Pesquisadores do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) comprovam indícios de que a ingestão de óleo de coco aumenta o nível do colesterol bom ( HDL).
A pesquisa foi realizada com indivíduos adultos entre 20 e 59 anos, obesos de grau 1 (IMC entre 30 e 34,9 kg/m2), onde foram analisados os parâmetros bioquímicos sanguineos ( colesterol, insulina, glicose e lipídios ) e também foram considerados a massa corporal, ou seja, os percentuais de massa magra e massa gorda.
No jantar, metade do grupo consumiu 13g de óleo de coco, como tempero, e a outra metade 13g de óleo de soja. Após 45 dias novos testes sanguíneos comprovaram as expectativas do estudo.
O aumento dos índices do colesterol HDL foi significativo nos pacientes que utilizaram o óleo de coco, que ainda reduziram as taxas de glicemia – glicose em jejum – e a resistência à insulina, fatores positivos para prevenção e controle do diabetes.
Há necessidade de continuar os estudos para garantir uma recomendação populacional de uso do óleo de coco.No entanto, segundo os pesquisadores, vale destacar que o consumo de óleo de coco, na quantidade de uma colher de sopa ao dia, associado a um plano alimentar adequado, é seguro para o perfil lipídico e glicídico dos indivíduos.
Fonte: Agência de Notícias da UFRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário