quinta-feira, 19 de março de 2009

Como você está mastigando?

O processo da digestão começa na boca sendo a mastigação a primeira etapa da quebra dos alimentos. Assim, mastigar bem facilita as demais etapas da digestão, melhorando a assimilação dos nutrientes. Você pode ainda ter mais prazer ao se alimentar comendo com calma, ficando atento às cores, aromas e sabores. Algumas filosofias orientais consideram, inclusive, a mastigação um ato de meditação que pode desenvolver a paciência e o alto controle. Além disso, quem mastiga bem come menos, o que auxilia no controle do peso e evita distúrbios digestivos.
Muitas vezes quando comemos rápido ficamos com vontade de um doce após a refeição. Isso porque o alimento passou rápido pela boca e o sabor não foi sentido e porque ainda não houve tempo do alimento passar à corrente sanguínea equilibrando a glicemia. Outra vantagem da mastigação inclui a redução do mau hálito (não haverão tantos alimentos mal digeridos no trato digestório).


Avalie desde já...como você está mastigando?

Conheça ainda o movimento slow food (
http://www.slowfood.com ) cuja a filosofia é comer com prazer.


terça-feira, 3 de março de 2009

Como fugir da gordura trans

Nutricionista adverte que os rótulos dos alimentos podem iludir os consumidores sobre o real teor da vilã da alimentação.
Assista o video....

Os alimentos envolvidos nas intolerâncias e alergias alimentares

Oito alimentos são responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar, revela uma revisão de estudos publicada na revista "Current Opinion in Pediatrics".
Os alimentos mais alergênicos são :leite de vaca, ovos de galinha, soja, amendoim, nozes, trigo, peixes e mariscos .
O objetivo do estudo foi atualizar o diagnóstico do problema, que vem aumentando em todo o mundo, especialmente entre as crianças. Nos EUA, nos últimos dez anos, o crescimento foi de 18%, segundo um relatório dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças. No Brasil, estima-se que 4% a 8% das crianças e que mais de 8% dos adultos sejam alérgicos.
A alergia alimentar é uma reação imunológica anormal do corpo, geralmente de pessoas suscetíveis geneticamente, às proteínas de certos alimentos. As manifestações clínicas podem ser mais severas, caracterizando um quadro alérgico ou brandas relacionadas a intolerância pelo alimento. Os sintomas mais comuns são ligados ao aparelho gastrointestinal (diarréia ou intestino preso e dores abdominais), à pele (coceira, eczema) e ao sistema respiratório (tosse, rouquidão) e ao metabolismo (aumento de peso e magreza).
O pesquisador italiano Roberto Berni Canani afirma que é fundamental um diagnóstico certo pois se incorreto pode resultar em restrições alimentares desnecessárias, que poderão afetar o equilíbrio nutricional e o crescimento, no caso, de crianças. A substituição dos alimentos também é imprescíndivel
a fim de evitar carências nutricionais.