quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bebidas sem lactose

 BioV é uma bebida  que traz todos os benefícios do arroz e da aveia orgânicos prontos para beber. É mais uma opção para intolerantes à lactose , alérgicos à proteína do leite e para quem deseja alimentos mais leves.
O BioV está disponível nas versões líquidas de Arroz Original, Arroz com Amêndoas / Aveia  e agora também na versão pó de Arroz Original.

 Achei  interessante a apresentação em pó pela praticidade . O produto é a base de arroz orgânico adicionado de cálcio, é isento de  lactose e de glúten, com acréscimo da fibra solúvel inulina ( prebiótico importante ao intestino) e  sem adição de açúcares, contendo apenas os açúcares próprios dos ingredientes. BioV Arroz+Ca em pó  rende  2 litros e é de fácil diluição.
A bebida pode ser consumida  pura ou misturada com frutas, mel, cereais, cacau em pó ou no preparo de sobremesas, bolos entre outros. Experimente!!www.jasmine.com.br

A batata yacon na alimentação

A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma raiz tuberosa originária da Cordilheira dos Andes, consumida pelos incas há milhares de anos.Ela apresenta elevado teor de água, reduzido valor energético e costuma ser comparada a frutas como maçã e pêra, devido ao gosto doce e polpa crocante.
 O yacon tem como principal carboidrato de reserva o frutooligossacarídeo (FOS), um frutano do tipo inulina, com ligações do tipo  β, considerado como fibra solúvel devido a sua estrutura química ser um polímero de frutose com uma glicose em sua extremidade.
O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E não possui grande quantidade de lipídios (gordura).
Os benefícios deste tubérculo estão na regulação do intestino , pelo aumento no crescimento e na atividade das bactérias intestinais, prevenindo várias doenças intestinais e reduzindo a absorção de glicose pelo organismo, controlando assim a glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção do diabetes.
Por aumentar a sensação de saciedade, pode ser utilizada por pessoas que possuem objetivo de emagrecimento. Pouco calórica, possui fibras que fazem com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome novamente.
A batata yacon deve ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos, salada de frutas e outras receitas. Também encontramos  o yacon em pó, que pode ser usado para adoçar bebidas em geral, sucos, leite, bolos, chá e salada de frutas, etc.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O poder viciante do glúten

 No Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo sem Glúten (COINE) de 2014, a nutróloga e médica Elizabeth Ayoub abordou um assunto que intriga a muitos : " a grande necessidade de comer farináceos".
" Eu percebia que alguns pacientes tinham certas compulsões alimentares, e resolvi investigar" diz  Elizabeth.
Ela  explica  que, para o organismo, estar frente a frente com uma fera (tigre,leão); ou ingerir um alimento que possui propriedades inflamatórias, como o glúten; ou mesmo se sentir excessivamente pressionado por qualquer problema cotidiano, não faz diferença. O corpo encara ambas as situações como perigos iminentes e se prepara para fugir ou lutar, liberando adrenalina. 
Como a rotina das pessoas geralmente é estressante, é provável que muitas pessoas tenham a digestão prejudicada, favorecendo a produção desses opióides, ou seja, alguns alimentos como leite, trigo, ovos, café e soja produzem, por meio da digestão, peptídeos semelhantes ao ópio e esses alimentos passam pela digestão enzimática, que se estiver prejudicada, aumenta a chance de produção desses peptídeos. Isso gera uma busca eterna por prazer e compensação por meio da comida.
Confira no vídeo a explicação sobre o mecanismo viciante desses alimentos.

                                            fonte: youtube

Alguns alimentos que contêm glúten:

Pães, massas, tortas,cucas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha,salgadinhos, alimentos empanados, waffles, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja e outros molhos para saladas. 













sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sabor Umami e Glutamato Monossódico

Umami é a derivação da palavra japonesa umami, cujos ideogramas significam: umai (gostoso) e mi (sabor).Este novo gosto descreve a sensação provocada pelo glutamato, substância decorrente do aminoácido ácido glutâmico e os receptores da língua.
O primeiro contato que temos com o umami é ao nascer, através do leite materno. Várias pesquisas revelam que o bebê nasce com papilas gustativas apenas para o doce e para o umami, os demais gostos são percebidos conforme a criança se desenvolve.
 Algumas pessoas chamam isso do quinto sabor, pois não é distintamente doce, azedo , amargo, salgado.É um sabor único independente e parece melhorar o sabor dos alimentos, tornando outros sabores mais ricos e mais intensos.
O sabor umami aparece naturalmente em alimentos como tomates, carne de porco, camarão, cogumelos, queijos, milho, brócolis, aspargos e outros.
A descoberta do umami foi inicialmente em 1908 pelo  pesquisador Kikunae Ikeda da Universidade Imperial de Tóquio. Ikeda estava pesquisando o sabor único do caldo de algas quando  isolou um composto distinto que ele identificou como meio-salgado, uma vez que não se encaixava com os outros quatro gostos básicos conhecidos. Em última análise, ele conseguiu separar um pó branco como uma estrutura cristalina, o que veio a ser conhecido como  glutamato monossódico . A indústria aproveitou esta descoberta para incorporá-lo nos produtos alimentícios  e aguçar o paladar do consumidor.

O glutamato monossódico é um dos aditivos mais usados atualmente.Este composto trata-se do sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido não–essencial amplamente encontrado na natureza e utilizado como realçador de sabor, capaz de oferecer um gosto diferenciado aos alimentos.

O glutamato é considerado uma excitotoxina, pois ele superestimula as células nervosas, e, é fisiologicamente utilizado como neurotransmissor. O consumo diário ou frequente desta substância encontrada cada dia mais facilmente, tem sido associado à certas doenças como dificuldade de aprendizado, hiperatividade, enxaquecas, alergias, alteração no peso e problemas digestivos mais graves.
Cuidado com alimentos prontos congelados,caldos e temperos  industrializados, sopas  e massas instantâneas, embutidos,biscoitos recheados, salgadinhos, bebidas em embalagem tetra pak , etc.
Também preste atenção pois o glutamato monossódico muitas vezes é encontrado nas embalagens sob outra denominação : ácido glutâmico, proteína vegetal hidrolisada, proteína hidrolisada, extrato de proteína vegetal, caseinato de sódio, caseinato de cálcio, extrato de levedura, proteína texturizada e muitas outras.
 Por isso, vale a pena criar o hábito de ler o rótulo dos produtos, assim poderemos identificar e passar a conhecer não só este aditivo, propiciando ao consumidot fazer escolhas mais saudáveis.

Use e abuse dos temperos naturais encontrados  na horta  e alimentos orgânicos.