quarta-feira, 25 de maio de 2011

Longevidade e telômeros longos

Um teste sanguíneo que aponta o quanto uma pessoa irá viver estará disponível ainda neste ano na Grã-Bretanha. 
A cientista Maria Blasco, do Centro Espanhol de Pesquisas do Câncer, descobriu e desenvolveu um teste realizado pelo sangue que torna possível determinar nossa longevidade através dos nossos cromossomos.
Pela pesquisa, nosso tempo de vida corresponderia ao tamanho das pontas na extremidade dos cromossomos, chamadas de telômeros. Essas estruturas são vistas como um marcador do envelhecimento biológico, um indicativo de saúde e um previsor da longevidade das células.
Existem estudos mostrando a existência de uma relação entre o comprimento dos telômeros e o estilo de vida da pessoa. Por exemplo, pessoas que têm maiores níveis de estresse têm telômeros mais curtos. A análise do comprimento dessa estrutura é a melhor forma de medição genética, estilo de vida e de exposição a fatores ambientais.
Saber se os nossos telômeros são de comprimento normal ou não para uma idade determinada  dará uma indicação do nosso status de saúde e da nossa idade fisiológica antes mesmo de doenças aparecerem, explica a pesquisadora.
Se os resultados dos exames mostrarem telômeros curtos, a pessoa terá a chance de iniciar projetos preventivos, melhorias no estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis.
O teste se tornará comum dentro de cinco a dez anos. Ele é rápido e foi elogiado pelos cientistas, sendo uma ferramenta para a estimativa de vida, e não uma garantia do tempo que a pessoa vai viver.

CUIDE DA SUA LONGEVIDADE
A expectativa de vida do brasileiro cresceu pouco mais de 3 meses entre 2008 e 2009, passando para 73,17 anos, segundo o IBGE.
As mulheres continuam vivendo mais que os homens e têm esperança de vida ao nascer de 77 anos, ao passo que os homens têm uma expectativa de vida de 69,4 anos.
Se contamos com maior expectativa de vida, precisamos usufruir bem deste benefício e alguns hábitos podem contribuir:
- Evite alimentos industrializados, carnes gordas e embutidos, pois assim você evitará o consumo de alimentos ricos em gordura saturada;
- Não deixe de fazer uma caminha de pelo menos 30 minutos diariamente, pois se todos nós andássemos este pequeno período todos os dias muitos problemas cardíacos, hipertensão e diabetes diminuiriam;
- Utilize alimentos que possuem gorduras monoinsaturadas que reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Este tipo de gordura está presente no azeite extra virgem, abacate, nozes,castanha do Brasil, e outros;
- Beba líquidos. Procure ingerir em torno de 8 a 10 copos de água diariamente, inclusive no inverno;
- Procure sempre consumir saladas de folhas verdes nas refeições.Nestes alimentos encontramos grandes quantidades de compostos bioativos que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento;
- Evite o excesso de sal e açúcar;
- Utilize como temperos alho, açafrão, orégano, tomilho, alecrim, sálvia, limão, óleo de linhaça, óleo de macadâmia, pois estas ervas e óleos possuem nutrientes antioxidantes;
- Mude seus hábitos alimentares gradativamente e os incorpore na sua vida;
- Evite o fumo e o álcool;
- Procure dormir entre 6 a 8 horas. A falta de sono adequada está associada à diversas doenças como a diabetes tipo 2 e a obesidade. Dormir bem favorece todo o organismo, inclusive a parte cardiovascular, importante fator para uma vida longa e saudável;
- Trabalhe, mas faça pausas e tenha hobbies;
- Ria, sorria. Rir faz bem para o corpo e para a alma, pois libera endorfinas que ajudam a revigorar o organismo. E meditar é uma das melhores maneiras de controlar o estresse pois acalma a mente e as emoções.