O verão está chegando e os cuidados com o corpo se intensificam. As vitaminas( A,B, C ,E )e os minerais (selênio,cobre, zinco) presentes principalmente em frutas e vegetais de cor amarelo, alaranjado e vermelho já são substâncias consagradas para a pele, no entanto, os especialistas apontam para outros nutrientes que podem ter efeitos notáveis sobre a saúde e aparência da pele .
Dentre eles podemos citar:
-Silício orgânico – é um nutriente estrutural das macromoléculas da pele que protege a integridade das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela elasticidade dos tecidos.Ele previne a flacidez e os danos causados pelos radicais livres. O silício pode ser encontrado na forma de comprimidos.
- Ácidos graxos essenciais – representam a melhor opção para pessoas com pele ressecada e com propensão à inflamação. Estas substâncias ajudam a formar uma barreira natural na pele, protegendo-a contra secreções sebáceas irritantes. Um dos ácidos graxos principais é o ômega-3, encontrado em peixes de águas frias (p.ex.: salmão, sardinha), linhaça , óleo de girassol e também em cápsulas de óleo de peixe ou óleo de linhaça.
- Ácido Alfa-Lipóico – é um poderoso antioxidante, centenas de vezes mais forte que a vitamina C ou E e capaz de penetrar profundamente na pele, neutralizando os danos causados pelos radicais livres e potencializando a ação de outras vitaminas rejuvenescedoras da pele. O ácido alfa-lipóico pode ser encontrado na forma de suplementos ou cremes.
- DMAE (Dimetilaminoetanol) é outro antioxidante potente, capaz de consumir radicais livres e estabilizar as membranas nas células cutâneas, reduzindo o efeito nocivo da radiação solar e da poluição sobre a pele. Pesquisas sugerem ainda que o DMAE seja capaz de evitar a formação de Lipofucsina, o pigmento amarronzado que se torna a base das manchas de envelhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário