sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aparelho ajuda visulalizar o acúmulo de gordura dentro do corpo

Um estudo realizado na Grã-Bretanha está fornecendo imagens inéditas para que cientistas e profissionais analisem com mais precisão os efeitos do excesso de gordura no organismo.
Graças a um aparelho especial de ressonância magnética, que mostra imagens do corpo inteiro de um paciente , há possibilidade da visualização com clareza do depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.
Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade.
O estudo, iniciado há dez anos pretende ajudar especialistas em obesidade a desenvolver uma metodologia para ajudar seus pacientes a lutar contra o problema.
"Combinando o conhecimento sobre a genética, a distribuição da gordura e o estilo de vida do paciente, o profissional poderá sugerir menos mudanças de hábito e medidas mais eficazes para ele perder peso", comentam os cientistas.
O acúmulo de gordura em torno de órgãos como o coração, o fígado e os pulmões, por exemplo, pode levar a problemas cardíacos e respiratórios.
Mas o estudo sugere que a gordura instalada em outras partes do corpo, como abdômen, joelhos, pés, pescoço e bacia pode incentivar o surgimento de problemas como câncer, artrite, infertilidade, depressão, dificuldades de locomoção, dores de cabeça e varicose, entre outros.
O grande desafio de se usar a ressonância magnética para acompanhar pacientes obesos está no preço elevado do equipamento.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Consumidor terá mais informações sobre qualidade de alimentos

Os cidadãos brasileiros acabam de ganhar mais um canal de acesso a informações sobre qualidade de frutas e hortaliças comercializados no Brasil. No dia 13 de abril de 2010, foi inaugurado, no Hipermercado Extra, em Brasília (DF), o primeiro terminal de consulta pública do Serviço Além do Rótulo.
No terminal, os consumidores podem acessar dados científicos sobre a qualidade e segurança de alimentos, como propriedades nutricionais, fraudes, alertas e contaminações por agrotóxicos. O conteúdo do serviço “Além do Rótulo” também está disponível na internet, no endereço eletrônico:
www.alemdorotulo.com.br
A idéia é que os terminais estejam disponíveis em outros ambientes públicos, como explica o coordenador do projeto, o pesquisador Fénelon Neto. “Por meio de parcerias, estes terminais poderão estar em postos de saúde, escolas e outros supermercados. Basta articular interessados e parceiros”.
Para o gerente de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o projeto é uma oportunidade de informar o consumidor sobre temas importantes para saúde. “O serviço oferece ao consumidor uma base de informações qualificadas para que ele possa fazer escolhas mais conscientes na hora da compra de alimentos”.
Para outras informações sobre o serviço, os interessados podem entrar em contato com os responsáveis pelo projeto, pelo e-mail:
alemdorotulo@ctaa.embrapa.br
Fonte: ANVISA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Porque devemos trocar o arroz branco pelo arroz integral

- Ambos fornecem mais ou menos a mesma quantidade de calorias, mas em termos de nutrientes o arroz integral é muito mais rico.
- No arroz integral é retirado apenas a casca, enquanto o branco é refinado, portanto perde grande quantidade de nutrientes e fibras.
- O arroz integral ajuda a regular o intestino.
- O magnésio e o complexo B que estão presentes com abundância no arroz integral, são essenciais para a formação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
- Muitas vezes, o arroz branco é tratado artificialmente até com parafina para ficar mais branco e talco para ficar soltinho.
- O arroz integral confere mais saciedade, portanto, a pessoa que o consome fica satisfeita com uma quantidade menor em seu prato e acaba comendo menos.
- Pela sua quantidade de fibras, o arroz integral, faz com que a refeição demore mais a ser digerida e isso ajuda no controle do apetite.
- O índice glicêmico do arroz integral é menor em relação ao arroz branco. Ele libera glicose mais lentamente na corrente sanguínea, o que é ideal para diabéticos, para quem está com a glicose limítrofe ou está acima do peso.
- Experimente introduzir o arroz integral aos poucos na sua alimentação, como por exemplo, prepare 1/2 porção de arroz integral e ½ porção de arroz branco e vá aumentando gradativamente.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Carboidratos X Risco de Doenças Cardíacas em mulheres

Segundo uma pesquisa italiana, as mulheres que consomem carboidratos com altos níveis glicêmicos, como pães, pizzas e arroz, podem até duplicar seu risco de doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo com mais de 47 mil pessoas realizado na Itália.
O estudo, coordenado pela pesquisadora Sabina Sieri, da Fondazione IRCCS Instituto Nazionale dei Tumori, em Milão, analisou mais de 15 mil homens e 32 mil mulheres que tiveram sua dieta monitorada ao longo de quase oito anos.
Após esse período, 463 participantes haviam desenvolvido algum tipo de doença coronária.
Em um artigo na revista científica "Archives of Internal Medicine", os pesquisadores disseram ter percebido que as mulheres que consumiram mais alimentos com alto índice glicêmico (25% da amostragem) haviam desenvolvido um risco de doenças equivalente ao dobro do risco de mulheres das 25% que consumiram carboidratos com baixo índice glicêmico.
Alimentos com alto índice glicêmico liberam energia e elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e, assim, acionam mais rapidamente o pâncreas para produzir insulina. Os alimentos com maior índice glicêmico são aqueles refinados e/ou preparados com farinha de trigo branca como pães , pizzas, massas; também entram arroz branco, doces, chocolate e sucos de frutas.
Outras pesquisas serão desenvolvidas para entender por que os carboidratos com alto índice glicêmico estão ligados ao risco de doenças cardíacas, e por que este risco se aplica às mulheres, mas não aos homens.
"Um alto consumo de carboidratos a partir de alimentos com alto índice glicêmico, e não a quantidade total de carboidratos consumido, parece influenciar o risco de desenvolver doenças na artéria coronária", afirmaram os cientistas.
O citado estudo pode ajudar as mulheres a escolher os alimentos mais saudáveis para sua dieta.
É importante selecionar os tipos de pães e cereais para incluir grãos integrais, centeio, aveia; incluir mais feijão, lentilha, grão de bico, fibras em geral ; e acompanhar as refeições com uma boa porção de frutas e verduras, em especial aquelas que com bagaço.