quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rótulos de ovos alertam para riscos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (16), a norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos comercializados no país, das seguintes advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Manter os ovos preferencialmente refrigerados".
A decisão da Anvisa é fundamentada em estudo do Ministério da Saúde que aponta o ovo como principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país se considerado como agente causador a Salmonella. Dados apontam que, entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados ao Ministério da Saúde.
O estudo demonstra, ainda, que as residências são os locais com maior ocorrência desses surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%).
Leia a matéria na integra www.anvisa.gov.br

terça-feira, 9 de junho de 2009

Que tal um chá ou infusão?

O chá é a bebida mais consumida no mundo e faz parte dos hábitos diários de vários povos. No Japão, o chá é simbolo de cortesia e hospitalidade entre os japoneses.
Em chinês escrito e em japonês o CHÁ (Camellia sinensis) é representado pelo ideograma ao lado, lido em mandarim como "tchá",
È importante destacar que existem chás e "chás", ou seja, só podem ser chamados por esse nome aqueles feitos a partir da folhas de Camellia Sinensis, planta que dá origem ao chá verde, branco e vermelho. Portanto, os demais chás como o chá de camomila, chá de erva doce são infusões.
Infusões são todos os demais tipos de bebidas preparados a partir da imersão de folhas, frutos e flores em água quente. Existe uma "dica" lingüística que nos permite diferenciar um chá de uma infusão herbal. Nas infusões herbais, a palavra "chá" é sempre seguida da expressão "de alguma coisa". Por isso nas embalagens lê-se "chá de camomila", "chá de boldo", "chá de maçã"
Tomando chá além de proporcionar hidratação, podemos usufruir dos benefícios das catequinas, substâncias antioxidantes e importantes na desintoxicação.
Leia mais : www.culturajaponesa.com.br/cha - Cristiane A. Sato