quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mudanças nutricionais em alimentos

A redução dos teores de gordura, sal e açúcar dos alimentos industrializados foi tema de reunião entre representantes do governo federal e da indústria. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participou do encontro, realizado nesta terça-feira (22 de julho), em Brasília.Entre as ações da Anvisa, estão as discussões com as indústrias, sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para redução do teor de sódio em alimentos.
De acordo com o IBGE, um dos reflexos do alto teor de sal, açúcar e gordura nos alimentos é o sobrepeso, que atinge 40% das pessoas no país. A obesidade é um problema para 12,7% dos brasileiros. 30% da população são portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, entre 212 mil e 260 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente no Brasil com uma alimentação adequada.
Para ajudar os cidadãos a se alimentarem melhor na hora da escolha dos produtos, a Agência disponibiliza o Guia de Bolso do Consumidor Saudável (disponível no www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guiadebolso.pdf). Nele, há informações básicas sobre o tema, entre elas, o valor calórico dos alimentos e as quantidades diárias necessárias para se manter saudável.

Nenhum comentário: