quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Grãos Antidepressivos

A Nutrição cada vez mais vai em busca de descobertas que comprovam os benefícios dos alimentos em nossa saúde. Há inúmeros trabalhos científicos que demonstram a relação entre determinados nutrientes e as sensações de bem estar, tranqüilidade e controle emocional . Esta relação consiste no aumento da produção de neurotransmissores, principalmente a serotonina, responsável pela comunicação entre as células nervosas e a promoção de sensações agradáveis, encontrada em certos alimentos.
Claro que para se obter estes efeitos e o bom humor a partir da alimentação, deve-se ter frequência (comê-los diariamente), ter equilíbrio em todos o restante do consumo alimentar e respeitar as quantidades que cada organismo necessita para funcionar de forma saudável e responder com estas sensações.
Nesta matéria o destaque será para os grãos:

AVEIA
Um cereal que contém altas doses de triptofano, aminoácido que atua na produção de serotonina, responsável pelo bem-estar.
O consumo regular de aveia, além de combater a ansiedade, regula os níveis sanguineos de colesterol e triglicerideos
O aumento dos níveis cerebrais de serotonina com suplementos de triptofano alivia os sintomas de depressão, insônia e TPM.
A aveia pode ser adicionada no leite, nas frutas, em sopas, no feijão e na preparação de pãe
s.


GRÃO-DE-BICO
Rico em triptofano, é uma maravilha na produção de serotonina e no alivio dos sintomas da menopausa.
No Oriente Médio, o grão-de-bico é muito usado para fazer uma pasta chamada "homus", a qual produz sensação de bem-estar e até de felicidade, segundo um estudo de pesquisadores israelenses.
O triptofano, presente no grão-de-bico, é responsável pela liberação de serotonina. Ele é usado pela farmacologia moderna para produzir antidepressivos.
Além disto este alimento contêm magnésio, que também promove relaxamento, diminui ansiedade e estresse.
O preparo do grão-de-bico é similar ao do feijão e da lentilha. Ele também pode ser adicionado em refogados com legumes.

QUINUA

É um grão nativo dos Andes cultivado nos altiplanos e vales altos da Bolívia.
O principal mérito da Quinua é devido ao seu valor protéico. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr. A composição de aminoácidos , em especial o triptofano e a lisina, confere à planta um elevado valor biológico.
A lisina, assim como o triptofano, são nutrientes relacionados ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
A quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de derivados como macarrão e barras energéticas.
Os grãos podem ser incorporados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz.
Já os flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes.
As farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.

Além do triptofano, os nutrientes que favorecem o bom humor são: ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e o óleo ômega 3. Eles são essenciais e contribuem para o bem estar, a sensação de relaxamento, de felicidade e tranquilidade que a
maioria das pessoas hoje em dia tanto busca.


Partilhar

Nenhum comentário: