paredes da artéria, enviando sinais de relaxamento  para as células  musculares das artérias. Quando estas células minúsculas relaxam, os nossos vasos sanguíneos dilatam e a pressão arterial diminui.
Muitos estudos sugerem que os nitratos podem melhorar o desempenho físico, especialmente durante a carga  de alta intensidade dos exercícios de resistência. Os nitratos dietéticos apresentam um potencial de redução do consumo de oxigênio durante o exercício físico.
O consumo de beterraba pode melhorar o desempenho na corrida e ciclismo, aumenta a resistência, melhora o uso de oxigênio e leva a um melhor desempenho físico global.

Alerta
As beterrabas são geralmente bem toleradas, exceto para as pessoas  propensas a cálculos renais(pedras nos rins). As beterrabas podem conter níveis elevados de oxalatos, que podem contribuir para a formação de cálculos. Oxalatos também têm propriedades antinutricionais, isto significa que eles podem interferir na absorção de alguns micronutrientes.
O consumo de beterraba pode deixar a urina rosa / vermelho , o que é inofensivo, mas muitas vezes confundida com sangue.


Nenhum comentário: