quarta-feira, 30 de julho de 2008

Resveratrol contra as doenças do envelhecimento

O Resveratrol - molécula que está presente no vinho e no suco de uva é usada nas doenças relacionadas ao envelhecimento.
Confira a entrevista do pesquisador André Souto, doutor em Química PUC/RS.


CBN - WMA

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mudanças nutricionais em alimentos

A redução dos teores de gordura, sal e açúcar dos alimentos industrializados foi tema de reunião entre representantes do governo federal e da indústria. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participou do encontro, realizado nesta terça-feira (22 de julho), em Brasília.Entre as ações da Anvisa, estão as discussões com as indústrias, sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para redução do teor de sódio em alimentos.
De acordo com o IBGE, um dos reflexos do alto teor de sal, açúcar e gordura nos alimentos é o sobrepeso, que atinge 40% das pessoas no país. A obesidade é um problema para 12,7% dos brasileiros. 30% da população são portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, entre 212 mil e 260 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente no Brasil com uma alimentação adequada.
Para ajudar os cidadãos a se alimentarem melhor na hora da escolha dos produtos, a Agência disponibiliza o Guia de Bolso do Consumidor Saudável (disponível no www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guiadebolso.pdf). Nele, há informações básicas sobre o tema, entre elas, o valor calórico dos alimentos e as quantidades diárias necessárias para se manter saudável.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Alimentos direcionados às crianças apresentam baixo valor nutricional

A maioria dos produtos alimentícios direcionados especificamente às crianças tem valor nutricional pobre, com quase 90% deles contendo altos níveis de açúcar, gordura ou sódio, segundo estudo da Universidade de Calgary, no Canadá.
Os especialistas pesquisaram 367 produtos, incluindo aqueles com personagens de desenhos animados na embalagem. E, de acordo com os autores, quase 70% dos produtos, excluindo bebidas não-alcoólicas, confeitaria e panificação, apresentam alta proporção das calorias do açúcar. Além disso, um em cinco tem altos níveis de gordura, e 17% contém excesso de sódio.
O que mais preocupa, principalmente em relação à obesidade infantil, é que 62% dos produtos com má qualidade nutricional tinham, na frente da embalagem, alegações positivas e saudáveis sobre o produto.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pilulas da Beleza

Uma nova geração de concentrados nutricionais direcionados à beleza, chamados nutracêuticos, chegam ao mercado brasileiro prometendo reativar os mecanismos de beleza no coração das células.
Assista a entrevista da dermatologista da Universidade Federal de São Paulo.
CBN - WMA