segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

As cores dos alimentos para o Reveillon

O último dia do ano é um dos mais esperados. Esta data nos transporta a uma atmosfera mágica de energias. Não importa a religião, crença ou estilo de vida, todo mundo tem alguma coisa para comemorar no Reveillon. Isso porque ele é aquele dia que antecede um novo ano, um novo começo e novas conquistas.
Se você está preocupada com seu visual para começar o ano, porque não apostar nas cores e na energia dos alimentos:
Branco - é uma cor neutra significa silêncio, paz, calma, ordem, simplicidade, harmonia e estimula os sentidos. Inclua palmito, nabo,cebola, batata inglesa, couve-flor.

Vermelho - significa força, amor, proteção, dinamismo.É uma cor quente que demonstra a paixão pela vida. Inclua tomate, morango, pitanga, melancia, beterraba, cereja.

Laranja - é a cor da alegria, da felicidade aquela que contagia qualquer um. Inclua manga, laranja,bergamota, tangerina abóbora, cenoura.

Verde - é a cor da natureza. Ela remete a tudo que lembra o natural, como a calma, harmonia, equilibrio.Traz vitalidade, confiança. Inclua vegetais folhosos ( rucula, alface, raditi, repolho, couve), brócolis, uva, ervilha.

Amarelo - é a cor que ilumina, traz a coragem para seguir em frente. Inclua mamão, ameixa, pêssego, abóbora, damasco.

Roxo - é a cor dos pensadores, uma cor misteriosa. Inclua uva, mirtilo, berinjela, amoras.
FELIZ 2010 !!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alfarroba – o chocolate para comer sem culpa no Natal

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem intolerância ao leite.
Apesar de não ser tão difundida como o cacau, a Alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos. Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.
É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais.
Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12.
Embora apresente um alto teor de açúcares naturais , a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e muitas fibras.
A Alfarroba é naturalmente doce e dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. Está é uma sugestão saudável e criativa para o Natal.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAL: UTILIZE DE FORMA CORRETA

Uma multiplicidade de fatores interferem na alimentação, entre eles o nutricional, o cultural e o social.
De acordo com a transição nutricional, o Brasil está classificado entre os maiores consumidores mundiais de sal, com média de ingestão de 15,09gr diários, valor muito acima do limite máximo ( menos de 05 gr/dia) recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, tem apresentado índices de hipertensão arterial em 18,2% da população.
Um estudo sobre a ingestão de sal dos brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível para consumo nas residências do país excede em mais de duas vezes a ingestão máxima recomendada. Este dado foi encontrado em todas as macrorregiões do país, no meio urbano e rural e em todas as classes de renda.
O consumo excessivo de sal vem sendo considerado um dos fatores causadores de doenças cardiovasculares. O glutamato de sódio, substância que realça o sabor dos alimentos, é um dos destaques nos países ocidentais, onde o consumo de sal demonstra-se elevado não apenas nas preparações, como também na conservação de alimentos.
A alimentação de fato influência na vida da população de modo que a relação sódio/potássio vem sendo utilizada como marcador da qualidade da alimentação. O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes elementos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo.
Para evitar a retenção de líquidos no organismo e um consequente aumento de peso, recomenda-se uma ingestão moderada de sódio na dieta, associada a uma ingestão adequada de potássio e magnésio ( banana, melão, nozes, folhas verdes, salsa), como parte de uma alimentação saudável.
É válido conferir no rótulo nutricional a quantidade de sódio presente em cada alimento para que assim os alimentos sejam escolhidos de forma a favorecer o funcionamento do organismo, promovendo uma vida mais saudável, livre de retenção de líquidos e de possíveis doenças interligadas ao aumento de sódio na dieta. Também é fundamental a adoção de políticas públicas que informem a população sobre a importância em reduzir a quantidade de sal adicionada aos alimentos e que regulem o teor de sódio dos alimentos processados.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Do suco à Coca-Cola: o novo perfil nutricional do brasileiro

Um bom prato de arroz e feijão é a comida preferida dos brasileiros? Infelizmente, não mais. A vida corrida, a má alimentação, o consumo de produtos rápidos e industrializados são questões preocupantes, que atingem não só o Brasil, mas todo o mundo. Segundo pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, o perfil nutricional do Brasil está mudando da desnutrição para o sobrepeso. O crescimento do risco de obesidade em meninos com idades entre 10 e 19 anos comprova a tese.
Assunto muito discutido na mídia e nas literaturas científicas, a mudança alimentar da população se deve a uma mudança no estilo de vida. A necessidade de comer muito rápido, associada à variedade e praticidade dos produtos industrializados, faz com que verduras, frutas, sucos e produtos naturais deem lugar a lasanha congelada, água de coco de caixinha e refrigerantes.
Segundo Gloria Valeria da Veiga, coordenadora do projeto Elana, que faz um estudo longitudinal de avaliação nutricional de adolescentes, os produtos industrializados têm excesso de açúcar refinado, mais gorduras, possuem menos fibras e uma densidade calórica muito grande. O consumo regular desses alimentos, assim como ocorre em países como os EUA, favorece o surgimento do sobrepeso e da obesidade, e consequentemente os diversos problemas de saúde associados, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
Além da questão da alimentação, o sedentarismo também é um fator que tem bastante influência na mudança de perfil do brasileiro. Trocar uma caminhada pelo automóvel, trocar o canal pelo controle remoto, subir e descer de escada rolante e reduzir as atividades físicas são atitudes muito comuns à população, dos adultos às crianças, atualmente.
Segundo a pesquisadora, os estudos nesta área devem ir além dos fatores que provocam a mudança no perfil nutricional, mas também saber o porquê de, mesmo ciente dos riscos e malefícios, a população continuar com esse tipo de alimentação.
O projeto Elana pretende acompanhar o estado nutricional de estudantes de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro por quatro anos, visando verificar a evolução de medidas antropométricas, de composição corporal e indicadores bioquímicos de alterações metabólicas durante esta fase de crescimento. A evolução de fatores de risco, como consumo alimentar, prática de atividade física e fatores psicossociais, também será investigada para que se possa esclarecer de que forma esses fatores podem estar associados a distúrbios como déficit ou excesso de peso e obesidade, em vários momentos do crescimento.
“Na pesquisa, nós introduzimos a questão do hábito de comer frutas. Perguntamos se os estudantes comem ou não; e se não comem, queremos saber o porquê dessa recusa, pois não adianta ficar insistindo para a pessoa comer sem saber qual é o motivo do não, mesmo sabendo que as frutas são alimentos saudáveis”, relata Gloria.
Como as crianças ainda sofrem muita intervenção dos pais em sua alimentação, optou-se por trabalhar com adolescentes. Nessa fase, com mais autonomia, os estudantes têm maior independência para escolher o que vão comer e, assim, é possível fazer com que eles possam adquirir hábitos mais saudáveis, antes da vida adulta.
Para evitar que, cada vez mais, a população tome as características do sobrepeso e da obesidade, é necessário que haja um ambiente preparado para tal.
Políticas governamentais voltadas as incentivo e o consumo de alimentos saudáveis, fiscalização das cantinas escolares, taxação para produtos industrializados, além de incentivo e manutenção da educação e reeducação alimentar dentro das próprias famílias, são atitudes importantíssimas para que adultos e crianças possam contar com os benefícios de uma alimentação saudável.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Novembro 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Atualização em câncer pelo John Hopkins Hospital

Segundo a publicação de 2007 do World Câncer Research e American Institute for Câncer, as recomendações dos especialistas na prevenção do câncer e para uma boa saúde em geral são:
- Manter o peso adequado para as características de cada pessoa. A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer
- Atividade física no mínimo 30 minutos todos os dias.
- Evitar refrigerantes e bebidas com muito açúcar
- Moderar o consumo de alimentos processados e ricos em açúcares, com elevado teor de gorduras e com poucas fibras.
- Comer mais de uma variedade de vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas, como feijão.
- Moderar o consumo de carnes vermelhas (como vaca, porco e cordeiro) .
- Evitar alimentos salgados,embutidos e alimentos processados com sal porque possuem alto teor de sódio.
- Fazer escolhas alimentares saudáveis para atender as necessidades nutricionais.
Uma dieta equilibrada, nutritiva, saudável ao peso, atividade física e evitar bebidas alcoólicas pode impedir mais de 1/3 de todos os cânceres.
Platz, médico do Johns Hopkins Hospital ,recomenda comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia.
AVALIE A SUA DIETA!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novidades para a mesa do consumidor

Os alunos de engenharia e tecnologia mostraram produtos inovadores numa feira realizada neste mês em São Paulo. A maioria das invenções são de alimentos funcionais, produtos que tem na sua composição ingredientes benéficos à saúde, porém com o desafio de fazer com que os mesmos não tenham nem cara, nem gosto, nem cheiro de remédio.
Numa cozinha experimental duas alunas criaram um sorvete sem açúcar e com a metade das calorias dos convencionais e que combate os efeitos da menopausa. O segredo está na inclusão da proteína de soja.
Outro produto que deve deixar as mulheres eufóricas está saindo da geladeira. Uma mousse anti-celulite. É uma mistura de ervas, leite, gelatina e polpa de frutas.

O desenvolvimento de produtos alimentícios com a adição de ingredientes que conferem algum beneficio à saúde e não apenas o fator nutricional é uma tendência mundial. Já temos disponível bebidas com sachê de antioxidantes; bebidas com a adição de chá verde; iogurtes e outros cremes com adição de vitaminas e minerais; balas com colágeno; gomas com ervas que combatem a ansiedade e outros.
Entretanto, com tantas ofertas é importante selecionar o que realmente vale a pena para não cair no apelo comercial e consequentemente pagar mais por mínimas vantagens.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação - qual o nosso papel?

O que é?
Em novembro de 1979 durante a Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) foi instituído o Dia Mundial da Alimentação. O dia escolhido foi 16 de outubro, aniversário da FAO e há 28 anos esta data é comemorada em cerca de 150 países.
Neste ano o tema escolhido é "Alcançar segurança alimentar em época de crise". Tendo como objetivo central a proteção aos mais vulneráveis e o incentivo à agricultura.
No Brasil, a Semana Mundial de Alimentação será de 11 a 17 de outubro com atividades envolvendo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgãos públicos e entidades parceiras.

O que quer dizer segurança alimentar?
A segurança alimentar é definida como o acesso de todas as pessoas, a alimentos nutricionalmente adequados e seguros em qualidade, variedade e quantidade suficiente para levar uma vida ativa e saudável .

Qual é a situação atual do Brasil?
O Brasil é o 9º país com maior número de pessoas com fome no mundo, com mais de 14 milhões de pessoas consumindo alimentos em qualidade e quantidade insuficientes;
Em torno de 37 milhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia;
E 45% das crianças com menos de 5 anos sofrem de anemia crônica por falta de ferro na alimentação.

Qual é o nosso papel para mudar estes dados?
Através de simples ações que estão trazendo resultado positivo em diversas regiões do mundo:
- Fazer hortas familiares, comunitárias, na escola ou mesmo em vasos na cozinha;
- Procurar saber a procedência dos alimentos e dar preferência aos orgânicos;
- Manipular corretamente os alimentos visando a prevenção de intoxicações alimentares e diarréias;

- Comprar e acondicionar adequadamente os alimentos de forma a evitar desperdícios e a perda de nutrientes;
- Evitar o uso de utensílios nocivos a saúde ( alumínio, plástico colorido, isopor, tábuas e colheres de pau, etc );
- Observar a condição das embalagens e também as condições de higiene do estabelecimento que fornece os alimentos.

Agora que você já conhece sobre o tema e tem consciência do seu papel na segurança alimentar, comece a agir. De nada adianta se preocupar, tem que participar!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Longevidade começa na Juventude

O IBGE divulgou esta semana uma síntese dos indicadores sobre a realidade social brasileira, onde mostra que em uma década, a faixa etária dos brasileiros com 80 anos ou mais cresceu 70%. O novo cruzamento de dados baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios constatou que de 1998 a 2008 a porcentagem de idosos passou de 8,8 para 11,1%. São 21 milhões acima dos 60 anos.
Os pesquisadores descobriram que, entre eles, o grupo que mais cresceu nos últimos 10 anos foi o de idosos com 80 anos ou mais. Aumento de quase 70%. Agora, o país tem quase 3 milhões de pessoas nessa faixa etária.
É preciso se preparar pra chegar à velhice e aproveitar bem essa fase da vida. A receita mais indicada pra envelhecer com saúde é : PREVENÇÃO. Os cuidados devem começar antes do aparecimento dos cabelos brancos, ou seja, na idade JOVEM.
A recomendação é:
- Praticar atividades físicas todos os dias entre meia hora e 40 minutos;
- Controle do stress;
- Dormir bem;
- Ter alimentação o mais natural possível;
- Evitar produtos industrializados e refinados;
A pesquisa revela ainda que, em 2008, 44,7% das crianças e adolescentes vivia em situação de pobreza, renda abaixo de meio salário mínimo por pessoa.
Um em cada cinco brasileiros (18,5%) até 17 anos vivia em situação de extrema pobreza. Para o IBGE isso significa renda de um quarto do salário mínimo por pessoa.
Mais informações: www.ibge.gov.br

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Povos Longevos e Saudáveis: o Fator Água

Em destaque alguns trechos da brilhante palestra do Dr. José de Felippe Junior no V Congresso Internacional de Nutriçao Funcional que aconteceu de 24 a 26 de setembro . Vale a pena conferir!!
Sempre que procuramos saber sobre longevidade surgem as lendas das fontes da juventude: “quem tomar ou se banhar nesta água viverá por longos anos com saúde e feliz”. A referência mais antiga sobre fontes da juventude está nos livros hindus, 700 a.C. Aparecem também no Antigo e no Novo Testamento, no Corão e nos escritos romanos e gregos. Sempre o mesmo fascínio pela água.
A longevidade sempre esteve envolvida com mitos e lendas. Muitas destas lendas envolvem regiões do Planeta onde se supõe que as pessoas vivam mais que o habitual. A idade verdadeira das pessoas nestes lugares geralmente longínquos e isolados é difícil de se documentar, entretanto, tudo leva a crer que realmente existem lugares isolados na Terra onde as pessoas não sofrem com tanta frequência de doenças crônico-degenerativas e vivem mais tempo que o habitual e ainda com saúde. Essas populações são livres de cáries dentárias, reproduzem-se sem problemas de esterilidade, geram crianças saudáveis, e quase não conhecem doenças coronarianas, diabetes, reumatismo, hiperlipidemias, pressão alta e especificamente o câncer tem uma incidência muito baixa, quase nula. Essas pessoas ultrapassam os 110 – 125 anos de idade com muita saúde, muita disposição, sem perda de memória e ativas tanto para o trabalho como sexualmente.
No Brasil, em janeiro de 2000, o Professor Morigushi, gerontologista, descreve uma região entre a serra e o Vale de Taquari no Rio Grande do Sul onde a taxa de longevidade dos colonos descendentes de imigrantes italianos é maior que no resto do país. Nas suas palavras “A longevidade é atribuída ao padrão de qualidade de vida aliado à dieta. Estes habitantes vivem da agropecuária local, e têm como base alimentos frescos e processados artesanalmente como o frango caipira, as verduras e frutas da época, a polenta, o leite integral, os queijos e os outros. Eles também consomem regularmente o vinho produzido na região, bebida com propriedades terapêuticas conhecidas. Apresentam baixo índice de doenças cardiovasculares, depressão e estresse. Permanecem lúcidos, movimentam-se e trabalham até idade avançada, além de participarem regularmente de atividades religiosas e sociais como jogos de bocha e festas. A relação familiar é bastante valorizada e sentem-se seguros na região em que vivem”. Os habitantes desta região vivem mais do que qualquer outra região do Brasil, entretanto, eles não descobriram o elixir da juventude, pois apesar de viverem em média até os 74 anos, o que significa 7 anos a mais que a expectativa média da população brasileira de 67 anos, eles não ultrapassam o centenário de vida que estamos aqui interessados.
Para Hipocrates “Nós somos o que comemos” e para os pesquisadores modernos que estudam não somente o ambiente químico das células, mas o físico-químico “NÓS SOMOS O QUE BEBEMOS”. Sem alimento podemos viver 30 dias, sem água vivemos somente 7 dias. A água é a matéria, a matriz e a mãe da vida. A estrutura molecular da água é a essência da vida e sem água não há vida como a conhecemos. Ela é a molécula mais abundante do nosso corpo e do Planeta e a mais desconhecida, mais extraordinária e mais anômala que se conhece. No Universo é a segunda mais abundante, atrás somente do hidrogênio (H2).
Entretanto, nem todas as águas são iguais. Existem de um modo geral e do ponto de vista físico, dois tipos de água, a estruturada e a não estruturada.A água estruturada é rica em pontes de hidrogênio, viscosa sendo chamada de baixa densidade, é a água tipo B. É ela que mantém a estrutura das proteínas, das enzimas, da membrana do DNA. É com este tipo de água que as células conseguem sintetizar todas as substâncias necessárias para a vida do organismo. A água desestruturada é a tipo A, de alta densidade, fluída, pobre em pontes de hidrogênio e que diminui o grau de ordem-informação do sistema termodinâmico celular sendo a predominante nos tecidos doentes ou com câncer.
Se nós conseguirmos aumentar a água tipo B estruturada na intimidade do DNA podemos teoricamente reverter o processo de envelhecimento.
No envelhecimento acontece inexoravelmente uma desidratação das células. Enquanto os recém nascidos têm 80-85 % de água, os idosos apresentam somente 50-55%. Nos seres humanos os mecanismos de defesa que mantém a hidratação e o volume celular são potentes, e datam do grande passo da Evolução.
O ambiente que a população mundial está vivendo no presente momento sofreu mudanças muito rápidas nos últimos 50 anos. Estamos vivendo em ambiente adverso e hostil, respirando ar com baixa concentração de oxigênio e alta de poluentes; a nossa água além de ser morta contém flúor e hormônios; os legumes e as verduras estão ricos em pesticidas e agrotóxicos tanto os permitidos pela legislação como os ilegais; a carne bovina e de ave estão repletas de antibióticos e hormônios; as torres de celular nos circundam; os cabos de alta tensão e transformadores estão aí para quem quiser ver; o trânsito está cada vez pior, os jornais de tele-notícias cada vez mais sangrentos e o desemprego ameaça os mais velhos e os mais jovens. O estresse mora ao lado.
Os profissionais da saúde tem o dever de informar e ensinar aos pacientes e seus familiares, uma nutrição orgânica e sem agrotóxicos, como reduzir os níveis de metais tóxicos e dos xenobióticos, etc.
A ingestão de nutrientes estruturadores e de água estruturada concomitante ao tratamento ecológico e biomolecular vai proporcionar uma excelente qualidade de vida, acrescida da possibilidade teórica de viver muito mais.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Food Inc. - Você não vai olhar seu jantar da mesma maneira

O documentário produzido em 2008 por Robert Kenner mostra que a indústria alimentícia norte-americana não é tão simpática como aparenta nos rótulos.
Com os prejuízos à saúde, às condições humanas e ambientais Food Inc. faz uma leitura sobre o processo industrial de alimentos, dos fazendeiros ao consumidor.
No site oficial do documentário é possivel encontrar informações adicionais e não menos importantes, sobre o lanche escolar e seus perigos expostos nas questionáveis máquinas de salgadinhos e balas, bem como nas microscópicas mudanças nos alimentos servidos aos alunos.
Aproximando a produção de alimentos dos problemas crescentes no mundo como obesidade, diabetes, contaminação por salmonela, bactérias e poluição ambiental, o filme também atesta resultados positivos com o cultivo e venda de orgânicos, a mudança de hábitos e o consumo saudável.
Food Inc., oferece o telespectador uma visão mais detalhada sobre o que ele compra e, principalmente, do que ele apoia ao alimentar-se de maneira irresponsável e nem um pouco saudável, como você pode acompanhar pelo site www.foodincmovie.com
Quando o filme chegar ao Brasil, não deixe de assitir e tire suas próprias conclusões!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dieta Anticâncer

Dieta Anticâncer, livro de sucesso em mais de 26 países, escrito pelo neuropsiquiatra David Servan-Schreiber inicia com a seguinte frase : “Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las". Ele conseguiu superar um câncer e resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento.
No livro, o médico relata o episódio de como foi descobrir um tumor em seu próprio cérebro enquanto fazia pesquisas. Servan-Schreiber considera necessários os tratamentos convencionais contra o câncer, mas alerta sobre o poder das defesas naturais de nosso corpo para combater e evitar a doença. Entre os fatores enumerados , a alimentação é um dos maiores trunfos. "As células cancerosas podem desenvolver resistências aos tratamentos químicos. Já nos alimentos, há moléculas fitoquímicas que atuam sobre diferentes mecanismos e reduzem a progressão da doença”.
Certos alimentos de nossa dieta podem acelerar o crescimento de tumores, outros, ao contrário, guardam preciosas moléculas anticâncer.

O prato anticâncer

- Chá verde: rico em polifenóis, é antioxidante, desintoxicador e facilitador da morte das células cancerosas.
- Cúrcuma: antinflamatório natural mais poderoso identificado até hoje. Reduz a progressão de tumores.
- Gengibre: Antiinflamatório e antioxidante
- Crucíferas: vegetais verdes como a couve, o repolho e o brócolis são poderosas moléculas anticâncer.
- Tomate: O licopeno do tomate está associado a um aumento da sobrevida ao câncer de próstata nos homens que fazem pelo menos duas refeições por semana com molho de tomate.
- Frutas vermelhas: morangos e amoras, estimulam os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese.
- Cítricos: Laranja, tangerina, limão ou pomelo, estimulam a desintoxicação do fígado.
Além deles, a vitamina D, o ômega 3 (encontrados em peixes), o chocolate amargo, probióticos e alimentos ricos em selênio (como as castanhas do Pará), são importantes.
Fonte: Anticâncer - Previnir e Vencer Usando Nossas Defesas Humanas - David Servan-Schreiber- Editora: Fontanar


DIETA E EXERCÍCIOS : prevenção do câncer de intestino

O alto consumo de alimentos industrializados e a baixa ingestão de fibras, aliados à vida sedentária, pode causar câncer de cólon e reto, conhecido popularmente como câncer de intestino. Ele é um dos dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil que atinge homens e mulheres de diferentes idades, principalmente entre 30 a 60 anos. Por isso, os especialistas do Núcleo de Estudos Oncológicos de Curitiba, destacam a importância de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas para a prevenção do câncer colorretal.
Em relação à dieta, a gordura animal é considerada uma das maiores vilãs para o intestino. O alto consumo de carnes vermelhas causa acúmulo de ácidos graxos, contidos nesses alimentos, e de substâncias que se formam durante o preparo das carnes, além das altas temperaturas, como as aminas e os hidrocarbonetos aromáticos.
Já as frutas e verduras, devido ao alto teor de nutrientes ,substâncias antioxidantes e fibras, reduziriam a capacidade de proliferação das células, ajudando a prevenir a doença. "Uma dieta pobre em frutas, verduras e legumes e ricas em gordura animal, pode ser responsável por 66% a 75% dos casos de câncer de cólon e reto", explicam os especialistas.
A prática regular de exercícios pode diminuir o risco de doenças em até 50%. O mecanismo ligado a isso está relacionado à diminuição do tempo de trânsito intestinal, o que minimiza o contato de carcinógenos ( toxinas) com as células do intestino. Uma hipótese dos cientistas é que a atividade física poderia alterar os níveis de prostaglandinas (substãncias inflamatórias) melhorando o sistema imunológico e modificando o metabolismo dos ácidos biliares.
Além do sedentarismo, estão entre os fatores de risco a idade superior a 60 anos, histórico familiar da doença (ter um parente de primeiro grau com câncer de intestino), síndromes genéticas, doenças inflamatórias crônicas de intestino, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e gordura animal, tabagismo e obesidade.
Os especialistas ainda alertam que a melhor forma de lidar com o aumento da incidência e da mortalidade pela doença em todo o mundo é adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção. O melhor meio de detecção, nos dias atuais, ainda é o exame, a colonoscopia, principalmente se o paciente tem histórico de câncer na família.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A dieta dos executivos de Wall Street

Os executivos de Wall Street ,Nova Iorque, ganharam um livro de dieta exclusivamente para eles!
Comer demanda tanto tempo quanto cozinhar. Mas como se alimentar de maneira saudável quando o relógio corre contra o tempo na louca rotina de trabalho? A nutricionista Heather Bauer tem a resposta de como não trocar mais refeições por sanduíches apressados ou por salgadinhos tão gordurosos quanto práticos. Com base em estudos sobre o estilo de vida e os hábitos alimentares de grandes executivos, ela criou “ A dieta de Wall Street “ , um plano simples para executivos de sucesso que não têm tempo para pensar em dietas e sendo também um guia para quem quer ficar em forma.
No livro, lançado no Brasil pela editora Rocco, a nutriconista ensina os executivos e todos que lidam com estresse e falta de tempo, a adaptar sua alimentação à correria do dia a dia - e não o contrário.
Portanto, sendo ou não um executivo de Wall Street a leitura é bem-vinda!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Seu prato tem minerais

Os minerais como zinco, manganês e selênio são fundamentais para a realização de todas as atividades metabólicas do nosso organismo e cada vez mais alvos de pesquisas na área nutricional em todo o mundo. Esses micronutrientes são capazes de reduzir o risco de câncer, diabetes, complicações cardiovasculares e ainda melhoram o humor.
As deficiências de grande parte desses minerais são comuns na dieta dos brasileiros, tanto pela falta de acesso aos alimentos, como por erros no momento de escolher o que colocar no prato. A carência que observamos hoje tem muito a ver com o estilo de vida moderno. Há uma substituição dos alimentos mais ricos em minerais, vitaminas e fibras por outros que são pobres nesses nutrientes , ricos em calorias e que contêm grande quantidade de gordura saturada.
A correção da dieta é ponto chave para usufruir dos benefícios dos minerais.No entanto, a suplementação é indicada em situações específicas, em que a deficiência for detectada por meio de testes nutricionais e clínicos e, ainda assim, deve ser feita sob acompanhamento de um profissional especializado. Tudo isso porque, em excesso, os minerais podem ser tóxicos.
Confira boas fontes de alguns minerais:

- Selênio - castanha-do-brasil (1 unidade contém até 250 mcg); salmão grelhado (1 filé pequeno, 40 mcg); frango grelhado (1 filé pequeno, 20 mcg)
- Magnésio - sementes de abóbora (1/2 xícara de chá contêm 303 mg); Caju (1/2 unidade, 157 mg); amêndoas (em 13 unidades, 119 mg)
- Cromo - suco de uva (em 250 ml, 8 mcg); purê de batata (1 xícara contém 2,7 mcg); banana-prata (em 70 g ou 1 unidade, 1 mcg)
- Manganês - gérmen de trigo (1 colher de sopa contêm 2,8 mg); noz-pecã (em 60 g ou 12 unidades, 2,68 mg);
- Zinco - 1 bife pequeno de carne vermelha contém 8,5 mg; ostras cozidas (15 g contêm 6 mg); grãos de soja cozidos (em 86 g ou uma concha pequena, 4,1 mg); amendoim (em 72 g ou 1 pires de café, 3,5 mg);
Fonte : Biodisponibilidade de Nutrientes, de Silvia Franciscato Cozzolino

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Jardin Botanique de Montreal

O Jardim Botânico de Montreal, Canadá, foi fundado em 1931.Atualmente, ele é classificado como o segundo maior Jardim Botânico do mundo em sua categoria.

São 22.000 espécies de plantas e variedades ali cultivadas; 10 estufas com plantas ornamentais; cerca de 30 jardins temáticos e uma equipe internacional de pesquisadores.

O que impressiona são os inúmeros exemplares de legumes, espécies frutiveras, sementes e a enorme área reservada para as plantas tóxicas.

Conheça mais sobre o Jardin Botanique de Montreal acessando: http://www2.ville.montreal.qc.ca/jardin/en/menu.htm

Linhaça Dourada originária do Canadá

A semente de Linhaça (Linum Usitatissimum ) possui alto teor vitamínico e seus benefícios nutricionais são indiscutíveis. Ela é fonte de ácidos graxos ômega 3 , na forma de Ácido Alfa Linolênico e cerca de 5% de Ômega-6 como Ácido Linoleico, possui ainda, alto teor de fibras (20%), minerais e lignanas.
A linhaça pertence a família das Lináceas e é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da humanidade ( 5000 A.C.)Hoje o Canadá lidera a produção mundial dessa semente, produzindo 80% das 2 milhões de toneladas lançadas por ano no mercado.
A espécie dourada, produzida no Canadá, tem sabor mais suave e geralmente é cultivada de forma orgânica, sem a adição de agrotóxicos.
A linhaça tem se destacado como um alimento funcional, uma vez que apresenta evidências científicas de seus benefícios para a saúde. Leia mais :
http://www.sanavita.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idcontent=1308&idContentSection=186

Quinoa no Jardim Botânico de Montreal - Canadá

A Quinoa é um grão originário dos Andes Bolívianos e com alto poder nutritivo. Este grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, fibras, além de muitas vitaminas e minerais. O sabor é leve, semelhante à soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten podem consumir com segurança.
Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas até os botões das flores. No entanto, o grão é a forma de mais fácil aquisição e pode ser utilizado: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc. Já farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.Prove e aprove!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Adolescentes ingerem 50% do cálcio necessário

Estudos em diferentes cidades do Brasil revelam que os adolescentes consomem só 50% do cálcio recomendado por dia. Um dos trabalhos realizados pela USP com 206 adolescentes de Indaiatuba (SP) aponta que o consumo médio do nutriente é de 680 mg diários e o indicado são 1.300 mg.Uma outra pesquisa, que englobou dados de 1.250 adolescentes de escolas públicas de cinco cidades Campinas, Piracicaba e Piedade (SP), Toledo (PR) e Seropédica (RJ) , também aponta o mesmo déficit no consumo de cálcio. Segundo os pesquisadores, as causas para a deficiência são a substituição dos laticínios, principais fontes de cálcio, por refrigerantes e sucos artificiais e a falta do café da manhã, quando a ingestão de laticínios é mais comum.
A preocupação é que na adolescência é a fase de formação de boa parte do volume dos ossos para toda a vida. Uma dieta deficiente em cálcio contribui para um pico mais baixo e aumenta as chances de casos mais precoces de osteoporose, especialmente nas mulheres com qualidade óssea muito ruim na menopausa, porque tiveram uma adolescência malcuidada em termos alimentares.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Óleo de coco pode aumentar o colesterol bom

Pesquisadores do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) comprovam indícios de que a ingestão de óleo de coco aumenta o nível do colesterol bom ( HDL).
A pesquisa foi realizada com indivíduos adultos entre 20 e 59 anos, obesos de grau 1 (IMC entre 30 e 34,9 kg/m2), onde foram analisados os parâmetros bioquímicos sanguineos ( colesterol, insulina, glicose e lipídios ) e também foram considerados a massa corporal, ou seja, os percentuais de massa magra e massa gorda.
No jantar, metade do grupo consumiu 13g de óleo de coco, como tempero, e a outra metade 13g de óleo de soja. Após 45 dias novos testes sanguíneos comprovaram as expectativas do estudo.
O aumento dos índices do colesterol HDL foi significativo nos pacientes que utilizaram o óleo de coco, que ainda reduziram as taxas de glicemia – glicose em jejum – e a resistência à insulina, fatores positivos para prevenção e controle do diabetes.
Há necessidade de continuar os estudos para garantir uma recomendação populacional de uso do óleo de coco.No entanto, segundo os pesquisadores, vale destacar que o consumo de óleo de coco, na quantidade de uma colher de sopa ao dia, associado a um plano alimentar adequado, é seguro para o perfil lipídico e glicídico dos indivíduos.

Fonte: Agência de Notícias da UFRJ

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rótulos de ovos alertam para riscos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (16), a norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos comercializados no país, das seguintes advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Manter os ovos preferencialmente refrigerados".
A decisão da Anvisa é fundamentada em estudo do Ministério da Saúde que aponta o ovo como principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país se considerado como agente causador a Salmonella. Dados apontam que, entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados ao Ministério da Saúde.
O estudo demonstra, ainda, que as residências são os locais com maior ocorrência desses surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%).
Leia a matéria na integra www.anvisa.gov.br

terça-feira, 9 de junho de 2009

Que tal um chá ou infusão?

O chá é a bebida mais consumida no mundo e faz parte dos hábitos diários de vários povos. No Japão, o chá é simbolo de cortesia e hospitalidade entre os japoneses.
Em chinês escrito e em japonês o CHÁ (Camellia sinensis) é representado pelo ideograma ao lado, lido em mandarim como "tchá",
È importante destacar que existem chás e "chás", ou seja, só podem ser chamados por esse nome aqueles feitos a partir da folhas de Camellia Sinensis, planta que dá origem ao chá verde, branco e vermelho. Portanto, os demais chás como o chá de camomila, chá de erva doce são infusões.
Infusões são todos os demais tipos de bebidas preparados a partir da imersão de folhas, frutos e flores em água quente. Existe uma "dica" lingüística que nos permite diferenciar um chá de uma infusão herbal. Nas infusões herbais, a palavra "chá" é sempre seguida da expressão "de alguma coisa". Por isso nas embalagens lê-se "chá de camomila", "chá de boldo", "chá de maçã"
Tomando chá além de proporcionar hidratação, podemos usufruir dos benefícios das catequinas, substâncias antioxidantes e importantes na desintoxicação.
Leia mais : www.culturajaponesa.com.br/cha - Cristiane A. Sato

terça-feira, 26 de maio de 2009

Teste comprova malefícios dos refrigerantes

Refrigerante em excesso pode causar danos ao organismo. A Associação Pro Teste Consumidores analisou 24 marcas e constatou que 7 têm benzeno — substância cancerígena. Também foram encontrados corantes ruins para crianças e altos níveis de açúcar, adoçante, sódio e conservantes.

SUBSTÂNCIAS EM EXCESSO E MALES
- AÇÚCAR - pode causar Obesidade e diabetes. Versões normais de Coca, Pepsi, Kuat, Fanta, Sukita, Sprite e Soda.
- ADOÇANTE - afetaria o sistema nervoso. Aqua Zero Açúcar, Kuat Zero, Fanta Light, Soda Diet, Sprite Zero, Grapette (duas versões).
- SÓDIO - pode causar hipertensão. Aqua Zero Açúcar, H2OH, Coca (Ligh e Zero), todas as versões de Kuat, Fanta Laranja, Sukita, Soda, Sprite e Grapette.
- BENZENO - substância cancerígena. Sprite Zero e todas as versões de Fanta e Sukita.
- CORANTES - ligados a hiperatividade e alergia. Todas as versões de Fanta, Sukita e Grapette.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Benefícios do alho

Bulbo comestível largamente utilizado em diferentes culturas culinárias, o alho tem sido usado como medicamento desde antes do nascimento de Cristo. Mais recentemente, pesquisas têm demonstrado alguns desses efeitos, principalmente em relação à sua atividade imuno estimulante, antiaterosclerótica, anticancerígena e antimicrobinana.
Centenas de fitoquímicos bioativos, como os compostos sulfurados, estão presentes no alho em quantidades três vezes maiores do que em outros vegetais também ricos nestes compostos, como a cebola e os brócolis.
Seu maior complicador é o sabor característico intenso que dificulta o consumo e é exalado inclusive pelo suor, em até 72 horas após o consumo.
A biodisponibilidade também é um fator crítico já que algumas substâncias ativas são extremamente voláteis,ou seja, se perdem com facilidade. Portanto, inúmeros pesquisadores sugerem que para diminuir as perdas o alho amassado deverá repousar por 10 minutos antes do aquecimento e este deverá ser inferior a 45 minutos em fogo ou forno e menos de 1minuto para microondas.
A recomendação de alho a ser consumida depende da utilização terapêutica em questão.O Ministério da Saúde do Canadá bem como a Comissão E da Agência Federal Alemã de Saúde sugerem que a ingestão de 4 g de alho cru ou 8 mg de óleos essenciais são suficientes para a prevenção de fatores de risco cardiovascular e a American Dietetic Association indica o consumo de 600-900 mg de alho/dia.
Com a chegada do inverno não faltam razões e benefícios para consumirmos alho , porém seu odor marcante inibe a sua apreciação. Este fator poderá ser minimizado consumindo cápsulas de alho desodorizadas chamada odor-free.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Embalagens inteligentes para alimentos é a novidade

Atualmente, além da percepção visual e olfativa de cada um, o principal instrumento para avaliar as condições de consumo dos alimentos e bebidas é o prazo de validade. No entanto, a aptidão para o consumo pode ser influenciada pelas condições às quais o alimento é submetido após a produção, ou seja, a sua conservação.
As embalagens inteligentes indicarão na hora o que muitas vezes não conseguimos perceber em um exame sensorial . Além de proteger, elas interagem com o alimento e, em alguns casos, mostram às mudanças sofridas.
Os pesquisadores da Engenharia de Alimentos da Unisinos estão desenvolvendo dois tipos de bioembalagens. As inteligentes propriamente ditas, as quais, são impregnadas com substâncias que revelam a aptidão ou não para o consumo. Nos testes feitos com carnes e embutidos, foram utilizadas antocianinas da uva, um pigmento natural presente na casca da fruta. A embalagem mudou do roxo para o azul quando a carne embalada ficou inapta para o consumo.
Já as embalagens ativas podem ampliar a vida útil do alimento porque são impregnadas com componentes antioxidantes ou antimicrobianos naturais, como extrato de cravo-da-índia, gengibre e noz-moscada. Essas embalagens evitam o desenvolvimento de bactérias sem alterar as propriedades de cor, sabor e o valor nutricional do alimento.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa com chocolate

Na Páscoa é tradição presentear com chocolate.No entanto, é preciso consumir com moderação e usufruir das suas propriedades antioxidantes.
Aproveite o melhor do chocolate.
e Feliz Páscoa !

quinta-feira, 19 de março de 2009

Como você está mastigando?

O processo da digestão começa na boca sendo a mastigação a primeira etapa da quebra dos alimentos. Assim, mastigar bem facilita as demais etapas da digestão, melhorando a assimilação dos nutrientes. Você pode ainda ter mais prazer ao se alimentar comendo com calma, ficando atento às cores, aromas e sabores. Algumas filosofias orientais consideram, inclusive, a mastigação um ato de meditação que pode desenvolver a paciência e o alto controle. Além disso, quem mastiga bem come menos, o que auxilia no controle do peso e evita distúrbios digestivos.
Muitas vezes quando comemos rápido ficamos com vontade de um doce após a refeição. Isso porque o alimento passou rápido pela boca e o sabor não foi sentido e porque ainda não houve tempo do alimento passar à corrente sanguínea equilibrando a glicemia. Outra vantagem da mastigação inclui a redução do mau hálito (não haverão tantos alimentos mal digeridos no trato digestório).


Avalie desde já...como você está mastigando?

Conheça ainda o movimento slow food (
http://www.slowfood.com ) cuja a filosofia é comer com prazer.


terça-feira, 3 de março de 2009

Como fugir da gordura trans

Nutricionista adverte que os rótulos dos alimentos podem iludir os consumidores sobre o real teor da vilã da alimentação.
Assista o video....

Os alimentos envolvidos nas intolerâncias e alergias alimentares

Oito alimentos são responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar, revela uma revisão de estudos publicada na revista "Current Opinion in Pediatrics".
Os alimentos mais alergênicos são :leite de vaca, ovos de galinha, soja, amendoim, nozes, trigo, peixes e mariscos .
O objetivo do estudo foi atualizar o diagnóstico do problema, que vem aumentando em todo o mundo, especialmente entre as crianças. Nos EUA, nos últimos dez anos, o crescimento foi de 18%, segundo um relatório dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças. No Brasil, estima-se que 4% a 8% das crianças e que mais de 8% dos adultos sejam alérgicos.
A alergia alimentar é uma reação imunológica anormal do corpo, geralmente de pessoas suscetíveis geneticamente, às proteínas de certos alimentos. As manifestações clínicas podem ser mais severas, caracterizando um quadro alérgico ou brandas relacionadas a intolerância pelo alimento. Os sintomas mais comuns são ligados ao aparelho gastrointestinal (diarréia ou intestino preso e dores abdominais), à pele (coceira, eczema) e ao sistema respiratório (tosse, rouquidão) e ao metabolismo (aumento de peso e magreza).
O pesquisador italiano Roberto Berni Canani afirma que é fundamental um diagnóstico certo pois se incorreto pode resultar em restrições alimentares desnecessárias, que poderão afetar o equilíbrio nutricional e o crescimento, no caso, de crianças. A substituição dos alimentos também é imprescíndivel
a fim de evitar carências nutricionais.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dia Mundial do Câncer destaca vínculo entre câncer e sobrepeso

O Dia Mundial do Câncer marca o início de uma campanha durante um ano para incentivar adultos a promoverem a alimentação saudável e as atividades físicas entre as crianças. A União Internacional Contra o Câncer (UICC) está lançando hoje (04/02/09) a campanha "Eu amo a minha infância saudável e ativa". O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre o vínculo entre peso corporal excessivo e câncer.
"De três a quatro milhões de novos casos de câncer podem ser evitados todos os anos por meio da prevenção contra o sobrepeso e a obesidade", diz Isabel Mortara, diretora executiva da UICC. "Bons hábitos começam cedo na vida, e por isso nos concentramos em incentivar as crianças a terem uma dieta saudável e serem fisicamente ativas. Estima-se que 22 milhões de crianças com menos de cinco anos estejam acima do peso, e o problema está crescendo".
A importância da campanha da UICC é destacada no relatório de pesquisa "Cancer-related beliefs and behaviours" (Crenças e comportamentos relacionados ao câncer), que contém novos dados os quais mostram como as pessoas não percebem que as escolhas aumentam o risco de câncer. O relatório é encontrado em www.worldcancercampaign.org/reports