terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação


No  Dia Mundial da Alimentação, celebrado sempre  no dia 16 de outubro, mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome. A data é comemorada há 27 anos e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
 Em 2012 o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação, é "Cooperativas Agrícolas". Com isso, a FAO quer desencadear uma reflexão sobre o quadro atual da ação das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza.
A segurança no preparo e na compra dos alimentos é requisito fundamental para uma alimentação adequada.

Preste Atenção:

RÓTULOS - LEIA ATENTAMENTE
Para você que necessita cuidados especiais na alimentação, é muito importante prestar atenção às informações constantes do rótulo do produto que pretende adquirir.Torne isto um hábito.

- NOME DO PRODUTO: é a primeira indicação de que o produto é apropriado ou não à sua alimentação.

- LISTA DE INGREDIENTES: leia atentamente os ingredientes que compõem o alimento.Se você é celíaco, verifique a existência de trigo, centeio, cevada,  aveia, malte. Os alimentos que contenham estes ingredientes devem, obrigatoriamente, apresentar a advertência “CONTÉM GLÚTEN” em destaque.  Mesmo que o rótulo traga a informação “não contém glúten” dê uma avaliada na lista de ingredientes para certificar-se de que pode consumi-lo.Se você é diabético, confira a existência de açúcares e ingredientes que possam contê-lo.Saiba que os alimentos para dietas com restrição de nutrientes, em especial para restrição de carboidratos, devem especificar a presença de mono e ou dissacarídeos existentes no alimento através da expressão “Diabéticos: contém .. (sacarose, frutose, glicose – conforme o caso)”. Esta informação deve estar no rótulo em destaque e em negrito.

- TABELA NUTRICIONAL:verifique a porção do alimento avaliada e sua composição nutricional. Se, por exemplo, você necessita controlar o  sódio,  confira a quantidade do alimento que está sendo descriminada na tabela como porção.

- DATA DE VALIDADE: não adquira produtos vencidos ou muito próximos de seu vencimento.
- IDENTIFICAÇÃO DO FABRICANTE: não adquira produtos que não tenham a indicação do responsável por sua fabricação.
- SELOS DE GARANTIA: Para produtos de origem animal, só adquira alimentos que contenham o carimbo do SIF – Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e/ ou SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
Para alimentos orgânicos, verifique a existência do selo brasileiro que o identifica como tal. Atualmente, as certificadoras credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são ECOCERT, IBD, IMO e TECPAR.

- PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS:Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde apontam que 45% das contaminações por doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das  nossas casas . Esse tipo de doença, responsável por cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano, está associada principalmente ao manuseio incorreto e à conservação inadequada de alimentos.
O primeiro aspecto que não pode ser esquecido é o da limpeza. É preciso lavar as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, frequentemente, durante todo o processo. Os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte, também devem estar limpos.
Insetos, pragas e outros animais precisam estar longe do local onde o alimento será preparado. Além disso, as bancadas de cozinhas e as tábuas de corte não podem ter rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujeiras.
Separar os alimentos crus dos cozidos para evitar a contaminação cruzada. Isso porque, alimentos crus, especialmente carnes, peixes e seus derivados, podem conter microorganismos  perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos durante sua preparação ou armazenamento.
A temperatura também é fundamental para evitar a contaminação. Um cozimento adequado, a uma temperatura acima de 70ºC, consegue matar quase todos os micróbios presentes nos alimentos. Para ter certeza do cozimento completo, principalmente em carnes bovinas,suínas e de frangos, deve ser verificada a mudança da cor e textura na parte interna do alimento.
É importante  destacar  que em condições ideais, uma única bactéria pode se multiplicar em 130 mil em apenas seis horas.. Por isso, alimentos cozidos não podem ficar por mais de duas horas à temperatura ambiente, os alimentos perecíveis devem ser refrigerados e os cozidos permanecer quentes até o momento de serem servidos.
Por fim,  deve- se conhecer a procedência do alimento que iremos consumir. Nesse quesito, é fundamental verificar se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta condições adequadas de conservação dos alimentos oferecidos, inclusive com presença de termômetro, em refrigeradores, balcões térmicos e congeladores, para controle da temperatura.
 Para garantir uma alimentação mais segura, o consumidor  precisa agregar ao seu dia-a-dia conceitos como limpeza , organização dos ambientes nos quais compra sua comida e a conferência da composição do alimento.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nova opção para intolerantes à lactose


Para quem gosta de novidades ou é intolerante à lactose, chegou no mercado  o queijo cottage LacFree.
O queijo cottage  LacFree é  um alimento com  zero lactose, alto teor de cálcio e proteína, baixas calorias e com  uma redução no sódio (33% de redução em comparação ao tradicional).
De acordo com o presidente da empresa “diversos estudos indicam que grande parte da população brasileira possui algum grau de intolerância à lactose. Entretanto, somente agora as pessoas estão tomando consciência dessas restrições. O mercado possui poucos produtos específicos para essa população e foi pensando nisso que desenvolvemos a linha de produtos LacFree”.
Por enquanto, a linha LacFree pode ser encontrada encontrada em alguns  estados, dentre eles o Rio Grande do Sul.
Acesse o link para saber os pontos de venda :http://www.semlactose.com/wp-content/uploads/2012/10/VERDE-CAMPO-PONTOS-DE-VENDA.pdf