quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os nutrientes que reforçam a imunidade


Estamos quase no inverno.As baixas temperaturas propiciam o aumento de gripes, resfriados e doenças respiratórias, especialmente entre as crianças e idosos. 
Nessa época do ano, como passamos mais tempo em ambientes fechados, o ar que respiramos não se renova com tanta facilidade. Outra característica é o resfriamento do corpo, que acaba servindo como porta de entrada para essas doenças.
A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Vários estudos mostram que a principal via de transmissão dos vírus do resfriado e da gripe é manual, ou seja, a pessoa ao espirrar espalha goticulas em superfícies e minutos depois, outra ao tocar no mesmo lugar e levando  a mão ao nariz ou à boca, o contágio é feito. 
Com isso, passa a ser importante a  lavagem das mãos com frequencia e uma alimentação que reforce o funcionamento do sistema imunológico e amenize a ocorrência destes problemas. 
 As substâncias essenciais  são as vitaminas  A, C, E e os minerais, como zinco e selênio, além dos óleos omega 3.
O zinco contribui diretamente para prevenção e tratamento de doenças comuns no frio, porque se relaciona ao desenvolvimento de células do sistema imune, como os linfócitos. Essas células tem como principal função a identificação de substâncias invasoras, como vírus e bactérias. O zinco está presente em mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, ovos ou em suplementos.
Outro nutriente que tem papel extremamente importante para melhora do sistema imunológico é a vitamina C. Ela inibe a síntese de DNA e RNA de vírus, dificultando sua replicação.As principais fontes deste nutriente incluem acerola, caju, goiaba, manga, mamão, morango, laranja, limão, tangerina, folhas de vegetais crus e tomates.
Já a vitamina E é indispensável. Ela está entre os melhores antioxidantes e dá um reforço extra ao sistema imunológico. Você encontra a vitamina E em alimentos como o gérmen de trigo, arroz, óleo de  milho e girassol, além das nozes, castanhas e em suplementos.
A vitamina A, presente em produtos de origem animal e em vegetais de cor amarelada e folhas verde-escuro, contribue  muito para o bom funcionamento do sistema imunológico e. Os ácidos graxos ômega 3 auxiliam na diminuição da inflamação reforçando as defesas do organismo, estando presente principalmente nos peixes de águas geladas.
Que esses alimentos são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e para prevenção de doenças já está provado. Mas como devemos consumi-los para extrair seus benefícios? O ideal é inclui-los nas refeições e no caso de carências nutricionias,  através de suplementos. A necessidade nutricional varia muito de pessoa para pessoa. Tomar um copo de suco de laranja ao dia,preparado na hora de beber, é recomendado para se obter proteção.
Também condimentos picantes como pimenta, molhos picantes e o alho ajudam a aliviar o congestionamento das vias aéreas.
 É muito importante manter a hidratação em todas as ocasiões, especialmente quando se está debilitado. Abuse dos chás de camomila, hortelã e gengibre.O chá de gengibre é altamente recomendado para os casos de gripe ou resfriado. Para o preparo, basta  aquecer uma xícara de água e assim que ferver desligue o fogo e faça a infusão por 10 minutos com duas colheres de sopa de gengibre fresco ralado. Se preferir, acrescente mel e canela em pó.

Partilhar