sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Óleo de coco - utilize corretamente

O óleo ou gordura de coco está na mídia e na boca de inúmeras pessoas que encontraram várias razões para consumi-lo. No entanto, é importante saber o uso correto, sem se deixar levar pelo modismo da ocasião.
O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados, de cadeia média, portanto de fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação, tanto no ambiente quanto no organismo.
O óleo de coco possui os seguintes ácidos graxos, pela ordem de quantidade:
Ácido láurico 44-52%.
Ácido mirístico 13-19%.
Ácido palmítico 7,5-10,5%.
Ácido oléico 5,8%.
Ácido caprílico 5,5-9,5%.
Ácido cáprico 4,5-9,5%.
Ácido linoléico 1,5-2,5%.
Ácido esteárico 1-3%.
Dentre as centenas de trabalhos científicos, hoje sabemos que a gordura de coco extra virgem é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras,fungos e vírus. Cerca de 45% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo, que no corpo humano se transforma em monolaurina, um tipo de gordura capaz de combater inúmeras infecções.
A gordura do coco é resistente e estável nas altas temperaturas, como as utilizadas no preparo de alimentos. Ela se conserva por longos períodos, sem necessidade de refrigeração ou da adição de produtos químicos e é considerado a mais saudável para cozinhar. Não apresenta gordura trans, gerada pelo processo de hidrogenação que está presente, por exemplo, na margarina.
Para usufruir dos benefícios do óleo, é preciso saber escolher. Na hora de ir às compras, certifique-se de que está adquirindo um oléo de origem orgânica e extraído a frio. Dispense os produtos refinados.

Conheça melhor seus benefícios

-Ação antioxidante. O óleo de coco colabora na diminuição de radicais livres e do estresse oxidativo por ser rico em vitamina E. Para ser absorvida, essa vitamina precisa da gordura, ou seja, é uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gordura). Atualmente, sabe-se também que essa vitamina tem importante papel na recuperação do sistema imunológico, aumenta a resistência muscular, controla o colesterol reduzindo o mau colesterol (LDL). Assim, prevenindo tanto doenças cardiovasculares quanto cerebrais.

- Diminui a compulsão por carboidratos, principalmente doces. A gordura de coco abre as membranas das células não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, mas também melhorando sua nutrição, restabelecendo os níveis normais de energia.

- Queima gorduras. O óleo de coco é considerado “termogênica”,ou seja, capaz de gerar calor , queimar calorias e estimular a glândula tireóide, aumentando o metabolismo basal , facilitando a perda de peso.
É importante lembrar que o emagrecimento envolve diversos fatores( alimentação correta, atividade física, equilíbrio de nutrientes ).Por isso, a utilização desse óleo deve ser indicada e quantificada por um profissional que faça a orientação adequada.

- Melhora a imunidade. A gordura presente no coco tem a maior concentração de ácido láurico entre todas as gorduras vegetais. Esse é o mesmo ácido graxo do leite materno.

- Ajuda no trânsito intestinal.Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. O uso do óleo de coco não afeta as bactérias benéficas da flora intestinal. Ele protege e favorece o equilíbrio da flora intestinal,novamente, graças ao ácido láurico que auxilia a eliminar as bactérias patogênicas .

Confira uma receita com gordura de coco:


Farofa de pão integral

Ingredientes
4 colheres de sopa de gordura de coco extra virgem
1 colher de sopa de cebola ralada
6 fatias de pão integral sem casca moídas
4 colheres de sopa de coco em flocos ou 6 azeitonas picadas
1 colher de ervas frescas picadas( salsa, tomilho, orégano,cebolinha)
pimenta e sal agosto

Preparo:

Numa frigideira, aqueça a gordura de coco e doure a cebola. Junte o pão,o coco ou as azeitonas, sempre mexendo, até ficar crocante. Tempere a gosto , misture as ervas e sirva.