sexta-feira, 30 de julho de 2010

Jabuticaba

O novo livro da nutróloga Jane Corona aborda as propriedades fantásticas de uma fruta brasileira e pouco utilizada - a jabuticaba, uma fruta para rejuvenescer a pele e o coração.
Jabuticaba é a nossa fruta brasileira que chama mais atenção pela cor. São nove espécies, mas todas muito doces e encontradas em quase todos os estados. Elas podem ser roxa ou preta azulada.
Quem garante essa coloração são as antocianidinas, os pigmentos naturais que conferem, às flores e frutas, as cores que variam do vermelho ao azul . Esses pigmentos são encontrados em frutas como as uvas vermelhas, framboesa, morango, mirtilo, amora, conhecidas em inglês como “berries”.
Os trabalhos com a jabuticaba estão começando a aparecer, mas ainda são poucos. A Unicamp encontrou tantas antocianinas na jabuticaba que decidiu compará-la com outras frutas também ricas neste pigmento. Na jabuticaba o teor superou todas as outras frutas! Ela tem em média 314mg por grama de fruta, mais que a uva (227mg) e a amora (290mg).
A concentração de antocianinas está na casca dura, justamente o que costumamos cuspir quando comemos uma jabuticaba. Para garantir a ingestão deste pigmento milagroso para o colágeno da pele e dos vasos sanguíneos o melhor é bater a fruta com água no liquidificador com algumas gotas de limão e beber o suco. O limão ou outra fruta ácida vai reagir com o pigmento e deixar o suco com uma cor vinho bem acentuada. As antocianinas apresentam propriedades antioxidantes, previnem a oxidação do colesterol, melhoram a circulação sanguínea e protegem a visão. Os benefícios destes pigmentos são inúmeros, inclusive para proteção da pele, uma vez que eles estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno. Atualmente alguns estudos apontam que essas substâncias ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. A casca também é rica em pectina, uma fibra solúvel que regula o intestino e reduz a velocidade de absorção do colesterol e da glicose.
Na polpa suculenta e doce encontramos ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B, particularmente a niacina. Os índios costumavam dar jabuticaba às mulheres grávidas para prevenir a anemia. Apesar de doce é pouco calórica, 100g tem somente 50 calorias e é a quantidade suficiente para preparar um delicioso suco.
Depois de conhecer as inúmeras propriedades - INCLUA A JABUTICABA - na alimentação!