terça-feira, 26 de maio de 2009

Teste comprova malefícios dos refrigerantes

Refrigerante em excesso pode causar danos ao organismo. A Associação Pro Teste Consumidores analisou 24 marcas e constatou que 7 têm benzeno — substância cancerígena. Também foram encontrados corantes ruins para crianças e altos níveis de açúcar, adoçante, sódio e conservantes.

SUBSTÂNCIAS EM EXCESSO E MALES
- AÇÚCAR - pode causar Obesidade e diabetes. Versões normais de Coca, Pepsi, Kuat, Fanta, Sukita, Sprite e Soda.
- ADOÇANTE - afetaria o sistema nervoso. Aqua Zero Açúcar, Kuat Zero, Fanta Light, Soda Diet, Sprite Zero, Grapette (duas versões).
- SÓDIO - pode causar hipertensão. Aqua Zero Açúcar, H2OH, Coca (Ligh e Zero), todas as versões de Kuat, Fanta Laranja, Sukita, Soda, Sprite e Grapette.
- BENZENO - substância cancerígena. Sprite Zero e todas as versões de Fanta e Sukita.
- CORANTES - ligados a hiperatividade e alergia. Todas as versões de Fanta, Sukita e Grapette.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Benefícios do alho

Bulbo comestível largamente utilizado em diferentes culturas culinárias, o alho tem sido usado como medicamento desde antes do nascimento de Cristo. Mais recentemente, pesquisas têm demonstrado alguns desses efeitos, principalmente em relação à sua atividade imuno estimulante, antiaterosclerótica, anticancerígena e antimicrobinana.
Centenas de fitoquímicos bioativos, como os compostos sulfurados, estão presentes no alho em quantidades três vezes maiores do que em outros vegetais também ricos nestes compostos, como a cebola e os brócolis.
Seu maior complicador é o sabor característico intenso que dificulta o consumo e é exalado inclusive pelo suor, em até 72 horas após o consumo.
A biodisponibilidade também é um fator crítico já que algumas substâncias ativas são extremamente voláteis,ou seja, se perdem com facilidade. Portanto, inúmeros pesquisadores sugerem que para diminuir as perdas o alho amassado deverá repousar por 10 minutos antes do aquecimento e este deverá ser inferior a 45 minutos em fogo ou forno e menos de 1minuto para microondas.
A recomendação de alho a ser consumida depende da utilização terapêutica em questão.O Ministério da Saúde do Canadá bem como a Comissão E da Agência Federal Alemã de Saúde sugerem que a ingestão de 4 g de alho cru ou 8 mg de óleos essenciais são suficientes para a prevenção de fatores de risco cardiovascular e a American Dietetic Association indica o consumo de 600-900 mg de alho/dia.
Com a chegada do inverno não faltam razões e benefícios para consumirmos alho , porém seu odor marcante inibe a sua apreciação. Este fator poderá ser minimizado consumindo cápsulas de alho desodorizadas chamada odor-free.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Embalagens inteligentes para alimentos é a novidade

Atualmente, além da percepção visual e olfativa de cada um, o principal instrumento para avaliar as condições de consumo dos alimentos e bebidas é o prazo de validade. No entanto, a aptidão para o consumo pode ser influenciada pelas condições às quais o alimento é submetido após a produção, ou seja, a sua conservação.
As embalagens inteligentes indicarão na hora o que muitas vezes não conseguimos perceber em um exame sensorial . Além de proteger, elas interagem com o alimento e, em alguns casos, mostram às mudanças sofridas.
Os pesquisadores da Engenharia de Alimentos da Unisinos estão desenvolvendo dois tipos de bioembalagens. As inteligentes propriamente ditas, as quais, são impregnadas com substâncias que revelam a aptidão ou não para o consumo. Nos testes feitos com carnes e embutidos, foram utilizadas antocianinas da uva, um pigmento natural presente na casca da fruta. A embalagem mudou do roxo para o azul quando a carne embalada ficou inapta para o consumo.
Já as embalagens ativas podem ampliar a vida útil do alimento porque são impregnadas com componentes antioxidantes ou antimicrobianos naturais, como extrato de cravo-da-índia, gengibre e noz-moscada. Essas embalagens evitam o desenvolvimento de bactérias sem alterar as propriedades de cor, sabor e o valor nutricional do alimento.