quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Suco com Colágeno

Ingredientes (1 porção)

1 fatia de abacaxi ou de melão

2 folhas de hortelã

1 fatia da raiz de gengibre

1 sachê ou 1 colher de  sopa de colágeno em pó

1 copo de água gelada

açúcar mascavo ou adoçante a gosto


Preparo:
- Bata todos os ingredientes no liqüidificador


- Beba imediatamente após o preparo.


Benefícios:

- Melhora a elasticidade e aparência da pele.


- Fortifica unhas e cabelo.


- Limpeza de toxinas e de retenção de líquidos.


- Antioxidante contra os efeitos de radicais livres.


Partilhar



Contar calorias para emagrecer pode ser perigoso

O Jornal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 25/11/10, publica uma matéria sobre o perigo de contar calorias para emagrecer.
Confira no texto abaixo:

Receitas milagrosas para emagrecimento não faltam. O problema é quando essas receitas não acompanham um processo de reeducação do indivíduo e acabam não sendo tão eficazes quanto o esperado. O conhecido programa de emagrecimento “Vigilantes do peso” anunciou esta semana que o sistema de contagem de calorias, antes muito utilizado pelo programa, é uma medida ultrapassada para o emagrecimento visto que não leva em conta a quantidade de energia consumida pelo organismo.

Porém, de acordo com a nutricionista Glorimar Rosa, professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ (INJC), o problema maior é quando essa redução de calorias ocorre sem um processo de reeducação alimentar: “Programas como ‘Vigilantes do Peso’ apresentam resultados positivos, mas nem sempre duradouro, isto é, as pessoas emagrecem, atingem sua meta, mas não conseguem manter o peso alcançado por muito tempo. Isto ocorre porque não promovem a mudança de hábitos alimentares”.

Além disso, “a redução no consumo de energia e o aumento no gasto energético promove a perda de peso de maneira eficaz. Mas pode ser arriscado, pois se houver uma redução muito drástica de calorias (dietas de muito baixa caloria), o indivíduo pode promover um estado de cetose no organismo (quando o organismo passa a consumir gordura pela falta de carboidrato), que por um longo período acarreta prejuízos à saúde, além do famoso efeito sanfona – que é muito mais prejudicial à saúde do indivíduo, do que permanecer obeso”, explica a doutora em Ciência de Alimentos.

Informações calóricas dos rótulos de embalagens

Para Glorimar Rosa, as informações sobre calorias nos rótulos das embalagens não informam com precisão a quantidade de calorias ingerida pelo consumidor.

“Na verdade, no rótulo, o valor calórico refere-se a uma quantidade muito pequena do alimento, como, por exemplo, biscoito recheado uma porção de dois biscoitos. Mas, ninguém come apenas dois biscoitos. Portanto, o rótulo acaba confundido o consumidor”, alerta.

Como emagrecer de maneira segura

A reeducação alimentar é, para a professora, a melhor forma de emagrecer com saúde e evitar o “efeito sanfona” muito comum com quem tenta emagrecer.

“Substituir hábitos alimentares pouco saudáveis por outros mais saudáveis, como, por exemplo, substituir o refrigerante por suco ou refresco natural é a melhor maneira de emagrecer. Ensinar o individuo a fazer escolhas mais saudáveis, a se alimentar de 3 em 3 horas, a consumir frutas, legumes, verduras, dar preferência aos alimentos integrais, carnes, peixes, leite e derivados desnatados é o papel do profissional nutricionista”, conclui.






sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O consumo de grãos integrais diminui a gordura visceral

Pesquisadores da Harvard Medical School avaliaram a relação entre o consumo de grãos integrais e de grãos refinados, com o tecido adiposo abdominal subcutâneo e o tecido adiposo visceral (a gordura entre os órgãos ).
A pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition 2010, mostrou que o aumento do consumo de grãos integrais (arroz, trigo, centeio, aveia, cevadinha e outros) está associado com a redução da gordura visceral nos adultos, enquanto que o consumo mais elevado de grãos refinados (arroz polido, pão branco e demais preparações com farinha de trigo branca) está associado com o aumento da gordura visceral.

O que é gordura visceral

Gordura visceral é aquela que se acumula no abdômen, praticamente envolvendo vísceras como pâncreas, intestinos e fígado. No passado, o acúmulo de gordura visceral era mais comum a partir da idade adulta e atualmente, devido ao aparecimento dos fast-foods, também as crianças já o exibem.
O problema ocorre em homens e mulheres, principalmente a partir do início da menopausa, quando há perda da proteção do hormônio estrogênio.
As conseqüências são as seguintes. A gordura abdominal passa a funcionar como uma barreira para a circulação de sangue na região e as células gordurosas favorecem a inflamação das artérias, que distribuem o sangue oxigenado a partir do coração para todas as porções orgânicas. Está aberto, então,o caminho para a formação da aterosclerose, ou seja, deposição contínua de gordura nas paredes arteriais e a formação de uma espécie de "placa" endurecida.
A gordura abdominal triplica o risco de infartos ou derrames , aumenta em cinco vezes a probabilidade de diabetes, oferece 30% a mais de risco de casos de câncer, em especial os de mama, útero e cólon .E ainda pode reduzir o colesterol bom (HDL), aumentar a taxa de triglicérides, elevar a pressão arterial, causar infertilidade em mulheres e facilitar a apnéia do sono
A avaliação precisa do acúmulo de gordura visceral só é possível com exames de tomografia computadorizada. Os custos, porém, são proibitivos para um rastreamento populacional. Por isso, os pesquisadores precisaram recorrer a uma opção mais simples e barata: a medida de circunferência da cintura que serve de parâmetro para verificar se uma pessoa está ou não sob ameaça da gordura visceral. Na América Latina, os valores de referência são 80 centímetros para as mulheres e 94 para os homens.
 
Grãos integrais x Grãos refinados

Os cereais integrais contêm nutrientes tais como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Além das vitaminas e minerais, estes grãos fornecem também proteínas, hidratos de carbono complexos e substâncias funcionais , tais como as lignanas que apresentam propriedades comprovadamente benéficas para o funcionamento intestinal, contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer .
A moagem e o refinamento dos grãos resultam em perdas significativas de nutrientes e outras substâncias protetoras, presentes em grandes quantidades no farelo e no gérmen.
Os grãos refinados fornecem muito amido, contribuem para o aumento de peso e oferecem pouca saciedade.






quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Efeito Sanfona - entenda o mecanismo

Emagrecer e engordar. Emagrecer e engordar pode causar muitos danos à saúde e também provoca celulite, estrias e envelhecimento da pele. Este tema foi abordado na matéria www.g1.com.br de 16/11/2010.

A oscilação de peso igual ou maior a quatro quilos é chamado de efeito sanfona.
O mecanismo acontece da seguinte forma: as células gordurosas produzem a leptina, hormônio que informa ao cérebro a situação dos estoques de gordura. Quando há uma perda de peso significativa os níveis de leptina diminuem e o cérebro entende que é preciso comer mais para repor a quantidade de gordura no organismo. Nas dietas muito radicais o estômago também produz mais grelina, o hormônio que estimula a fome.

EXPLICANDO A AÇÃO DA LEPTINA E DA GRELINA

A leptina é um hormônio protéico que age no cérebro inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia. Esse hormônio, que é produzido pela gordura, tem a função de dizer ao cérebro como andam as reservas de energia. Se estão baixas, sente-se fome. Se altas, levam à sensação de saciedade.

Nas pessoas cujo organismo oferece resistência à ação da leptina, a mensagem de saciedade não chega corretamente ao cérebro e a pessoa continua comendo, estocando gordura, o açúcar no sangue se eleva induzindo à resistência a insulina, a pressão aumenta e abrem-se espaços para doença cardíaca e envelhecimento acelerado.

Os níveis de leptina podem ser identificadas por um simples exame de sangue.
 
A grelina é o mais novo hormônio descoberto envolvido na energia de homeostase. Ela tem efeitos opostos aos produzidos pela leptina.

A grelina estimula a ingestão alimentar, aumenta a utilização de carboidratos, reduz o gasto de gordura, aumenta a motilidade gástrica e a secreção ácida .

No organismo humano a concentração de grelina plasmática é alta antes das refeições e em dietas severas para perda de peso corporal, mas cai de forma aguda após a alimentação. Fica evidente que a grelina é um importante regulador de ingestão alimentar e da saciedade em humanos.

Em conclusão, é possível afirmar que a alta concentração de leptina provoca diminuição da ingestão alimentar e promoção do gasto energético, enquanto a alta concentração de grelina estimula o consumo de alimentos e a fome.

Alguns estudos mostram que a relação entre o exercício físico e a concentração plasmática desses peptídeos ( leptina e grelina), ainda não está clara. Mais estudos são necessários para determinar o que realmente poderá regular o equilíbrio destes hormônios.

Sendo assim, é fundamental evitar o efeito sanfona, o qual desencadeia o desequilíbrio metabólico-hormonal e a luta constante com a balança.

Uma pesquisa com duas mil mulheres do Reino Unido mostrou que quatro em cada dez ganharam dois quilos a mais depois de dietas radicais com menos de 800 calorias ou com restrição severa a alimentos, é o efeito rebote.

O organismo precisa de um tempo para se acostumar com o novo peso, em média um mês para cada quilo perdido, por isto, as recomendações são para não abandonar os cuidados com alimentação logo que alcançar o peso ideal.

A pele sofre muito com o efeito sanfona, porque esta distensão e a recuperação daquela forma esticada vai causando estrias, dificuldades de circulação e o aspecto da pele piora causando envelhecimento precoce.

A alimentação regrada é fator decisivo no controle e na manutenção do peso desejado.









sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Unhas - espelho da nutrição e da saúde

A unha é uma estrutura composta por queratina, uma espécie de proteina, presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. Elas crescem, em média, três milímetros por mês, sendo que as unhas das mãos têm um crescimento aproximadamente quatro vezes mais rápido do que as dos pés
Existem muitas crendices populares quanto ao aspecto das unhas. Há quem acredite que as manchinhas, que surgem de uma hora para outra, significam a chegada de boas noticias. Em certas regiões do país, o povo garante que elas aparecem na mesma proporção das mentiras que contamos. Coincidências e lendas à parte, o fato é que essas marquinhas são um alerta de algo errado em nosso organismo.
Sabemos que as unhas informam muito sobre o estado de saúde.A forma, a cor, a presença de manchas podem revelar desde desiquilíbrios de nutrientes até outros problemas mais sérios.

Preste atenção nas suas unhas: