segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

As cores dos alimentos para o Reveillon

O último dia do ano é um dos mais esperados. Esta data nos transporta a uma atmosfera mágica de energias. Não importa a religião, crença ou estilo de vida, todo mundo tem alguma coisa para comemorar no Reveillon. Isso porque ele é aquele dia que antecede um novo ano, um novo começo e novas conquistas.
Se você está preocupada com seu visual para começar o ano, porque não apostar nas cores e na energia dos alimentos:
Branco - é uma cor neutra significa silêncio, paz, calma, ordem, simplicidade, harmonia e estimula os sentidos. Inclua palmito, nabo,cebola, batata inglesa, couve-flor.

Vermelho - significa força, amor, proteção, dinamismo.É uma cor quente que demonstra a paixão pela vida. Inclua tomate, morango, pitanga, melancia, beterraba, cereja.

Laranja - é a cor da alegria, da felicidade aquela que contagia qualquer um. Inclua manga, laranja,bergamota, tangerina abóbora, cenoura.

Verde - é a cor da natureza. Ela remete a tudo que lembra o natural, como a calma, harmonia, equilibrio.Traz vitalidade, confiança. Inclua vegetais folhosos ( rucula, alface, raditi, repolho, couve), brócolis, uva, ervilha.

Amarelo - é a cor que ilumina, traz a coragem para seguir em frente. Inclua mamão, ameixa, pêssego, abóbora, damasco.

Roxo - é a cor dos pensadores, uma cor misteriosa. Inclua uva, mirtilo, berinjela, amoras.
FELIZ 2010 !!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alfarroba – o chocolate para comer sem culpa no Natal

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem intolerância ao leite.
Apesar de não ser tão difundida como o cacau, a Alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos. Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.
É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais.
Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12.
Embora apresente um alto teor de açúcares naturais , a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e muitas fibras.
A Alfarroba é naturalmente doce e dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. Está é uma sugestão saudável e criativa para o Natal.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAL: UTILIZE DE FORMA CORRETA

Uma multiplicidade de fatores interferem na alimentação, entre eles o nutricional, o cultural e o social.
De acordo com a transição nutricional, o Brasil está classificado entre os maiores consumidores mundiais de sal, com média de ingestão de 15,09gr diários, valor muito acima do limite máximo ( menos de 05 gr/dia) recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, tem apresentado índices de hipertensão arterial em 18,2% da população.
Um estudo sobre a ingestão de sal dos brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível para consumo nas residências do país excede em mais de duas vezes a ingestão máxima recomendada. Este dado foi encontrado em todas as macrorregiões do país, no meio urbano e rural e em todas as classes de renda.
O consumo excessivo de sal vem sendo considerado um dos fatores causadores de doenças cardiovasculares. O glutamato de sódio, substância que realça o sabor dos alimentos, é um dos destaques nos países ocidentais, onde o consumo de sal demonstra-se elevado não apenas nas preparações, como também na conservação de alimentos.
A alimentação de fato influência na vida da população de modo que a relação sódio/potássio vem sendo utilizada como marcador da qualidade da alimentação. O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes elementos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo.
Para evitar a retenção de líquidos no organismo e um consequente aumento de peso, recomenda-se uma ingestão moderada de sódio na dieta, associada a uma ingestão adequada de potássio e magnésio ( banana, melão, nozes, folhas verdes, salsa), como parte de uma alimentação saudável.
É válido conferir no rótulo nutricional a quantidade de sódio presente em cada alimento para que assim os alimentos sejam escolhidos de forma a favorecer o funcionamento do organismo, promovendo uma vida mais saudável, livre de retenção de líquidos e de possíveis doenças interligadas ao aumento de sódio na dieta. Também é fundamental a adoção de políticas públicas que informem a população sobre a importância em reduzir a quantidade de sal adicionada aos alimentos e que regulem o teor de sódio dos alimentos processados.