quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dieta Anticâncer

Dieta Anticâncer, livro de sucesso em mais de 26 países, escrito pelo neuropsiquiatra David Servan-Schreiber inicia com a seguinte frase : “Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las". Ele conseguiu superar um câncer e resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento.
No livro, o médico relata o episódio de como foi descobrir um tumor em seu próprio cérebro enquanto fazia pesquisas. Servan-Schreiber considera necessários os tratamentos convencionais contra o câncer, mas alerta sobre o poder das defesas naturais de nosso corpo para combater e evitar a doença. Entre os fatores enumerados , a alimentação é um dos maiores trunfos. "As células cancerosas podem desenvolver resistências aos tratamentos químicos. Já nos alimentos, há moléculas fitoquímicas que atuam sobre diferentes mecanismos e reduzem a progressão da doença”.
Certos alimentos de nossa dieta podem acelerar o crescimento de tumores, outros, ao contrário, guardam preciosas moléculas anticâncer.

O prato anticâncer

- Chá verde: rico em polifenóis, é antioxidante, desintoxicador e facilitador da morte das células cancerosas.
- Cúrcuma: antinflamatório natural mais poderoso identificado até hoje. Reduz a progressão de tumores.
- Gengibre: Antiinflamatório e antioxidante
- Crucíferas: vegetais verdes como a couve, o repolho e o brócolis são poderosas moléculas anticâncer.
- Tomate: O licopeno do tomate está associado a um aumento da sobrevida ao câncer de próstata nos homens que fazem pelo menos duas refeições por semana com molho de tomate.
- Frutas vermelhas: morangos e amoras, estimulam os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese.
- Cítricos: Laranja, tangerina, limão ou pomelo, estimulam a desintoxicação do fígado.
Além deles, a vitamina D, o ômega 3 (encontrados em peixes), o chocolate amargo, probióticos e alimentos ricos em selênio (como as castanhas do Pará), são importantes.
Fonte: Anticâncer - Previnir e Vencer Usando Nossas Defesas Humanas - David Servan-Schreiber- Editora: Fontanar


Nenhum comentário: