terça-feira, 29 de junho de 2010

Propaganda de alimentos: novo regulamento garante liberdade de escolha e incentiva alimentação saudável

As propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com elevadas quantidades de açúcar, de gordura saturada ou trans e de sódio vão mudar nos próximos 180 dias. Esse é o prazo que as empresas têm para se adequar à RDC 24/2010, publicada nesta terça-feira (29) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A resolução estabelece novas regras para a publicidade e a promoção comercial desses alimentos. O objetivo é proteger os consumidores de práticas que possam, por exemplo, omitir informações ou induzir ao consumo excessivo.
Com a nova resolução da Anvisa, ficam proibidos os símbolos, figuras ou desenhos que possam causar interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, qualidade e composição dos alimentos. Também não será permitido atribuir características superiores às que o produto possui, bem como sugerir que o alimento é nutricionalmente completo ( vale por um bifinho) ou que seu consumo é garantia de uma boa saúde.
Uma das grandes preocupações da resolução está focada no público infantil, reconhecidamente mais vulnerável. Por isso a nova resolução dá especial importância à divulgação acerca dos perigos vinculados ao consumo excessivo de determinados produtos.
Estudos internacionais demonstram que a vontade das crianças pesa na escolha de até 80% das compras feitas pela família. Em maio de 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou que os países adotassem medidas para reduzir o impacto do marketing desses alimentos sobre as crianças. O Brasil foi o primeiro país do mundo a apresentar medidas concretas.
COMO SERÃO OS ALERTAS
Ao se divulgar ou promover alguns alimentos será necessário veicular alertas sobre os perigos do consumo excessivo. Para os alimentos com muito açúcar, por exemplo, o alerta é “O (marca comercial) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária”.
No caso dos alimentos sólidos, esse alerta deverá ser veiculado quando houver mais de 15g de açúcar em 100g de produto. Em relação aos refrigerantes, refrescos, concentrados e chás prontos, o alerta será obrigatório sempre que a bebida apresentar mais de 7,5 g de açúcar a cada 100 ml.
Os fabricantes de alimentos, anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação que não cumprirem as exigências estarão sujeitos às penalidades da lei federal 6437/77: sanções que vão de notificação a interdição e multas entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.
Vamos ver o que será cumprido e fiscalizado???!!!!
Leia mais sobre o assunto www.anvisa.gov.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alerta no dia Mundial da Saúde

O McDonald's anunciou o recall de 12 milhões de copos de vidro temáticos --do filme Shrek nos Estados Unidos e Canadá, depois que a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor (CSPC) e o Ministério da Saúde do Canadá alertaram sobre o uso dos copos que contêm cádmio, um metal tóxico. O cádmio estava na tinta usada nos copos, que eram vendidos a 2 dólares.
A Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor informou que havia "uma pequena quantidade" de cádmio na tinta usada para desenhar os personagens do filme no copo, e que a "exposição de longo prazo pode causar efeitos adversos à saúde".
O cádmio é um elemento cancerígeno que, de acordo com pesquisas, pode causar enfraquecimento dos ossos e problemas renais graves. Ele se acumula no corpo e substitui o zinco, mineral essencial nos ossos, no fígado e rins.
Níveis elevados de cádmio podem levar a hipertensão arterial, anemia, hiper acidez gástrica, dores articulares,pele escamosa, perda de peso, queda de cabelo, alterações no olfato e enfraquecimento do sistema imunológico por redução da produção de células T.
O cádmio pode estar presente em refrigerantes, café, chás industrializados,
cigarro e na fumaça do mesmo, plásticos coloridos, brinquedos com pinturas, copos e pratos pintados, baterias ,fertilizantes, fungicidas ,pesticidas no solo, fumaça de indústrias, etc.
Atenção na hora de comprar brinquedos e utensílios de cozinha como pratos, copos, panelas, vasilhas e outros. Prefira aqueles de vidro sem pinturas, porcelana branca e se escolher plástico deve ser transparente e sem pintura.
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE6530JF20100604