terça-feira, 4 de outubro de 2011

Anvisa proíbe três emagrecedores

A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu nesta terça-feira (4/10) pela retirada dos medicamentos inibidores de apetite do tipo anfetamínico do mercado. De acordo com a decisão dos diretores, os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona terão seus registros cancelados, ficando proibida a sua produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos.
No processo de 643 páginas, elaborado ao longo dos últimos oito meses, os técnicos da Anvisa reuniram todos os dados disponíveis de estudos sobre os medicamentos do tipo anfetamínico e a sibutramina.
O relatório apresentado durante a reunião mostra que o uso dos anfetamínicos está  baseado na prática clínica , que é o tipo de evidência menos consistente e menos segura segundo os padrões atuais para registro de medicamentos. O texto informa ainda que há evidências de eventos adversos graves, que associadas à ausência de dados confiáveis de segurança justificaram a decisão dos diretores.
Em relação à sibutramina, a decisão da diretoria da Anvisa, foi de manter o medicamento no mercado com a inclusão de novas exigências e mais restrições para o uso do produto.
No Brasil, a venda e o uso da sibutramina já eram restritos desde 2010, quando o remédio foi incluído na lista de medicamentos "B2", que necessitam de receitas especiais para serem solicitados pelos médicos. Agora, a partir da decisão desta terça, médicos e pacientes terão também que assinar um termo de compromisso ao prescrever ou utilizar a substância.O termo especifica que o médico esclareceu ao paciente sobre os riscos da utilização da sibutramina. 
E ainda, de acordo com o relatório, a Anvisa recomenda que a utilização da sibutramina seja suspensa caso o paciente não responda ao tratamento no período de quatro semanas.
 Na Europa,a venda de remédios para emagrecer com sibutramina foi proibida  pela agência reguladora desde o início de 2010. A entidade alegou, que trabalhos científicos apontavam o aumento do risco de problemas cardiovasculares em pacientes que usaram a sibutramina.
Conhecido como Scout, o estudo que levou a agência reguladora europeia a banir o medicamento contou com 9 mil pacientes obesos, monitorados durante 5 anos - parte deles recebeu sibutramina e outra parte tomou uma medicação sem efeito (placebo). Todos os integrantes da pesquisa passaram por dieta e praticavam exercícios físicos.
No caso dos Estados Unidos, a agência reguladora de alimentos (FDA, na sigla em inglês) também recomendou o fim do uso do medicamento. Com isso, a empresa responsável pela venda da sibutramina, retirou o produto do mercado. Canadá e Austrália também são países onde o comércio da droga é vetado.
Qual será o rumo do Brasil?

fonte: Anvisa







Como ler rótulos de alimentos

Os rótulos são elementos de comunicação entre os produtos e os consumidores.Uma leitura atenta de rótulos dos alimentos resulta em escolhas alimentares mais objetivas, conscientes e de maior qualidade. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos.
Para quem é intolerante ou alérgico a um ou mais alimentos, a leitura de rótulos passa a ser parte da sua rotina. Mas essa pode ser uma tarefa exaustiva e angustiante se você não conhece o nome de ingredientes e sua origem.
Listas prontas com nomes e marcas de produtos, podem ser pouco útil e até por em risco a saúde de pessoas com alergia ou intolerância. Isso porque não existe controle no Brasil sobre a mudança na composição de produtos. Por exemplo: um pão que hoje não leva leite em sua composição, amanhã sua fórmula pode ser modificada e passar a conter leite, sem nenhum aviso prévio ao consumidor. Por isso, aprender a ler rótulos de produtos é a forma mais segura de saber o que você está comendo ou oferecendo a sua família.

Dicas importantes

1. COMPRE UMA LUPA pequena e leve-a sempre que fizer suas compras. Muitos rótulos são pequenos demais para serem lidos a olho nu. A lupa vai ajudar você a ler os ingredientes com mais facilidade e rapidez.

2. PODE CONTER … – Não há uma regulamentação que exija do fabricante que ele informe se seu produto sofreu uma contaminação cruzada ou não. Em muitos casos, alguns fabricantes utilizam esta informação como uma forma de se salvaguardarem. Em outras palavras, eles querem dizer: “este produto foi fabricado em um maquinário compartilhado com outros produtos que contêm ingredientes alérgenos e nós não sabemos ao certo se nosso produto realmente contém traços de alérgenos ou não. Se você for alérgico, é melhor não consumir nosso produto.”

3. TRAÇOS DE LEITE, SOJA, OVOS, ETC – Para quem possui uma alergia severa a algum alimento, todo o cuidado é pouco. Além de ler o rótulo do alimento para certificar-se de que não há o ingrediente causador da alergia, também é necessário entrar em contato com o SAC do fabricante para confirmar se o produto pode conter traços do ingrediente alérgeno.

4. USE AS REDES SOCIAIS para sugerir mudanças nos rótulos dos produtos. Hoje, apenas a informação “CONTÉM / NÃO CONTÉM GLÚTEN” é obrigatória por lei. Mas nada impede que fabricantes adicionem informações como CONTÉM PROTEÍNA LÁCTEA, LACTOSE, SOJA, OVO, NOZES e outros alérgenos. Ao usar as redes sociais dos fabricantes para fazer essas sugestões, você pode estimular outros consumidores que também têm a mesma necessidade a fazer o mesmo. Com isso, as empresas podem perceber a importância de uma rotulagem mais informativa e segura.

5. SEM LACTOSE nem sempre significa sem proteínas do leite!!! É fundamental que esta diferença seja feita para não correr o risco de consumir um alimento errado. Um exemplo são iogurtes e queijos elaborados com leite animal. Eles podem ser sem lactose, mas certamente não serão livres de proteínas do leite! Se o seu problema é a proteína do leite, é este ingrediente que você deve evitar!

7. LEIA O RÓTULO DE PRODUTOS SEMPRE, mesmo aqueles que você já está acostumado a comprar. Não existe regulamentação que exija do fabricante uma notificação oficial sobre uma mudança na composição do produto. Observe principalmente se embalagem estiver diferente. Junto com a mudança no estilo e nas cores da embalagem, pode ter havido uma mudança na composição do produto.

8. BAIXE os cartões elaborados pelo Semlactose para dietas livres de proteínas do leite e dietas livres de lactose, recorte-os e leve-os ao supermercado para ajudar você na hora das compras. Faça uma cópia para entregar à escola do seu filho assim como para outras pessoas da família.

http://www.semlactose.com/wp-content/uploads/2011/10/Como-ler-rotulos-ALPV.pdf
http://www.semlactose.com/wp-content/uploads/2011/10/como-ler-rótulos-IL1.pdf