quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Alimentação saudável reduz o risco de câncer de próstata

Um estudo divulgado no American Journal of Epidemiology apontou que uma dieta rica em vegetais e em carnes magras e pobre em gorduras diminui o risco de hiperplasia benigna da próstata.
Foram analisados 4.770 homens com mais de 55 anos, dos quais 876 desenvolveram a doença. Pesquisadores do Centro Hutchinson de Pesquisa sobre Câncer, nos EUA, apuraram que a alimentação com alto teor de gorduras aumenta o risco em 31% e o consumo de carne vermelha, em 38%. Já a ingestão de quatro ou mais porções de legumes e verduras diminui a incidência em 32% .
Os mecanismos de redução dos riscos não são conhecidos, mas, segundo o estudo, há evidências de que gorduras de vários tipos aumentam a resposta inflamatória do organismo, enquanto as verduras, diminuem a circulação dos hormônios estrógenos e andrógeno.

Consumo de refrigerante e artrite

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e canadenses e publicada na revista British Medical Journal, sugere que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota – uma doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda. Segundo o estudo, homens que tomam dois ou mais copos de refrigerante por dia têm 85% mais chances de desenvolver a enfermidade do que os que tomam menos de um copo. Os pesquisadores afirmaram que o aumento de casos de gota nos Estados Unidos havia coincidido com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes. Para averiguar se os dois fatos estariam relacionados, os especialistas pesquisaram, durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária dos 40 anos, sem histórico de gota. Eles aplicaram questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além de sucos de frutas. Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença.
Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram de cinco a seis copos de refrigerantes por semana.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A vitamina do sol na prevenção de doenças

A revista Scientific American publicou no mês passado a pesquisa realizada na McGill University, nos Estados Unidos, sobre as atividades moleculares da vitamina D nas células humanas.
Os pesquisadores Luz Tavera Mendoza e John White desvendaram aspectos do papel desta vitamina na prevenção do câncer e, junto com seus colaboradores, descobriram que a vitamina D regula certos genes envolvidos nas respostas da célula a micróbios invasores.
Os dois pesquisadores após testemunharem a ação protetora da vitamina D em laboratório, passaram a tomar suplementos em certos períodos do ano, quando os raios solares são muito fracos nas cidades ao norte, onde moram, a fim de produzir a quantidade adequada na pele.
A vitamina D está presente naturalmente em alguns alimentos como: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, cavala, salmão, cogumelo shitake. Além disso, a vitamina D é adicionada a certos produtos “fortificados”.
A concentração saudável de vitamina D pode ser sintetizada pela pele com uma exposição solar que produza um leve rosado sobre ela , isso corresponde a 15 minutos de banho de sol.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Como viver até os 100 anos?

Um estilo de vida saudável durante os primeiros anos da idade madura - incluindo controle de peso, exercícios regulares e não fumar - é um fator fortemente associado a uma maior probabilidade de viver até os 90 anos, de acordo com estudo publicado nesta segunda-feira (11/2) na revista "Archives of Internal Medicine".
A equipe de Laurel Yates, do Hospital da Mulher de Brigham, em Boston, nos Estados Unidos, avaliou um grupo de 2.357 homens, cuja participação começou entre 1981 e 1984. Os voluntários, com idade média de 72 anos, forneceram informações sobre variáveis demográficas e de saúde, incluindo peso, altura, pressão sangüínea, níveis de colesterol e freqüência de atividades físicas.
A pesquisa estima que um homem de 70 anos que não fuma e tem pressão sangüínea e peso normais, não tem diabetes e se exercita de duas a quatro vezes por semana tem uma probabilidade de 54% de viver até os 90 anos.
Entretanto, com fatores adversos, a probabilidade de viver até essa idade se reduz nas seguintes proporções:
* Estilo de vida sedentário: 44%
* Hipertensão (pressão alta): 36%
* Obesidade: 26%
* Tabagismo: 22%
* Três fatores reunidos, como sedentarismo, obesidade e diabetes: 14%
* Cinco fatores somados: 4%

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ômega 3 pode prevenir Alzheimer


Uma pesquisa realizada na escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, aponta que o ácido docosahexanóico (DHA), ou ômega 3, é um agente eficiente na prevenção do desenvolvimento do Alzheimer.
O estudo, que será publicado no Journal of Neuroscience, verificou que o DHA, encontrado no óleo de peixe com alto teor de gordura e de águas geladas, aumenta a produção de uma proteína observada em níveis reduzidos em portadores da doença, a LR11, conhecida pela capacidade de destruir outra proteína, que forma as placas amilóides.
Segundo o cientista Greg Cole, mesmo pequenas doses de DHA aumentam os níveis de LR11 em neurônios de ratos, enquanto o DHA ingerido por dieta aumentou os níveis da proteína em cérebros de ratos mais velhos alterados geneticamente para desenvolver a doença.
Para mostrar que os benefícios da substância encontrada no óleo de peixe não estava limitada a células de outros animais que não o homem, os cientistas também confirmaram o impacto direto do DHA em células neuronais humanas em cultura.