segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PANETONE COM BAIXAS CALORIAS


Ingredientes:
100 g de ameixas secas sem caroço
100 de damascos secos picados
10 nozes ou amêndoas picadas
2 xicaras de leite desnatado
2 tabletes de fermento biológico (30 gr)
6 colheres de sopa de adoçante para forno
3 colheres de azeite de oliva ou canola
4 xicaras de de farinha de trigo peneirada
1 colher de essência de panetone

Modo de Preparo:
Leve ao fogo baixo por 7 minutos as ameixas com 1 xícara de chá de leite.
Retire e deixe esfriar. Adicione o restante do leite ao fogo para amornar e junte o fermento biológico. Misture até dissolver. Junte 1 xícara de chá de farinha de trigo .Misture bem.
Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em local aquecido.
Em seguida, adicione o adoçante, o azeite, as ameixas,os damascos e as nozes picadas.
Misture até obter uma massa homogênea. Aos poucos, acrescente o restante da farinha de trigo.
Sove a massa até soltar das mãos. Coloque a massa em um fôrma de papel própria para panetone de 1Kg ou forma forrada com papel manteiga e deixe crescer até a massa dobrar de volume.
Preaqueça o forno a 180º asse por 40 minutos. Decore com morangos ou amoras ou cerejas frescas.

FAROFA LIGHT

Ingredientes:
500g Farinha de mandioca
300g de cenoura
2 colheres de uvas passas
½ xícara de damascos picados

1 cebola pequena
2 galhos de manjericão
½ maço de salsa picada
5 colheres de óleo de canola ou oliva
1 colher de Alcaparras
Modo de preparo:
Refogar a cebola no óleo e acrescentar a cenoura e os demais ingredientes.
Misturar a farinha de mandioca aos poucos até ficar solta mas mantendo uma certa umidade. Acrescentar a salsa no final.
Servir em travessa decorada.

RECEITAS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

Amigos:

Feliz Natal e que 2009 todos os sonhos sejam realizados juntamente com seus familiares.
Minha sugestão para as festas de final de ano...

Peito de peru recheado com rúcula
Ingredientes:

4 colheres (sopa) de óleo
4 tomates médios sem pele e sem sementes cortados em gomos
2 colheres (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de shoyu light
1 peito de peru inteiro
1 maço de rúcula limposal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Limpe o peito de peru, abra-o como um bife e coloque em uma assadeira com 23 x 33 cm. Em uma tigela, misture o shoyu, a mostarda e o sal e espalhe nos dois lados do peito de peru. Deixe marinar por 30 minutos. Junte a rúcula e os tomates em uma tigela e tempere-os com o óleo, o sal e a pimenta-do-reino. Em seguida, coloque as folhas de rúcula e os tomates temperados por cima do peito de peru, enrole e amarre com um barbante. Leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora, ou até a carne ficar assada. Retire do forno, coloque em um refratário e sirva .

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

COMO SE ALIMENTAR NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Final de ano chegando é sinônimo de muitas festas e comemorações. Os alimentos consumidos nessas ocasiões geralmente são calóricos, ricos em gorduras, açúcar , sal , bebidas com álcool, o que poderá colocar em risco os cuidados realizados ao longo do ano.
Algumas orientações são importantes para não sofrer com as conseqüências após tantos compromissos :
• No Natal e no Reveillon normalmente nos deparamos com grande variedade de pratos e também de bebidas. Por isso durante o dia evite pular refeições , procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos , legumes , frutas variadas e beba muito líquido.
• Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais, iogurte e queijo branco. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.
• No caso de preparações mais calóricas e elaboradas, prove uma porção pequena e combine com pratos pouco calóricos como frutas ou saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface , rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.
• Substitua os produtos convencionais pela versão light (p.ex.: maionese, creme de leite,leite condensado, etc ).
• Dê preferência a preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.
• Para as sobremesas abuse das frutas, gelatina e frozen.
Priorize suas escolhas e não fique pensando o que não comeu .
• Mantenha o exercicio físico.

• Coma devagar e aproveite o máximo da festa!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novos Nutrientes para a Pele

O verão está chegando e os cuidados com o corpo se intensificam. As vitaminas( A,B, C ,E )e os minerais (selênio,cobre, zinco) presentes principalmente em frutas e vegetais de cor amarelo, alaranjado e vermelho já são substâncias consagradas para a pele, no entanto, os especialistas apontam para outros nutrientes que podem ter efeitos notáveis sobre a saúde e aparência da pele .
Dentre eles podemos citar:
-Silício orgânico – é um nutriente estrutural das macromoléculas da pele que protege a integridade das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela elasticidade dos tecidos.Ele previne a flacidez e os danos causados pelos radicais livres. O silício pode ser encontrado na forma de comprimidos.
  • Ácidos graxos essenciais – representam a melhor opção para pessoas com pele ressecada e com propensão à inflamação. Estas substâncias ajudam a formar uma barreira natural na pele, protegendo-a contra secreções sebáceas irritantes. Um dos ácidos graxos principais é o ômega-3, encontrado em peixes de águas frias (p.ex.: salmão, sardinha), linhaça , óleo de girassol e também em cápsulas de óleo de peixe ou óleo de linhaça.
  • Ácido Alfa-Lipóico – é um poderoso antioxidante, centenas de vezes mais forte que a vitamina C ou E e capaz de penetrar profundamente na pele, neutralizando os danos causados pelos radicais livres e potencializando a ação de outras vitaminas rejuvenescedoras da pele. O ácido alfa-lipóico pode ser encontrado na forma de suplementos ou cremes.
  • DMAE (Dimetilaminoetanol) é outro antioxidante potente, capaz de consumir radicais livres e estabilizar as membranas nas células cutâneas, reduzindo o efeito nocivo da radiação solar e da poluição sobre a pele. Pesquisas sugerem ainda que o DMAE seja capaz de evitar a formação de Lipofucsina, o pigmento amarronzado que se torna a base das manchas de envelhecimento.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cientistas criam ranking dos alimentos nutritivos

O especialista em nutrição David Katz, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, liderou uma equipe com profissionais de diversas instituições, os quais criaram o ranking de classificação NuVal System (Overall Nutritional Quality Index, ou Índice Geral de Qualidade Nutricional).
O índice NuVal avalia se um alimento é rico em componentes considerados favoráveis à saúde. Cada produto recebe uma pontuação de 1 a 100 . Quanto maior ela for, maior o valor nutritivo do alimento.
Os componentes "bons" são, entre outros, fibras, vitaminas A, C, D, E, B12, B6, potássio, cálcio, zinco e ferro.
Açúcar, colesterol, sal, gordura saturada e gordura trans, quando presentes em um alimento, baixam e muito a sua posição no ranking.


Confira o índice NuVal de alguns alimentos:

Damasco, espinafre, brócoli, laranja, kiwi = 100 pontos
Abacaxi, ameixa = 99 pontos
Banana, milho = 91 pontos
Chocolate ao leite, pó branco = 9 pontos
Picolé, refrigerante =01 ponto


Segundo o site do NuVal System, (www.nuval.com/pages/whatareScore.aspx ) ao aplicar os mesmos critérios para todos os produtos, o índice permite comparações entre alimentos de categorias diferentes. Ou seja, a intenção é oferecer informações para o consumidor realizar escolhas saudáveis no momento da compra.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia Mundial Da Alimentação

No dia 16 de outubro comemora-se, em todo o mundo, o Dia Mundial da Alimentação. Aproveitando a data, é importante refletirmos sobre a situação alimentar no mundo atual e, especialmente, no Brasil.
A nossa situação nutricional é de transição onde observamos altos índices de sobrepeso e de obesidade, em níveis alarmantes, entre crianças e adolescentes principalmente nos estados do Sul e Sudeste.
É urgente e imprescindível a mudança nos hábitos alimentares e na propaganda de alimentos veiculada pela mídia.
A PRO-TESTE, uma associação de defesa dos consumidores engajada na luta para mudanças na alimentação, está com uma campanha para melhorar os alimentos destinados às crianças.
No site
www.proteste.org.br ,você poderá participar e também conferir pesquisas sobre alimentos. O artigo de outubro informa a respeito das verdades e mitos sobre cereais matinais e o teor de sódio encontrado em diversas marcas analisadas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Os Benefícios da Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea, ou dieta do mediterrâneo, refere-se aos hábitos alimentares de povos dos países banhados pelo mar mediterrâneo, dentre eles Itália, Grécia, Iugoslávia, Egito, Líbia, Marrocos e Turquia. Nesses países, o padrão alimentar é composto, basicamente, pela abundância de frutas, hortaliças, nozes, leguminosas e cereais integrais, pelo consumo de peixes e aves, menor quantidade de carnes vermelhas e pela ingestão de pequena quantidade de vinho tinto após as refeições. Além disso, a principal fonte de gorduras é o azeite de oliva extra-virgem.
Segundo um relatório publicado no British Journal of Cancer, a dieta mediterrânea pode reduzir entre 12% e 24% o risco de um indivíduo desenvolver câncer. De acordo a professora Eliane Lopes Rosado, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da UFRJ, quando seguida corretamente, a dieta contribui para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, cardiopatias e certos tipos de câncer. “Este fato se deve principalmente à presença de alto conteúdo de fibras e melhor qualidade lipídica – devido ao uso do azeite de oliva e peixes –, além dos efeitos benéficos do vinho tinto", explica a nutricionista e pesquisadora.
A dieta do mediterrâneo apresenta alto conteúdo de fibras, o que ajuda a controlar as concentrações de glicose e lipídios sangüíneos. Por sua vez, o ômega 3 contido no peixe e os lipídios monoinsaturados presentes no azeite de oliva contribuem para a redução do "mau" colesterol (LDL-colesterol) e o aumento do "bom" colesterol (HDL-colesterol).
Os benefícios da dieta são tantos que, no último dia 30 de setembro, representantes dos governos da Espanha, Grécia, Itália e Marrocos apresentaram à UNESCO um documento em que propõem o reconhecimento da dieta como Patrimônio Cultural da Humanidade. A medida pretende não apenas preservar esse tipo de alimentação, como também difundi-lo entre as nações.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Atmosfera Tóxica

Estudo mostra que o ar de Porto Alegre é capaz de provocar reações inflamatórias em todo o corpo . Ao reproduzir em laboratório os efeitos das partículas na saúde de quem mora na capital , onde a concentração de poluentes ultrapassa em mais de 120% , limite estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que os efeitos de respirar gases tóxicos e partículas não ficam restritos aos pulmões.
No experimento realizado com ratos na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a farmacêutica Ana Claudia Zanchi demonstrou que inspirar poluentes causa danos ao coração, ao fígado e, provavelmente, ao cérebro.
Os quatro meses em que os roedores respiraram ar contaminado emitido pelas chaminés das indústrias e dos escapamentos de veículos também foram suficientes para inverter a lógica natural do mundo animal. Uma provável mutação genética nos cromossomos dobrou o índice de nascimento de fêmeas em comparação ao de machos – dado já observado também em estudos com humanos.
Na análise, a pesquisadora verificou que a poluição gera um aumento dos radicais livres, moléculas que em excesso, danificam e matam as células.
Passar de duas a três horas em um corredor de ônibus equivale a fumar três cigarros por dia – diz o médico patologista do Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da USP ,Paulo Saldiva, orientador da pesquisa da farmacêutica gaúcha.
Para reduzir as emissões, uma das saídas é adotar o diesel menos poluente como combustível automotivo. No Brasil, 10% da frota a diesel é responsável por metade da poluição nos centros urbanos. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) já determina a redução da concentração de enxofre do combustível e dá prazo até janeiro de 2009 para que as fabricantes se adaptem à norma.
zero hora - caderno vida - 22 de setembro de 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Radicais livres: como combatê-los?

Os radicais livres são moléculas geradas no organismo que apresentam um elétron instável em sua última camada. Quando um desses elétrons rouba outro elétron de uma molécula próxima, ocorre uma ação oxidativa, o que pode acelerar o envelhecimento ou ainda desencadear doenças.
Muitas situações causam agressões físicas às células do corpo e aumentam a produção de radicais livres como:
- Água contaminada por metais pesados (alumínio, cobre, mercúrio, etc);
- Alimentos com agrotóxicos;
- Bolos e pães industrializados;
- Carne vermelha e de porco;
- Cigarro e a poluição;
- Doenças;
- Stress e vida agitada
- Exposição excessiva ao sol;
-Gordura trans e vegetal hidrogenada;
- Alergias alimentares
- Produtos de limpeza que contenham formol de aldeído.

Você poderá saber quantos radicais livres está produzindo no seu corpo através de testes nutricionais que avaliam o envelhecimento da célula.

Os antioxidantes auxiliam no combate a ação dos radicais livres. Confira a seguir algumas fontes:
- Castanha do Pará (fonte de vitamina E e selênio); Chá verde; Frutas vermelhas; Vegetais e Legumes crus; Polifenóis presentes no vinho e na uva; Salmão , atum e sardinha; Frutas cítricas e vegetais verde-escuros ( vitamina C); Cenoura, abóbora e mamão ( vitamina A); Peixes, aves e integrais ( zinco); Gérmen de trigo, nozes,semente de abóbora torrada ( manganês)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Você é Saudável ?

A Informação é o ponto de partida para quem busca uma vida mais saudável. A afirmação é do médico norte-americano Michael Roizen, chefe da divisão de anestesiologia da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, estudioso da longevidade humana e um dos fundadores do instituto de pesquisa Real Age, Inc.
Faça o teste (elaborado por Roizen e sua equipe) e descubra a quantas anda a sua saúde. Este é o primeiro passo para melhorar sua produtividade e longevidade

Preencha o teste, conte seus pontos e confira o resultado abaixo:
0-20: Como você ainda está vivo?
21-50: Poderia ser pior. A boa notícia é que mudando alguns de seus hábitos você pode melhorar muito.
51-80: Você está bem, mas pode ficar melhor
81-100: Impressionante. Melhorar para quem já atingiu esse nível é mais difícil, mas não impossível.

Se você deseja realizar o teste deixe seu e-mail que lhe enviaremos.

Leia mais acessando
www.realage.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A Quitosana auxilia na absorção de gorduras

A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-las do corpo.
Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídios (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago ela absorve parte das gorduras durante a digestão, como uma esponja.No intestino,as gorduras absorvidas pela quitosana são solidificadas e eliminadas pelas fezes, não havendo absorção pelo organismo. Portanto, a quitosana é indicada como auxiliar no controle de excesso de gordura da alimentação, bem como no controle do colesterol e da obesidade abdominal.
É importante salientar que consumo da quitosana deve estar associado a uma dieta equilibrada. Ela é não deve ser ingerida pelas pessoas alérgicas ao camarão e aos frutos do mar.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Menores de um ano devem evitar o consumo de mel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.
O botulismo intestinal ocorre com maior freqüência em crianças com idade entre 3 e 26 semanas, devido à ingestão de esporos da bactéria presentes no alimento, seguida de sua fixação e multiplicação no intestino. A ausência da microbiota (flora) de proteção permite a germinação de esporos e a produção de toxina no intestino.
Em adultos são descritos alguns fatores predisponentes, como cirurgias intestinais, acloridria gástrica, doença de Crohn e/ou uso de antibióticos por tempo prolongado, que levaria à alteração da flora intestinal.
Leia mais :http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/37_280708.htm

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Anvisa recomenda proibição do agrotóxico cihexatina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o banimento do país do princípio ativo CIHEXATINA, utilizado na fabricação de sete agrotóxicos, registrados principalmente para a citricultura. O produto também é aplicado nas culturas de maçã, morango, pêssego, café e berinjela.
Estudos em laboratório com ratos, coelhos e camundongos mostram graves riscos à saúde. Os principais efeitos da CIHEXATINA são malformações fetais, em especial a hidrocefalia. As experiências provaram ainda risco de aborto, efeitos sobre o sistema reprodutivo, danos à pele, pulmões, visão, fígado e rins, entre outros. As doses em que apareceram esses efeitos nos animais sugerem que a CIHEXATINA não é segura para os trabalhadores rurais, consumidores das culturas tratadas e população em geral. Leia mais no site www.anvisa.gov.br

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Resveratrol contra as doenças do envelhecimento

O Resveratrol - molécula que está presente no vinho e no suco de uva é usada nas doenças relacionadas ao envelhecimento.
Confira a entrevista do pesquisador André Souto, doutor em Química PUC/RS.


CBN - WMA

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mudanças nutricionais em alimentos

A redução dos teores de gordura, sal e açúcar dos alimentos industrializados foi tema de reunião entre representantes do governo federal e da indústria. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participou do encontro, realizado nesta terça-feira (22 de julho), em Brasília.Entre as ações da Anvisa, estão as discussões com as indústrias, sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para redução do teor de sódio em alimentos.
De acordo com o IBGE, um dos reflexos do alto teor de sal, açúcar e gordura nos alimentos é o sobrepeso, que atinge 40% das pessoas no país. A obesidade é um problema para 12,7% dos brasileiros. 30% da população são portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, entre 212 mil e 260 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente no Brasil com uma alimentação adequada.
Para ajudar os cidadãos a se alimentarem melhor na hora da escolha dos produtos, a Agência disponibiliza o Guia de Bolso do Consumidor Saudável (disponível no www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guiadebolso.pdf). Nele, há informações básicas sobre o tema, entre elas, o valor calórico dos alimentos e as quantidades diárias necessárias para se manter saudável.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Alimentos direcionados às crianças apresentam baixo valor nutricional

A maioria dos produtos alimentícios direcionados especificamente às crianças tem valor nutricional pobre, com quase 90% deles contendo altos níveis de açúcar, gordura ou sódio, segundo estudo da Universidade de Calgary, no Canadá.
Os especialistas pesquisaram 367 produtos, incluindo aqueles com personagens de desenhos animados na embalagem. E, de acordo com os autores, quase 70% dos produtos, excluindo bebidas não-alcoólicas, confeitaria e panificação, apresentam alta proporção das calorias do açúcar. Além disso, um em cinco tem altos níveis de gordura, e 17% contém excesso de sódio.
O que mais preocupa, principalmente em relação à obesidade infantil, é que 62% dos produtos com má qualidade nutricional tinham, na frente da embalagem, alegações positivas e saudáveis sobre o produto.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pilulas da Beleza

Uma nova geração de concentrados nutricionais direcionados à beleza, chamados nutracêuticos, chegam ao mercado brasileiro prometendo reativar os mecanismos de beleza no coração das células.
Assista a entrevista da dermatologista da Universidade Federal de São Paulo.
CBN - WMA

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Os carotenóides nas frutas da Amazônia



O buriti, a pupunha, a physalis, o abricó, o tucumã e o marimari ocupam o primeiríssimo posto em carotenóides de pigmentos alaranjados que previnem doenças. Com sua polpa e casca de matiz entre o amarelo e o laranja intenso, são ricos em corantes naturais.
A pesquisa sobre essas frutas vem da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas, onde os pesquisadores encontraram nessas seis espécies amazônicas 60 tipos de carotenóides.
O buriti, por exemplo, fruto da palmeira do mesmo nome, revelou insuperável teor de carotenóides em torno de 513,87 μg/g (microgramas por grama). Isso representa cinco vezes mais do que a quantidade encontrada na cenoura, ilustre representante dessa classe de nutrientes. O valor também ultrapassa e muito os índices de consumo diário recomendados por entidades de saúde internacionais que é de 90 a 180 μg/g (ou 9 a 18 mg/100g).

terça-feira, 24 de junho de 2008

O Mundo éo que Você Come

Família americana conta em livro a experiência de viver um ano comendo só o que cultivava e trocava com os vizinhos para provar a viabilidade da agricultura sustentável
A escritora Bárbara Kingsolver e sua família viveram um ano só comendo alimentos orgânicos que produziam na própria fazenda.A experiência é contada no livro "O Mundo É o que Você Come" ( editora Fronteira), há um ano nas livrarias americanas e que está sendo lançado nesta semana no Brasil.
Sabia mais acessando:

Site da família
www.animalvegetablemiracle.com

Na internet - Leia um capítulo do livro
www.folha.com.br/081692

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Bolo de Chá Verde e Limão

O inverno chega hoje (20/06) e nada melhor para combater o frio que consumir alimentos quentes, nutritivos e de preferência com baixa calorias.
Experimente a receita abaixo:


Bolo de Chá Verde e Limão
Ingredientes:
150 gr de farinha de trigo integral
150 gr de farinha de trigo branca
1/2 xicara de açúcar light
1 pacote de gelatina light sabor limão
1 colher de sopa de fermento quimico em pó
1 ovo + 3 claras
1 colher de sopa de óleo de canola ou girassol
1 copo de iogurte natural desnatado ou 1 copo de leite de soja
4 colheres de sopa de chá verde
Modo de preparo:
Numa vasilha, junte a farinha de trigo, o açúcar, a gelatina e o fermento em pó. Misture bem e reserve. No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o iogurte e o chá verde. Bata por cinco minutos ou até o chá ser triturado. Aos poucos, adicione o creme de chá verde à vasilha que estava reservada e misture até formar uma massa homogênea. Despeje em um forma untada e leve ao forno preaquecido, deixando assar por cerca de 25 minutos ou até que o bolo esteja cozido. Sirva com chá quente.

Corante usado em pão causa danos

Jovem consumidora gaúcha quase morre por consumir pão que continha corante amarelo – a tartrazina.
O caso que tramitou sem nenhum alarde no Judiciário gaúcho resume o drama de uma jovem de 21 anos, sua luta contra a morte e a posterior condenação da Walmart Brasil S.A., ao pagamento da indenização de R$ 60 mil, mais os gastos de cirurgia plástica reparadora.
A Tartrazina também conhecida como amarelo n°5, está presente em vários alimentos industrializados, cosméticos e também em alguns medicamentos. Em pessoas alérgicas a substância pode provocar asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmos, urticária, eczema e dor de cabeça, especialmente naquelas sensíveis ao ácido acetil salicílico (aspirina).
As empresas fabricantes de alimentos que contenham na sua composição o corante tartrazina (INS 102) devem obrigatoriamente declarar na rotulagem,o nome do corante tartrazina por extenso.
Leia mais em
http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?idnoticia=11607
http://www.notadez.com.br/content/noticias.asp?id=8340

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Bisfenol A - substância tóxica em plásticos

A partir do dia 18 de abril o governo canadense declarou o Bisfenol A uma substância tóxica. A proibição é para a comercialização de mamadeiras, chupetas e outros artigos para bebês que contenham plásticos com essa substância.
O Bisfenol A está presente em muitos tipos de plásticos e o consumidor pode identificá-la através de um número presente em todas as embalagens plásticas. Esse número geralmente está gravado no fundo da embalagem e identifica o tipo de plástico utilizado em sua composição e sua indicação, ou não, de reciclagem. Os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de liberarem a substância tóxica após o contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes.
O bisfenol A age no corpo humano como se fosse um hormônio semelhante ao estrogênio e a exposição a níveis elevados pode trazer alterações na produção de espermatozóides, puberdade precoce e risco aumentado de câncer de mama e próstata.
O limite de segurança aceito para ingestão do Bisfenol A, pela Agência Ambiental Americana (EPA) é de 50 ppb/dia (partes por bilhão, por dia). Uma criança alimentada através de mamadeiras fabricadas com plásticos com o produto, pode ingerir algo em torno de 13 ppb/dia.
O Centro de Controle de Doenças, de Atlanta, nos Estados Unidos, encontrou a substância em 93% das amostras de urinas de adultos e crianças testadas no período de 1988 a 1994.

domingo, 18 de maio de 2008

IBGE examina os hábitos dos brasileiros

O IBGE quer saber como o brasileiro gasta seu dinheiro. A partir de segunda-feira (19/05), pesquisadores vão entrar na rotina de 65 mil famílias brasileiras para fazer um mapa do orçamento. Serão examinados os hábitos de consumo de 65 mil domicílios e os pesquisadores também vão querer saber sobre consumo de produtos diet e destino do lixo doméstico.
Dados antropométricos ,como peso e altura, serão coletados. A questão ambiental também será examinada. Eles irão investigar como a população usa a energia e trata o lixo.
Os dados recolhidos vão revelar o que mudou no consumo, na vida das famílias brasileiras do início da década pra cá.

A precisão dessas informações é muito importante porque elas servem, por exemplo, para obter a atual situação nutricional dos brasileiros , para calcular os índices de inflação que vão influenciar nos salários, nos preços e na vida de todo mundo.
A pesquisa vai ser feita em todas as regiões do Brasil e se estenderá até maio do ano que vem. Os primeiros resultados devem ser divulgados no final de 2009.

terça-feira, 13 de maio de 2008

A alimentação dos Espanhóis

Em abril de 2008, a Fundación Española de Nutritición (FEN) apresentou o resultado de uma pesquisa sobre os atuais hábitos alimentares dos espanhóis. A pesquisa mostrou que a alimentação na Espanha se modificou muito nos últimos 40 anos.
O modelo tradicional da dieta mediterrânea com muito peixe, legumes, vegetais, frutas e óleo de oliva está sendo substituiído pelo modelo industrializado, de fácil preparo e que contêm alto percentual de açúcar, sal e gorduras trans.

Em visto disso, o Ministério da Agricultura Espanhol se pronunciou lançando estratégias para estimular uma alimentação saudável e a recuperação do padrão dietético mediterrâneo.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A soja na proteção do câncer de mama

A soja está merecendo destaque, devido à qualidade e quantidade de proteína, sendo considerada um ótimo alimento de origem vegetal, assemelhando-se a proteina da carne. Já é comprovado que seu consumo, em grande quantidade, baixa a incidência de doenças cardiovasculares, osteoporose, sintomas da menopausa e certos cânceres (mama, próstata e cólon).
Mulheres com altos níveis, no sangue, de um composto encontrado na soja semelhante ao estrogênio têm um menor risco de desenvolver câncer de mama, segundo estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology”.Foram avaliadas mais de 24 mil japonesas com idades entre 40 e 69 anos e os pesquisadores descobriram que aquelas com maior concentração de genisteína, uma das maiores isoflavonas de soja (composto semelhante ao estrogênio), tinham um terço do risco de outras mulheres de ter a doença em dez anos. Os autores sugerem que uma alimentação rica em isoflavonas pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Como está a saúde do brasileiro?

No dia 7 de abril comemora-se o dia mundial da saúde, no entanto, a saúde do brasileiro não vai tão bem.
Comemos muita carne, pouca verdura, quase não praticamos exercício, bebemos e fumamos demais. A conclusão está no Mapa da Saúde do Brasileiro, que o governo acaba de divulgar.
O ministério da saúde ouviu 54 mil adultos em todas as capitais e descobriu que:
- As frutas, legumes e verduras estão fora do cardápio de 90% dos entrevistados na cidade de Porto Velho.
- Em Campo Grande, 45% das pessoas gostam de carne cheia de gordura.
- Cuiabá é a capital com maior número de adultos acima do peso, a proporção chega quase à metade (49,7%), e a obesidade aumentou no último ano.
- Porto Alegre é a cidade com o maior número de fumantes ( 21,7% da população).
Esses maus hábitos contribuem para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo, e são a causa de 62% das mortes no país.
Os adultos brasileiros precisam, com urgência, mudar o estilo de vida e os hábitos alimentares.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Gordura abdominal aos 40 pode aumentar os riscos de demência na terceira idade

Pessoas que têm altos níveis de gordura abdominal aos 40 anos correm mais risco de apresentar demência aos 70 anos de idade, segundo pesquisa publicada na revista “Neurology”.
O estudo avaliou mais de 6 mil pessoas com idades entre 40 e 45 anos que residiam na Califórnia, medindo a gordura abdominal dos participantes. Após 35 anos, 16% deles foram diagnosticados com demência. E os pesquisadores descobriram que aqueles com os maiores níveis de gordura abdominal eram mais de três vezes mais propensos a desenvolver demência do que aqueles com os menores níveis. Segundo os autores, a gordura abdominal não causaria a doença, mas seria parte de um complexo conjunto de maus comportamentos com relação à saúde, que levariam à demência.
De acordo com a ABESO (Associação Brasileira de Estudos para Obesidade), a medida da circunferência abdominal considerada normal para mulheres é até 80 cm; enquanto para homens é até 94 cm.

Consumo de peixes na gestação torna bebês mais espertos

Uma alimentação rica em ômega-3, nutriente encontrado em peixes como o salmão, o atum e a sardinha, no final da gestação pode ajudar no desenvolvimento cerebral do bebê, segundo estudo publicado no “Journals of Pediatrics”.
Pesquisadores norte-americanos descobriram que, entre os 109 bebês acompanhados pelo estudo, aqueles que apresentavam maiores níveis de ácido docosahexaenóico, um tipo de ômega-3, no cordão umbilical no nascimento tinham melhor desempenho em testes de acuidade visual e memória aos seis e 11 meses de idade. Os especialistas recomendam, para as gestantes, a ingestão diária de 300 miligramas do ácido, principalmente no terceiro trimestre da gravidez, por causa do papel que ele cumpre no desenvolvimento cerebral.
leia mais sobre a notícia na Reuters Health (em inglês)

quarta-feira, 19 de março de 2008

Páscoa: Anvisa dá dicas para uma alimentação saudável e segura

O consumo de chocolates e pescados aumenta significativamente durante a semana santa. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), só este ano serão produzidos mais de 100 milhões de ovos de páscoa, totalizando 26,4 mil toneladas de produtos de páscoa à base de chocolate.
No dia 17 de março,a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançou um site para divulgar informações que garantam uma alimentação saudável e segura desde o momento da compra até o preparo dos alimentos e dicas relacionadas ao consumo de chocolates e pescados.
O site apresenta também aspectos que os consumidores devem observar no local de venda e a maneira mais correta de armazenar esses produtos em casa.
Confira mais orientações no endereço:www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/index.htm

quarta-feira, 12 de março de 2008

Tomar café da manhã X obesidade na adolescência

Um novo estudo publicado na revista Pediatrics de março de 2008 indica que adolescentes que tomam o café da manhã regularmente têm uma dieta mais saudável e são fisicamente mais ativos durante toda a adolescência do que aqueles que simplesmente "pulam" o café da manhã.
No estudo, os investigadores analisaram os padrões de dieta e peso de um grupo de 2.216 adolescentes durante um período de cinco anos (1998 a 2004) das escolas públicas em Minneapolis-St. Paul, Minnesota.
Os pesquisadores verificaram que os adolescentes que ingeriram café da manhã regularmente ingeriram uma menor percentagem do total de calorias de gordura saturada e se alimentaram com mais fibras e carboidratos do que aqueles que evitaram a primeira refeição do dia. Ao longo do tempo, os cientistas descobriram que adolescentes que regularmente se alimentavam no café da manhã tendiam a ganhar menos peso e tinha um menor índice de massa corporal (IMC).
Os resultados sugerem que incentivar as crianças e adolescentes tomar o café da manhã e a diminuir o tempo de TV são formas importantes de lutar contra a obesidade na adolescência.
Segundo os autores, embora adolescentes possam pensar que evitar o café da manhã possa ser uma boa maneira de economizar calorias, as conclusões sugerem o oposto. Comer uma refeição saudável pode ajudar a evitar o excesso de alimentação dos adolescentes no fim do dia.
Fonte: Pediatrics, March 2008; vol 121

segunda-feira, 10 de março de 2008

Adoçante: Mocinho ou vilão?

Uma pesquisa da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, concluiu que a sacarina, um tipo de adoçante, pode levar ao aumento de peso em ratos. O estudo foi divulgado por uma revista científica chamada "Behavioral Neuroscience" e reacendeu a velha polêmica em relação ao consumo de adoçantes.
No Brasil, Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres Diet e Light (Abiad) se pronunciou contra o estudo. "O adoçante é seguramente um dos produtos mais estudados e pesquisados na indústria e há muitos anos", afirma o presidente da entidade. Ele reitera que o uso dos produtos no país está respaldado legalmente e é fiscalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A legislação brasileira divide os adoçantes (ou edulcorantes) em artificiais e naturais e estabelece limites máximos para o consumo de cada um deles. A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina o consumo para os tipos mais conhecidos no mercado.
O valor diário de consumo permitido para cada substância deve ser multiplicado pelo peso do indivíduo. No caso da sacarina (citada na pesquisa), são consideradas limite 5 mg/kg, ou seja, uma pessoa com 55 quilos poderá ingerir, diariamente, 275 miligramas de sacarina.
Segundo o endocrinoligista Marcio Mancini presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), diz que “não podemos tirar uma conclusão baseada na pesquisa”.
O presidente da Abeso complementa dizendo que existe muito mito em torno do consumo de adoçante. "O único adoçante que tem uma dose máxima fácil de ser atingida é o ciclamato, que vem sendo retirado sistematicamente do mercado".Já em relação ao aspartame e à sacarina, as doses permitidas são muito elevadas. "Seriam necessárias dezenas de latas de refrigerante por dia para ter problema", garante. Ele acrescenta que os adoçantes naturais, como a estévia e a sucralose são seguros, mas ainda há necessidade de continuar os estudos.
O indicado é ter prudência na hora de consumir adoçantes , produtos light/diet e respeitar as doses recomendadas pela OMS conforme tabela abaixo.

Nome do Adoçante..........Limite
Sacarina...........................05 mg/Kg
Acessulfame-K.................15 mg/Kg
Aspartame.......................40 mg/Kg
Ciclamato........................11 mg/Kg
Frutose............................não existe limite
Estévia.............................5,5 mg/Kg
Sucralose..........................15 mg/Kg
Xylitol, Manitol, Sorbitol.15 mg/Kg
Alitame..............................01 mg/Kg
Glocosídeos de Estevio....02 mg/Kgl
Neotame............................02 mg/Kg(ainda não aprovado no Brasil)



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Alimentação saudável reduz o risco de câncer de próstata

Um estudo divulgado no American Journal of Epidemiology apontou que uma dieta rica em vegetais e em carnes magras e pobre em gorduras diminui o risco de hiperplasia benigna da próstata.
Foram analisados 4.770 homens com mais de 55 anos, dos quais 876 desenvolveram a doença. Pesquisadores do Centro Hutchinson de Pesquisa sobre Câncer, nos EUA, apuraram que a alimentação com alto teor de gorduras aumenta o risco em 31% e o consumo de carne vermelha, em 38%. Já a ingestão de quatro ou mais porções de legumes e verduras diminui a incidência em 32% .
Os mecanismos de redução dos riscos não são conhecidos, mas, segundo o estudo, há evidências de que gorduras de vários tipos aumentam a resposta inflamatória do organismo, enquanto as verduras, diminuem a circulação dos hormônios estrógenos e andrógeno.

Consumo de refrigerante e artrite

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e canadenses e publicada na revista British Medical Journal, sugere que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota – uma doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda. Segundo o estudo, homens que tomam dois ou mais copos de refrigerante por dia têm 85% mais chances de desenvolver a enfermidade do que os que tomam menos de um copo. Os pesquisadores afirmaram que o aumento de casos de gota nos Estados Unidos havia coincidido com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes. Para averiguar se os dois fatos estariam relacionados, os especialistas pesquisaram, durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária dos 40 anos, sem histórico de gota. Eles aplicaram questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além de sucos de frutas. Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença.
Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram de cinco a seis copos de refrigerantes por semana.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A vitamina do sol na prevenção de doenças

A revista Scientific American publicou no mês passado a pesquisa realizada na McGill University, nos Estados Unidos, sobre as atividades moleculares da vitamina D nas células humanas.
Os pesquisadores Luz Tavera Mendoza e John White desvendaram aspectos do papel desta vitamina na prevenção do câncer e, junto com seus colaboradores, descobriram que a vitamina D regula certos genes envolvidos nas respostas da célula a micróbios invasores.
Os dois pesquisadores após testemunharem a ação protetora da vitamina D em laboratório, passaram a tomar suplementos em certos períodos do ano, quando os raios solares são muito fracos nas cidades ao norte, onde moram, a fim de produzir a quantidade adequada na pele.
A vitamina D está presente naturalmente em alguns alimentos como: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, cavala, salmão, cogumelo shitake. Além disso, a vitamina D é adicionada a certos produtos “fortificados”.
A concentração saudável de vitamina D pode ser sintetizada pela pele com uma exposição solar que produza um leve rosado sobre ela , isso corresponde a 15 minutos de banho de sol.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Como viver até os 100 anos?

Um estilo de vida saudável durante os primeiros anos da idade madura - incluindo controle de peso, exercícios regulares e não fumar - é um fator fortemente associado a uma maior probabilidade de viver até os 90 anos, de acordo com estudo publicado nesta segunda-feira (11/2) na revista "Archives of Internal Medicine".
A equipe de Laurel Yates, do Hospital da Mulher de Brigham, em Boston, nos Estados Unidos, avaliou um grupo de 2.357 homens, cuja participação começou entre 1981 e 1984. Os voluntários, com idade média de 72 anos, forneceram informações sobre variáveis demográficas e de saúde, incluindo peso, altura, pressão sangüínea, níveis de colesterol e freqüência de atividades físicas.
A pesquisa estima que um homem de 70 anos que não fuma e tem pressão sangüínea e peso normais, não tem diabetes e se exercita de duas a quatro vezes por semana tem uma probabilidade de 54% de viver até os 90 anos.
Entretanto, com fatores adversos, a probabilidade de viver até essa idade se reduz nas seguintes proporções:
* Estilo de vida sedentário: 44%
* Hipertensão (pressão alta): 36%
* Obesidade: 26%
* Tabagismo: 22%
* Três fatores reunidos, como sedentarismo, obesidade e diabetes: 14%
* Cinco fatores somados: 4%

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ômega 3 pode prevenir Alzheimer


Uma pesquisa realizada na escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, aponta que o ácido docosahexanóico (DHA), ou ômega 3, é um agente eficiente na prevenção do desenvolvimento do Alzheimer.
O estudo, que será publicado no Journal of Neuroscience, verificou que o DHA, encontrado no óleo de peixe com alto teor de gordura e de águas geladas, aumenta a produção de uma proteína observada em níveis reduzidos em portadores da doença, a LR11, conhecida pela capacidade de destruir outra proteína, que forma as placas amilóides.
Segundo o cientista Greg Cole, mesmo pequenas doses de DHA aumentam os níveis de LR11 em neurônios de ratos, enquanto o DHA ingerido por dieta aumentou os níveis da proteína em cérebros de ratos mais velhos alterados geneticamente para desenvolver a doença.
Para mostrar que os benefícios da substância encontrada no óleo de peixe não estava limitada a células de outros animais que não o homem, os cientistas também confirmaram o impacto direto do DHA em células neuronais humanas em cultura.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Água de coco : hidratação e beleza

O soro do fruto do coco verde (cocus nucifera) é conhecido por suas propriedades hidratantes e remineralizadoras. De fato, a água do coco possui uma elevada concentração de potássio e magnésio, além de conter diversos minerais essenciais como zinco, fósforo, enxofre, manganês e silício. O delicado balanço do soro ainda inclui açúcares, aminoácidos essenciais, fatores de crescimento celular e polissacarídeos hidratantes.
Todos esses elementos proporcionam hidratação ao organismo e equilibram a barreira natural de defesa da pele, mantendo a pele hidratada e protegida da ação do vento, do frio, ar condicionado, radiação solar, entre outras.
Além disso, a aplicação tópica da água de coco verde proporciona refrescância e hidratação imediatas, propiciando que a pele recupere vitalidade, frescor e energia, deixando-a protegida contra as variações ambientais.