A partir de maio a nova recomendação de consumo diário de vitamina D para crianças e adolescentes, será publicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O valor salta de 200 UI (unidades internacionais) para 400 UI por dia, seguindo as novas orientações da Academia Americana de Pediatria, publicadas em março deste ano.
Nos Estados Unidos, as novas diretrizes recomendam o consumo de 400 UI para crianças de até 18 meses e de 600 UI para as mais velhas, independentemente da exposição solar.
A recomendação para consumo de cálcio continua a mesma, ou seja, de 1 a 3 anos = 700 mg de cálcio e de 4 a 8 anos= 1 g de cálcio.
O consumo de vitamina D é importante porque, junto com o cálcio, ela atua no processo de ossificação. Quando está em falta, pode provocar raquitismo, alterações no crescimento e nos ossos, além de reduzir a imunidade. Em quantidades ideais, diminui o risco de osteoporose na fase adulta.
O sol é a nossa mais poderosa fonte de vitamina D, que é produzida na pele em resposta aos raios UV. Cerca de 20 minutos de exposição no verão, irá produzir em torno de 10.000 unidades internacionais (UI) em uma pessoa de pele clara, segundo Vieth, professor da Universidade de Toronto - Canadá.
Um estudo norueguês pioneiro publicado em Cancer Causes and Controls em 2007, mostra que níveis mais altos de vitamina D estão relacionados a redução das taxas de mortalidade de câncer de mama, cólon e próstata .
No caso de adultos, as novas diretrizes do Instituto de Osteoporose Canadense recomendam a ingestão de suplementos diários de 400 a 1000 UI para indivíduos com idade inferior a 50 anos sem osteoporose ou doenças que afetam a absorção da vitamina D. Para indivíduos com mais de 50 anos, os suplementos entre 800 e 2000 UI, são recomendados.
O cálculo de consumo de vitamina D, no Brasil, é feito em microgramas (mcg). Cada UI equivale a 40 mcg.
Lembrei e muitos devem lembrar que na infância e adolescência era comum tomar um líquido cujo rótulo havia um homem carregando um peixe nas costas. Este suplemento é óleo de figado de bacalhau, excelente fonte de vitamina D.
Alguns alimentos também são fontes de vitamina D:
*13,5 g de óleo de figado de bacalhau tem 34 mcg ou 1360UI
*100 g de salmão têm 11,83 mcg ou 473,2 UI
*100 de de ostras cruas tem 08 mcg ou 320 UI
* 01 gema do ovo tem 2,08 mcg ou 83,2 UI
* 100 g de carnes( frango,porco, vísceras) tem 0,30 mcg ou 12 UI
Fonte: Biodisponibildade de nutrientes - Silvia Cozzolino
Lembrei e muitos devem lembrar que na infância e adolescência era comum tomar um líquido cujo rótulo havia um homem carregando um peixe nas costas. Este suplemento é óleo de figado de bacalhau, excelente fonte de vitamina D.