quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Utensílios antiaderentes podem diminuir resposta a vacinas e a produção de anticorpos

As vacinas infantis de rotina são um dos pilares na prevenção de doenças.
Compostos perfluorados (PFCs), amplamente utilizados em produtos manufaturados, foram associados com baixa resposta imunológica à vacinação em crianças segundo o estudo realizado por Philippe Grandjean da Escola Harvard de Saúde Pública (HSPH). O estudo foi publicado na edição de 25 de janeiro do Journal of the American Medical Association (JAMA).

Os chamados perfluorados ( sigla em inglês para perfluorinated compounds) costumam ser utilizados nas indústrias de alimentos e têxtil porque repelem gorduras e água. A substância química pode ser encontrada em utensílios de cozinha antiaderentes, revestindo sacos de pipoca para micro-ondas, tapetes e roupas à prova d’água.
Para avaliar seus efeitos, os pesquisadores analisaram 587 crianças nascidas nas Ilhas Faroë, entre a Escócia e a Islândia. As crianças foram testadas para a resposta imune ao tétano e difteria, vacina aplicada em idades de 5 e 7 anos.

PFCs foram medidos no soro materno durante a gravidez e no soro das crianças aos 5 anos para determinar a exposição pré-natal e pós-natal.

Os resultados mostraram que a exposição ao PFC foi associada com respostas mais baixas de anticorpos para imunizações e uma redução na produção de anticorpos em crianças menores em relação aos resultados necessários para fornecer proteção a longo prazo.

Aos 7 anos, os pesquisadores verificaram que a concentração de perfluorados levou a uma queda de 50% na produção de anticorpos.

Os pesquisadores alertam que a exposição diária a estes compostos químicos torna as crianças mais vulneráveis a infecções de maneira geral. Eles explicam que estudos anteriores analisaram o impacto dos perfluorados na resposta imunológica de animais, que também apresentaram diminuição na produção de anticorpos.


Fonte: Harvard University