Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária) desenvolveram uma bebida instantânea a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar para pessoas com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose ou que são vegetarianos.
Foram testados 18 formulações até chegar a uma bebida nutritiva feita a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar. Basta tirar do saquinho e adicionar água quente ou fria. Além do sabor, a bebida mista contém compostos bioativos como isoflavonas da soja que vêm sendo relacionadas à benefícios em relação a diversas doenças, tais como alguns tipos de câncer, osteoporose e sintomas da menopausa, bem como os ácidos clorogênicos do café, que também tem sido relacionados à saúde principalmente à sua capacidade antioxidante.
De acordo com a pesquisadora Ilana Felberg, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a opção pela soja como um dos ingredientes se deve ao fato que no mercado ainda são poucas as opções para pessoas com intolerância à lactose ou que tenham por opção consumir alimentos de origem 100% vegetais.
O produto, no entanto, não é recomendado a diabéticos -a bebida possui açúcar na sua composição. Pessoas com problemas de gastrite ou que tenham insônia também devem evitar a bebida, segundo a pesquisadora.
Fonte: www.embrapa.br