terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novidades para a mesa do consumidor

Os alunos de engenharia e tecnologia mostraram produtos inovadores numa feira realizada neste mês em São Paulo. A maioria das invenções são de alimentos funcionais, produtos que tem na sua composição ingredientes benéficos à saúde, porém com o desafio de fazer com que os mesmos não tenham nem cara, nem gosto, nem cheiro de remédio.
Numa cozinha experimental duas alunas criaram um sorvete sem açúcar e com a metade das calorias dos convencionais e que combate os efeitos da menopausa. O segredo está na inclusão da proteína de soja.
Outro produto que deve deixar as mulheres eufóricas está saindo da geladeira. Uma mousse anti-celulite. É uma mistura de ervas, leite, gelatina e polpa de frutas.

O desenvolvimento de produtos alimentícios com a adição de ingredientes que conferem algum beneficio à saúde e não apenas o fator nutricional é uma tendência mundial. Já temos disponível bebidas com sachê de antioxidantes; bebidas com a adição de chá verde; iogurtes e outros cremes com adição de vitaminas e minerais; balas com colágeno; gomas com ervas que combatem a ansiedade e outros.
Entretanto, com tantas ofertas é importante selecionar o que realmente vale a pena para não cair no apelo comercial e consequentemente pagar mais por mínimas vantagens.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação - qual o nosso papel?

O que é?
Em novembro de 1979 durante a Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) foi instituído o Dia Mundial da Alimentação. O dia escolhido foi 16 de outubro, aniversário da FAO e há 28 anos esta data é comemorada em cerca de 150 países.
Neste ano o tema escolhido é "Alcançar segurança alimentar em época de crise". Tendo como objetivo central a proteção aos mais vulneráveis e o incentivo à agricultura.
No Brasil, a Semana Mundial de Alimentação será de 11 a 17 de outubro com atividades envolvendo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgãos públicos e entidades parceiras.

O que quer dizer segurança alimentar?
A segurança alimentar é definida como o acesso de todas as pessoas, a alimentos nutricionalmente adequados e seguros em qualidade, variedade e quantidade suficiente para levar uma vida ativa e saudável .

Qual é a situação atual do Brasil?
O Brasil é o 9º país com maior número de pessoas com fome no mundo, com mais de 14 milhões de pessoas consumindo alimentos em qualidade e quantidade insuficientes;
Em torno de 37 milhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia;
E 45% das crianças com menos de 5 anos sofrem de anemia crônica por falta de ferro na alimentação.

Qual é o nosso papel para mudar estes dados?
Através de simples ações que estão trazendo resultado positivo em diversas regiões do mundo:
- Fazer hortas familiares, comunitárias, na escola ou mesmo em vasos na cozinha;
- Procurar saber a procedência dos alimentos e dar preferência aos orgânicos;
- Manipular corretamente os alimentos visando a prevenção de intoxicações alimentares e diarréias;

- Comprar e acondicionar adequadamente os alimentos de forma a evitar desperdícios e a perda de nutrientes;
- Evitar o uso de utensílios nocivos a saúde ( alumínio, plástico colorido, isopor, tábuas e colheres de pau, etc );
- Observar a condição das embalagens e também as condições de higiene do estabelecimento que fornece os alimentos.

Agora que você já conhece sobre o tema e tem consciência do seu papel na segurança alimentar, comece a agir. De nada adianta se preocupar, tem que participar!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Longevidade começa na Juventude

O IBGE divulgou esta semana uma síntese dos indicadores sobre a realidade social brasileira, onde mostra que em uma década, a faixa etária dos brasileiros com 80 anos ou mais cresceu 70%. O novo cruzamento de dados baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios constatou que de 1998 a 2008 a porcentagem de idosos passou de 8,8 para 11,1%. São 21 milhões acima dos 60 anos.
Os pesquisadores descobriram que, entre eles, o grupo que mais cresceu nos últimos 10 anos foi o de idosos com 80 anos ou mais. Aumento de quase 70%. Agora, o país tem quase 3 milhões de pessoas nessa faixa etária.
É preciso se preparar pra chegar à velhice e aproveitar bem essa fase da vida. A receita mais indicada pra envelhecer com saúde é : PREVENÇÃO. Os cuidados devem começar antes do aparecimento dos cabelos brancos, ou seja, na idade JOVEM.
A recomendação é:
- Praticar atividades físicas todos os dias entre meia hora e 40 minutos;
- Controle do stress;
- Dormir bem;
- Ter alimentação o mais natural possível;
- Evitar produtos industrializados e refinados;
A pesquisa revela ainda que, em 2008, 44,7% das crianças e adolescentes vivia em situação de pobreza, renda abaixo de meio salário mínimo por pessoa.
Um em cada cinco brasileiros (18,5%) até 17 anos vivia em situação de extrema pobreza. Para o IBGE isso significa renda de um quarto do salário mínimo por pessoa.
Mais informações: www.ibge.gov.br