terça-feira, 29 de setembro de 2009

Povos Longevos e Saudáveis: o Fator Água

Em destaque alguns trechos da brilhante palestra do Dr. José de Felippe Junior no V Congresso Internacional de Nutriçao Funcional que aconteceu de 24 a 26 de setembro . Vale a pena conferir!!
Sempre que procuramos saber sobre longevidade surgem as lendas das fontes da juventude: “quem tomar ou se banhar nesta água viverá por longos anos com saúde e feliz”. A referência mais antiga sobre fontes da juventude está nos livros hindus, 700 a.C. Aparecem também no Antigo e no Novo Testamento, no Corão e nos escritos romanos e gregos. Sempre o mesmo fascínio pela água.
A longevidade sempre esteve envolvida com mitos e lendas. Muitas destas lendas envolvem regiões do Planeta onde se supõe que as pessoas vivam mais que o habitual. A idade verdadeira das pessoas nestes lugares geralmente longínquos e isolados é difícil de se documentar, entretanto, tudo leva a crer que realmente existem lugares isolados na Terra onde as pessoas não sofrem com tanta frequência de doenças crônico-degenerativas e vivem mais tempo que o habitual e ainda com saúde. Essas populações são livres de cáries dentárias, reproduzem-se sem problemas de esterilidade, geram crianças saudáveis, e quase não conhecem doenças coronarianas, diabetes, reumatismo, hiperlipidemias, pressão alta e especificamente o câncer tem uma incidência muito baixa, quase nula. Essas pessoas ultrapassam os 110 – 125 anos de idade com muita saúde, muita disposição, sem perda de memória e ativas tanto para o trabalho como sexualmente.
No Brasil, em janeiro de 2000, o Professor Morigushi, gerontologista, descreve uma região entre a serra e o Vale de Taquari no Rio Grande do Sul onde a taxa de longevidade dos colonos descendentes de imigrantes italianos é maior que no resto do país. Nas suas palavras “A longevidade é atribuída ao padrão de qualidade de vida aliado à dieta. Estes habitantes vivem da agropecuária local, e têm como base alimentos frescos e processados artesanalmente como o frango caipira, as verduras e frutas da época, a polenta, o leite integral, os queijos e os outros. Eles também consomem regularmente o vinho produzido na região, bebida com propriedades terapêuticas conhecidas. Apresentam baixo índice de doenças cardiovasculares, depressão e estresse. Permanecem lúcidos, movimentam-se e trabalham até idade avançada, além de participarem regularmente de atividades religiosas e sociais como jogos de bocha e festas. A relação familiar é bastante valorizada e sentem-se seguros na região em que vivem”. Os habitantes desta região vivem mais do que qualquer outra região do Brasil, entretanto, eles não descobriram o elixir da juventude, pois apesar de viverem em média até os 74 anos, o que significa 7 anos a mais que a expectativa média da população brasileira de 67 anos, eles não ultrapassam o centenário de vida que estamos aqui interessados.
Para Hipocrates “Nós somos o que comemos” e para os pesquisadores modernos que estudam não somente o ambiente químico das células, mas o físico-químico “NÓS SOMOS O QUE BEBEMOS”. Sem alimento podemos viver 30 dias, sem água vivemos somente 7 dias. A água é a matéria, a matriz e a mãe da vida. A estrutura molecular da água é a essência da vida e sem água não há vida como a conhecemos. Ela é a molécula mais abundante do nosso corpo e do Planeta e a mais desconhecida, mais extraordinária e mais anômala que se conhece. No Universo é a segunda mais abundante, atrás somente do hidrogênio (H2).
Entretanto, nem todas as águas são iguais. Existem de um modo geral e do ponto de vista físico, dois tipos de água, a estruturada e a não estruturada.A água estruturada é rica em pontes de hidrogênio, viscosa sendo chamada de baixa densidade, é a água tipo B. É ela que mantém a estrutura das proteínas, das enzimas, da membrana do DNA. É com este tipo de água que as células conseguem sintetizar todas as substâncias necessárias para a vida do organismo. A água desestruturada é a tipo A, de alta densidade, fluída, pobre em pontes de hidrogênio e que diminui o grau de ordem-informação do sistema termodinâmico celular sendo a predominante nos tecidos doentes ou com câncer.
Se nós conseguirmos aumentar a água tipo B estruturada na intimidade do DNA podemos teoricamente reverter o processo de envelhecimento.
No envelhecimento acontece inexoravelmente uma desidratação das células. Enquanto os recém nascidos têm 80-85 % de água, os idosos apresentam somente 50-55%. Nos seres humanos os mecanismos de defesa que mantém a hidratação e o volume celular são potentes, e datam do grande passo da Evolução.
O ambiente que a população mundial está vivendo no presente momento sofreu mudanças muito rápidas nos últimos 50 anos. Estamos vivendo em ambiente adverso e hostil, respirando ar com baixa concentração de oxigênio e alta de poluentes; a nossa água além de ser morta contém flúor e hormônios; os legumes e as verduras estão ricos em pesticidas e agrotóxicos tanto os permitidos pela legislação como os ilegais; a carne bovina e de ave estão repletas de antibióticos e hormônios; as torres de celular nos circundam; os cabos de alta tensão e transformadores estão aí para quem quiser ver; o trânsito está cada vez pior, os jornais de tele-notícias cada vez mais sangrentos e o desemprego ameaça os mais velhos e os mais jovens. O estresse mora ao lado.
Os profissionais da saúde tem o dever de informar e ensinar aos pacientes e seus familiares, uma nutrição orgânica e sem agrotóxicos, como reduzir os níveis de metais tóxicos e dos xenobióticos, etc.
A ingestão de nutrientes estruturadores e de água estruturada concomitante ao tratamento ecológico e biomolecular vai proporcionar uma excelente qualidade de vida, acrescida da possibilidade teórica de viver muito mais.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Food Inc. - Você não vai olhar seu jantar da mesma maneira

O documentário produzido em 2008 por Robert Kenner mostra que a indústria alimentícia norte-americana não é tão simpática como aparenta nos rótulos.
Com os prejuízos à saúde, às condições humanas e ambientais Food Inc. faz uma leitura sobre o processo industrial de alimentos, dos fazendeiros ao consumidor.
No site oficial do documentário é possivel encontrar informações adicionais e não menos importantes, sobre o lanche escolar e seus perigos expostos nas questionáveis máquinas de salgadinhos e balas, bem como nas microscópicas mudanças nos alimentos servidos aos alunos.
Aproximando a produção de alimentos dos problemas crescentes no mundo como obesidade, diabetes, contaminação por salmonela, bactérias e poluição ambiental, o filme também atesta resultados positivos com o cultivo e venda de orgânicos, a mudança de hábitos e o consumo saudável.
Food Inc., oferece o telespectador uma visão mais detalhada sobre o que ele compra e, principalmente, do que ele apoia ao alimentar-se de maneira irresponsável e nem um pouco saudável, como você pode acompanhar pelo site www.foodincmovie.com
Quando o filme chegar ao Brasil, não deixe de assitir e tire suas próprias conclusões!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dieta Anticâncer

Dieta Anticâncer, livro de sucesso em mais de 26 países, escrito pelo neuropsiquiatra David Servan-Schreiber inicia com a seguinte frase : “Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las". Ele conseguiu superar um câncer e resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento.
No livro, o médico relata o episódio de como foi descobrir um tumor em seu próprio cérebro enquanto fazia pesquisas. Servan-Schreiber considera necessários os tratamentos convencionais contra o câncer, mas alerta sobre o poder das defesas naturais de nosso corpo para combater e evitar a doença. Entre os fatores enumerados , a alimentação é um dos maiores trunfos. "As células cancerosas podem desenvolver resistências aos tratamentos químicos. Já nos alimentos, há moléculas fitoquímicas que atuam sobre diferentes mecanismos e reduzem a progressão da doença”.
Certos alimentos de nossa dieta podem acelerar o crescimento de tumores, outros, ao contrário, guardam preciosas moléculas anticâncer.

O prato anticâncer

- Chá verde: rico em polifenóis, é antioxidante, desintoxicador e facilitador da morte das células cancerosas.
- Cúrcuma: antinflamatório natural mais poderoso identificado até hoje. Reduz a progressão de tumores.
- Gengibre: Antiinflamatório e antioxidante
- Crucíferas: vegetais verdes como a couve, o repolho e o brócolis são poderosas moléculas anticâncer.
- Tomate: O licopeno do tomate está associado a um aumento da sobrevida ao câncer de próstata nos homens que fazem pelo menos duas refeições por semana com molho de tomate.
- Frutas vermelhas: morangos e amoras, estimulam os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese.
- Cítricos: Laranja, tangerina, limão ou pomelo, estimulam a desintoxicação do fígado.
Além deles, a vitamina D, o ômega 3 (encontrados em peixes), o chocolate amargo, probióticos e alimentos ricos em selênio (como as castanhas do Pará), são importantes.
Fonte: Anticâncer - Previnir e Vencer Usando Nossas Defesas Humanas - David Servan-Schreiber- Editora: Fontanar


DIETA E EXERCÍCIOS : prevenção do câncer de intestino

O alto consumo de alimentos industrializados e a baixa ingestão de fibras, aliados à vida sedentária, pode causar câncer de cólon e reto, conhecido popularmente como câncer de intestino. Ele é um dos dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil que atinge homens e mulheres de diferentes idades, principalmente entre 30 a 60 anos. Por isso, os especialistas do Núcleo de Estudos Oncológicos de Curitiba, destacam a importância de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas para a prevenção do câncer colorretal.
Em relação à dieta, a gordura animal é considerada uma das maiores vilãs para o intestino. O alto consumo de carnes vermelhas causa acúmulo de ácidos graxos, contidos nesses alimentos, e de substâncias que se formam durante o preparo das carnes, além das altas temperaturas, como as aminas e os hidrocarbonetos aromáticos.
Já as frutas e verduras, devido ao alto teor de nutrientes ,substâncias antioxidantes e fibras, reduziriam a capacidade de proliferação das células, ajudando a prevenir a doença. "Uma dieta pobre em frutas, verduras e legumes e ricas em gordura animal, pode ser responsável por 66% a 75% dos casos de câncer de cólon e reto", explicam os especialistas.
A prática regular de exercícios pode diminuir o risco de doenças em até 50%. O mecanismo ligado a isso está relacionado à diminuição do tempo de trânsito intestinal, o que minimiza o contato de carcinógenos ( toxinas) com as células do intestino. Uma hipótese dos cientistas é que a atividade física poderia alterar os níveis de prostaglandinas (substãncias inflamatórias) melhorando o sistema imunológico e modificando o metabolismo dos ácidos biliares.
Além do sedentarismo, estão entre os fatores de risco a idade superior a 60 anos, histórico familiar da doença (ter um parente de primeiro grau com câncer de intestino), síndromes genéticas, doenças inflamatórias crônicas de intestino, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e gordura animal, tabagismo e obesidade.
Os especialistas ainda alertam que a melhor forma de lidar com o aumento da incidência e da mortalidade pela doença em todo o mundo é adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção. O melhor meio de detecção, nos dias atuais, ainda é o exame, a colonoscopia, principalmente se o paciente tem histórico de câncer na família.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A dieta dos executivos de Wall Street

Os executivos de Wall Street ,Nova Iorque, ganharam um livro de dieta exclusivamente para eles!
Comer demanda tanto tempo quanto cozinhar. Mas como se alimentar de maneira saudável quando o relógio corre contra o tempo na louca rotina de trabalho? A nutricionista Heather Bauer tem a resposta de como não trocar mais refeições por sanduíches apressados ou por salgadinhos tão gordurosos quanto práticos. Com base em estudos sobre o estilo de vida e os hábitos alimentares de grandes executivos, ela criou “ A dieta de Wall Street “ , um plano simples para executivos de sucesso que não têm tempo para pensar em dietas e sendo também um guia para quem quer ficar em forma.
No livro, lançado no Brasil pela editora Rocco, a nutriconista ensina os executivos e todos que lidam com estresse e falta de tempo, a adaptar sua alimentação à correria do dia a dia - e não o contrário.
Portanto, sendo ou não um executivo de Wall Street a leitura é bem-vinda!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Seu prato tem minerais

Os minerais como zinco, manganês e selênio são fundamentais para a realização de todas as atividades metabólicas do nosso organismo e cada vez mais alvos de pesquisas na área nutricional em todo o mundo. Esses micronutrientes são capazes de reduzir o risco de câncer, diabetes, complicações cardiovasculares e ainda melhoram o humor.
As deficiências de grande parte desses minerais são comuns na dieta dos brasileiros, tanto pela falta de acesso aos alimentos, como por erros no momento de escolher o que colocar no prato. A carência que observamos hoje tem muito a ver com o estilo de vida moderno. Há uma substituição dos alimentos mais ricos em minerais, vitaminas e fibras por outros que são pobres nesses nutrientes , ricos em calorias e que contêm grande quantidade de gordura saturada.
A correção da dieta é ponto chave para usufruir dos benefícios dos minerais.No entanto, a suplementação é indicada em situações específicas, em que a deficiência for detectada por meio de testes nutricionais e clínicos e, ainda assim, deve ser feita sob acompanhamento de um profissional especializado. Tudo isso porque, em excesso, os minerais podem ser tóxicos.
Confira boas fontes de alguns minerais:

- Selênio - castanha-do-brasil (1 unidade contém até 250 mcg); salmão grelhado (1 filé pequeno, 40 mcg); frango grelhado (1 filé pequeno, 20 mcg)
- Magnésio - sementes de abóbora (1/2 xícara de chá contêm 303 mg); Caju (1/2 unidade, 157 mg); amêndoas (em 13 unidades, 119 mg)
- Cromo - suco de uva (em 250 ml, 8 mcg); purê de batata (1 xícara contém 2,7 mcg); banana-prata (em 70 g ou 1 unidade, 1 mcg)
- Manganês - gérmen de trigo (1 colher de sopa contêm 2,8 mg); noz-pecã (em 60 g ou 12 unidades, 2,68 mg);
- Zinco - 1 bife pequeno de carne vermelha contém 8,5 mg; ostras cozidas (15 g contêm 6 mg); grãos de soja cozidos (em 86 g ou uma concha pequena, 4,1 mg); amendoim (em 72 g ou 1 pires de café, 3,5 mg);
Fonte : Biodisponibilidade de Nutrientes, de Silvia Franciscato Cozzolino