sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Brasil consome 14 agrotóxicos proibidos no mundo

O Brasil é maior importador de agrotóxicos do planeta.
 O professor Wanderlei Pignati, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT),desenvolveu estudo e apontou que os brasileiros consomem 14 agrotóxicos proibidos no mundo. O Especialista indica que pelo menos 30% de 20 alimentos analisados não poderiam estar na mesa do brasileiro. 

Em 2013 foram consumidos um bilhão de litros de agrotóxicos no País , uma cota per capita de em média  5 litros por habitante e movimento de cerca de R$ 8 bilhões no ascendente mercado dos venenos.
Na lista dos proibidos em outros países estão ainda em uso no Brasil o Tricolfon, Cihexatina, Abamectina, Acefato, Carbofuran, Forato, Fosmete, Lactofen, Parationa Metílica e Thiram.

Não há um único brasileiro que não esteja consumindo agrotóxico. Somos mercado de escoamento do veneno recusado pelo resto do mundo”, diz o médico Guilherme Franco Netto, assessor de saúde ambiental da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
O filme “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, integra um conjunto de materiais elaborados pela Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, empreendimento lançado por inúmeras  entidades ligadas ao assunto, organizações da área da saúde e grupos de pesquisadores.

A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário distorcido.
Assista o vídeo. 

Como você seleciona seus alimentos?